HONÓRIO ESTEVES

(Santo Antônio do Leite, MG, 1860 - Mariana, MG, 1933)

por Ricardo Giannetti

Honório Esteves do Sacramento nasceu em 8 de abril de 1860 no pequeno arraial do Leite, hoje Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais. Com seus pais, João Esteves do Sacramento e Francisca Maria de Jesus, mudou-se para Ouro Preto no ano de 1862, cidade onde iniciou seus estudos elementares. Revelou especial vocação para a arte e gosto pelo desenho, tendo recebido ainda na infância suas primeiras lições na matéria. Aos onze anos, levado pela intuição, escolheu trabalhar como ajudante do pintor Cardoso de Rezende, então encarregado das obras de pintura na capela-mor da Igreja Matriz de N. S. do Pilar de Ouro Preto. Na qualidade de seu auxiliar, Honório tornou-se um prático moedor de tintas. Prosseguiu por conta própria, durante a juventude, realizando trabalhos diversos de pintura. Evidenciou seu real talento ao passar a pintar retratos, cenários para peça de teatro, motivos religiosos no interior de igreja.

Através de um pedido de bolsa de estudos feito à Assembléia Mineira, manifestou sua grande pretensão de estudar no Rio de Janeiro. Obteve a aprovação de uma pensão pelo período de quatro anos concedida pelo Governo Provincial. Seguiu para a Corte em 1883 e matriculou-se na Academia Imperial das Belas Artes em fevereiro de 1884. Estudou com Victor Meirelles, Pedro Américo, João Zeferino da Costa e Rodolpho Amoedo, pintores fundamentais na arte brasileira. No âmbito da Academia recebeu, por mérito, quatro medalhas (uma de ouro e três de prata) nos anos letivos de 1884, 1885 e 1886. No Rio de Janeiro tornou-se professor de Desenho elementar no Curso profissional do Liceu de Artes e Ofícios, durante os anos 1886, 1887 e 1888.[1]

Logo após a Proclamação da República, em 1890, Honório Esteves retornou a Ouro Preto, onde passaria a maior parte de sua vida. No ano seguinte foi nomeado professor da cadeira de Desenho na Escola Normal. Abre um atelier profissional de pintura de retratos, situado à rua do Tiradentes n.º 30, tendo uma produção considerável. Sua obra apresenta-se como a mais significativa expressão da pintura moderna em Minas Gerais. Torna-se, nesta época, um sensível pintor de paisagem, praticada sempre ao ar livre, nos arredores de Ouro Preto e em demais regiões mineiras. Revela ter a atenção francamente voltada para os motivos de sua cultura e de sua terra. Com freqüência expõe em Ouro Preto, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em 1904 participou da Exposição Universal de Saint Louis nos Estados Unidos da América do Norte como representante de Minas Gerais, ao lado dos pintores Frederico Steckel, Alberto Delpino, e do fotógrafo Francisco Soucasaux. Neste certame internacional apresentou-se também no Departamento de Educação, tendo conquistado a Medalha de Bronze pelo invento de sua autoria chamado O Alfabeto Cromático. Ao longo dos anos, muitas outras invenções suas ganharam interesse e publicidade, uma delas o curiosíssimo Açucareiro Higiênico.

Tomou parte nas Exposições Gerais de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1904 e 1906. Manteve sempre uma participação relevante nas exposições que tiveram lugar na nova capital Belo Horizonte, desde 1901 até o início dos anos trinta. A partir de 1918 passou à residir em Belo Horizonte, onde foi professor de Desenho da Escola Normal Modelo. Suas obras Auto-retrato (1886); Pastor egípcio (1887); Retrato do dr. Peter W. Lund (1903); Retrato de José Pedro Xavier da Veiga (1903), entre outras, pertencem ao Museu Mineiro. No acervo do Museu Histórico Abílio Barreto estão as três telas, datadas de 1894, que retratam o arraial de Belo Horizonte: Igreja Matriz de N. S. da Boa Viagem do arraial de Belo Horizonte; Panorama do arraial de Belo Horizonte - antigo Curral d'El Rei; Vista do arraial de Belo Horizonte, mostrando a serra da Piedade, a rua Sabará, e a igreja Matriz.

Honório Esteves do Sacramento morreu na cidade de Mariana em 5 de junho de 1933.

* Veja mais sobre Honório Esteves em DezenoveVinte

_______________

[1] Pesquisa e informação da historiadora Alba Carneiro Bielinski.

Fonte da Imagem: <http://www.comartevirtual.com.br/hesteves.htm>. Acesso em 1 set. 2009.