Oitocentos: Arte Brasileira do Império à República - Tomo 2 Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República - Tomo 2 
Organização de Arthur Valle e Camila Dazzi
Seropédica/Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ; DezenoveVinte, 2010.
ISBN 978-85-85720-95-7
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Sumário

11 APRESENTAÇÃO

13 TRÊS MOEMAS: AS VERSÕES DE VICTOR MEIRELLES, PEDRO AMÉRICO E RODOLPHO BERNARDELLI Alexander Gaiotto Miyoshi

30 WEINGÄRTNER E A REPETIÇÃO Alfredo Nicolaiewsky

41 ELISEU VISCONTI (1866-1944) E AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPEIAS Ana Maria Tavares Cavalcanti

57 ACADÉMIE JULIAN E A FORMAÇÃO DE ARTISTAS BRASILEIROS Ana Paula Cavalcanti Simioni

71 SÃO PAULO: MEIO ARTÍSTICO E AS EXPOSIÇÕES (1895-1929) Ana Paula Nascimento

85 A XXXVIII EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES E SUA SIGNIFICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE NO BRASIL – O SALÃO DE 31 Angela Ancora da Luz

93 O REVIVALISMO BARROCO E ROCOCÓ NO MOBILIÁRIO OITOCENTISTA BRASILEIRO Angela Brandão

100 RELAÇÕES ENTRE PINTURA DECORATIVA E DECORAÇÃO DE INTERIORES NA ARTE BRASILEIRA DA PRIMEIRA REPÚBLICA Arthur Valle

113 HISTÓRIAS ILUSTRADAS: ÂNGELO AGOSTINI E A CRIAÇÃO DOS QUADRINHOS DE AVENTURA Bernardo Domingos de Almeida

121 DOIS NUS POLÊMICOS: “LE LEVER DE LA BONNE” DE EDUARDO SÍVORI E “ESTUDO DE MULHER” DE RODOLPHO AMOÊDO Camila Dazzi

131 A ARQUITETURA ECLÉTICA NA PRAÇA DA ESTAÇÃO: A ARTE BRASILEIRA E A CONSOLIDAÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO FINAL DO SÉCULO XIX Carlos Eduardo Ribeiro Silveira

140 ARTE E ARQUITETURA NO SUL DO BRASIL: SÃO SEBASTIÃO DE PORTO DE CIMA, A IGREJA DE DUAS CABEÇAS Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinez

154 HISTORICISMO E MODERNISMO: A CIDADE E SEUS MONUMENTOS Claudia Ricci

164 O PANORAMA DO RIO DE JANEIRO E A PUBLICIDADE Cristina Pierre de França

172 O ENSINO ACADÊMICO E O AMBIENTE ARTÍSTICO NO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DAS EXPOSIÇÕES GERAIS Cybele Vidal N. Fernandes

184 TEIXEIRA DA ROCHA: PAISAGENS CRISTALIZADAS Dalmo de Oliveira Souza e Silva

190 AS RELAÇÕES ENTRE O ENSINO ARTÍSTICO OFICIAL E A FORMAÇÃO DE UMA HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA Denise Gonçalves

198 BARÃO DO MARAJÓ - TRADUÇÃO DA VISÃO DE UM HISTORIADOR E MATEMÁTICO PARA COM AS BELAS ARTES NO PARÁ Edison Farias

208 PAISAGEM E ACADEMIA: FÉLIX-ÉMILE TAUNAY E O BRASIL Elaine Dias

218 PAISAGEM, NARRATIVA E IDENTIDADE NA PINTURA DE ANTÔNIO PARREIRAS Fábio Pereira Cerdera

233 “CONECTOR CULTURAL”: EDGARD PINHEIRO VIANNA E OS CAMINHOS DA ARQUITETURA CARIOCA (1895-1936) Fernando Atique

251 VICTOR MEIRELLES: QUANDO VER É PERDER Fernando C. Boppré

267 A EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA E INDUSTRIAL E AS INICIATIVAS DE FOMENTO ÀS BELAS ARTES EM BELÉM DO PARÁ NO FINAL DO SÉCULO XIX Gidalti Oliveira Moura Jr

278 A POLÊMICA IDENTIDADE DE VIAJANTE PARA JEAN BAPTISTE DEBRET Heloisa Pires Lima

290 A PINTURA DE PAISAGEM EM PORTO ALEGRE, C.1890 – C.1950 José Augusto Avancini

305 PROJETO VICTOR MEIRELLES – MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO Leticia Bauer

315 PERSPECTIVAS NO ESTUDO DA CULTURA VISUAL BRASILEIRA DO SÉCULO XIX Luciano Migliaccio

327 ARTE EM REVISTA: OBRAS DE ARTE PUBLICADAS NA REVISTA ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA Luciene Lehmkuhl

342 O IMPACTO DA ACADEMIA DE BELAS ARTES DA BAHIA NA ARTE OITOCENTISTA Luiz Alberto Ribeiro Freire

361 A VIOLÊNCIA COMO ELEMENTO DISTINTIVO ENTRE A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO NO BRASIL E MÉXICO NO SÉCULO XIX Maraliz de Castro Vieira Christo

378 AS LITOGRAFIAS A PARTIR DE FOTOGRAFIAS DE VICTOR FROND E AS IMAGENS DO BRASIL NO SEGUNDO REINADO Maria Antonia Couto da Silva

389 RODOLFO BERNARDELLI E A REFORMA URBANA DE PEREIRA PASSOS Maria do Carmo Couto da Silva

403 DJALMA DA FONSECA HERMES: UM COLECIONADOR DE ARTE BRASILEIRA Maria Helena da Fonseca Hermes

419 A ARTE NA ARTE DE NEGOCIAR E NA DIPLOMACIA: A IMPORTÂNCIA DA MISSÃO AUSTRÍACA PARA A INDEPENDÊNCIA DAS ARTES VISUAIS NO BRASIL DO SÉCULO XIX Maria João Nunes de Albuquerque

437 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEOGÓTICO NO BRASIL Maria Lucia Bressan Pinheiro

452 CENAS DA METRÓPOLE BRASILEIRA: UM PREÂMBULO PELO IMAGINÁRIO ARQUITETÔNICO DOS ARRANHA-CÉUS EM FINS DA DÉCADA DE 1920 Maria Luiza de Freitas 469

469 O QUE OS OLHOS VÊEM, O CORAÇÃO SENTE: ORIENTAÇÕES PARA A DECORAÇÃO DOS LARES NAS REVISTAS ILUSTRADAS OITOCENTISTAS Marize Malta

483 NOVAS DESCOBERTAS SOBRE DUAS PINTURAS DE ELISEU VISCONTI Mirian N. Seraphim

500 A ARTE E A POLÍTICA DOS VITRAIS DA CATEDRAL METROPOLITANA DE VITÓRIA Mônica Cardoso de Lima

515 INFORME SOBRE O INVENTÁRIO CRONOLÓGICO DA OBRA PICTÓRICA E GRÁFICA DE PEDRO WEINGÄRTNER Paulo Gomes

526 AS ARQUITETURAS EFÊMERAS NA COROAÇÃO DE D. PEDRO II ATRAVÉS DOS DESENHOS DE RAFAEL MENDES DE CARVALHO Piedade Grinberg

533 “O ANTIGO RENASCE E SE ATUALIZA NO MODERNO”: A EXPERIÊNCIA ECLÉTICA DE UMA ARQUITETURA EGIPCIANTE NO RIO DE JANEIRO Renato Menezes Ramos

540 EMÍLIO ROUÈDE: TEMPO DE MINAS Ricardo Giannetti

552 MANDINGA, CIÊNCIA E ARTE - RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS EM MODESTO BROCOS, NINA RODRIGUES E JOÃO DO RIO Roberto Conduru

565 PINTURA, UM PROJETO POLÍTICO-CULTURAL? A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO NO TRABALHO DE ANGELO AGOSTINI Rosangela de Jesus Silva

580 EDUARDO DIAS: VISUALIDADE ONÍRICA E PINTURA ANALFABETA Rosangela Miranda Cherem

591 NATUREZAS MORTAS: O MUSEU NACIONAL E A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO NA ENCOMENDA DE D. PEDRO I PARA O ULTRAMAR Sabrina Parracho Sant‘Anna

604 A PRESENÇA DA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES E DA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES NO CENÁRIO DAS ARTES VISUAIS EM SANTA CATARINA Sandra Makowiecky

617 A TRADIÇÃO ARTÍSTICA E OS ENVIOS DOS PENSIONISTAS DA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO Sonia Gomes Pereira

639 PROFISSIONAIS ITALIANOS NA SALVADOR ECLÉTICA Suely de Oliveira Figueirêdo Puppi

657 ALESSANDRO CICCARELLI E A TELA “CASAMENTO POR PROCURAÇÃO DA IMPERATRIZ D. TERESA CRISTINA”: UM ENSAIO INTERPRETATIVO Valeria Lima

670 A BELEZA DA PÁTRIA: O VITRAL “ALEGORIA À BANDEIRA E À REPÚBLICA” DO PLENÁRIO DO PALÁCIO PEDRO ERNESTO (CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO) Valéria Salgueiro

692 BARCO A SECO: CASTAGNETO COMO MODELO DE ARTISTA MODERNO Vera Beatriz Siqueira

701 O CRÍTICO COMO ARTISTA Vera Lins

707 1877: A POLÊMICA PINTURA DA BATALHA DO AVAHÍ EXPOSTA EM UMA ROTUNDA DE PANORAMA NO RIO DE JANEIRO Vladimir Machado