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Arquitetura e Artes Aplicadas

Do século XIX ao XX. O papel da história na representação e na prática da arquitetura por Marcelo Puppi 

Pretende-se aqui mostrar que o conhecimento do papel da história na cultura arquitetônica do século XIX é fundamental para se compreender a relação mais geral entre teoria e projeto, representações e práticas na arquitetura brasileira oitocentista: nesse contexto, ver-se-á também que a concepção da história (do século XIX...) é a base teórica da arquitetura moderna, e talvez também de sua prática.
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 Artistas

França Junior: A voz de um amador nos embates do meio artístico das últimas décadas do século XIX  por Raquel Barroso Silva 

O presente artigo pretende recuperar um ramo da produção de  Joaquim José da França Junior, ligado às belas artes. Busca-se assim demonstrar como a sua  multifacetada inserção no meio artístico da Corte - não só como pintor paisagista, mas também como crítico de arte -, contribuiu de forma significativa para os debates travados no Rio de Janeiro, durante as duas últimas décadas do século XIX.
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 Obras

As esfíngicas Salomés: representações da figura feminina nas narrativas curtas de Gonzaga Duque  por Liliane Machado

No volume Horto de mágoas, Gonzaga Duque discute ficcionalmente a temática da feminilidade em pelo menos três contos: “Aquela mulher...”, “Miss Fatalidade” e “Agonia por semelhança”. Neles, de modos distintos, deparamo-nos com figuras de mulher que encarnam o mito de Salomé - reincidente nos textos e telas decadentistas -, que matizam, em complexas nuances, a relação entre o masculino e o feminino.

Retratos do Marquês: A construção da memória de Honório Hermeto Carneiro Leão pela iconografia  por Paula Ribeiro Ferraz

O presente artigo analisa três retratos de Honório Hermeto Carneiro Leão, o Marquês de Paraná, importante estadista do Império. As obras foram produzidas no mesmo contexto, mas por diferentes autores e utilizando diversas técnicas artísticas. O objetivo é discutir a construção da memória de um indivíduo e sua correspondência com a própria memória do Estado Nacional.

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As vicissitudes das encomendas no século XIX: A encomenda a Pedro Américo da pintura Batalha do Avahy em 1872 por Vladimir Machado de Oliveira 

Pedro Américo era a favor de grandes mudanças na arte brasileira, demonstrando isso não só em atitudes estéticas novas, mas também com relação à postura que adotara, afastada das práticas viciadas do “patronato”. Em 1868, retornando dos seus estudos de doutorado na Bélgica, assumia assim, no Rio de Janeiro, a posição de um artista liberal e independente.

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As Imagens de Roca pertencentes à "Festa da Dor" na Cidade de São Cristóvão-Sergipe por Ivan Rêgo Aragão 

Transplantado para o Brasil durante o período colonial, o culto da Paixão esteve presente no programa iconográfico das irmandades das Ordens Terceiras do Carmo de todo país. O fato proporcionou, dos Seiscentos aos Novecentos, a produção de uma imaginária processional relacionada à devoção dos últimos momentos da vida de Cristo, exemplificada nas imagens utilizadas na festa quaresmal na cidade de São Cristóvão-SE, aqui analisadas.
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 Fontes Primárias

Figuras brasileiras: artigos escolhidos de Virgilio Mauricio organização de Ricardo Giannetti

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França Junior: crônicas sobre arte no jornal O Paiz (1885-1887) organização de Raquel Barroso Silva

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