DezenoveVinte

...................................................Arte Brasileira do Século XIX e Início do XX

Fontes Primárias - Artigos na imprensa

Documentos relativos à exposição de José Malhôa no Rio de Janeiro, em 1906

VALLE, Arthur (org.); CARVALHO, Cleivison Jesus de; ALVES, Diego (transcrição). Documentos relativos à exposição de José Malhôa no Rio de Janeiro, em 1906. 19&20, Rio de Janeiro, v. IX, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/artigos_imprensa/JM_1906.htm>

No contexto dos intercâmbios artísticos estabelecidos entre Brasil e Portugal nas primeiras décadas do século XX, a grande exposição realizada por José Vital Branco Malhôa no Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, em 1906, ocupa um lugar de destaque. Antes mesmo de seu vernissage, realizado no dia 3 de julho, a mostra já havia despertado a atenção de periódicos em Lisboa e Rio de Janeiro e seguiu sendo amplamente resenhada pela imprensa carioca após a sua inauguração oficial no dia 4 de julho, que contou com a presença do então Presidente da República brasileira, Francisco de Paula Rodrigues Alves. A exposição teve uma recepção positiva praticamente unânime entre os críticos cariocas e obteve um grande sucesso de vendas: "Confesso que os resultados foram magníficos e que passaram muito além da minha expectativa," teria afirmado o próprio Malhôa, em entrevista concedida após seu retorno à Lisboa (cf. link). A significação da qual se revestiu a sua presença concreta no meio artístico do Rio de Janeiro pode ainda ser intuída pela série de eventos sociais que então se realizaram e que incluiram: banquetes no Hotel Paris e na Sociedade Portuguesa de Beneficência; passeios ao Sumaré, Tijuca e Paquetá; e um festival no Teatro Apolo, em homenagem ao célebre pintor português.

Embora a exposição de José Malhôa no Rio em 1906 se encontre bem referendada na vasta bibliografia portuguesa a respeito do pintor, cremos que ela ainda carece de um estudo monográfico que a analise com a devida propriedade. O conjunto de documentos que aqui disponibilizamos pretende ser justamente um contributo para isso: obviamente, esse conjunto não é exaustivo, embora seja nossa intenção expandi-lo em futuras oportunidades; além disso, ele apresenta algumas incoerências e deve, como qualquer outro conjunto documental, passar pelo crivo de uma crítica das fontes atenta - nesse sentido, procuramos já fazer algumas indicações junto às transcrições que podem ser aqui acessadas. Os principais acervos consultados para a realização dessas mesmas transcrições foram os da Bibliotheca Nacional (Rio de Janeiro), Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Hemeroteca Municipal (Lisboa) e Museu José Malhoa (Caldas da Rainha). A elaboração do trabalho contou com apoio do Programa de Pesquisa Pós-Doutoral no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e vincula-se ao projeto "Centro de Referência da Literatura Artística no Brasil," do Departamento de Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

..
Catálogo da exposição,  ver listagem de obras
.
Resenha em Brasil-Portugal, Lisboa
.
Resenhas em Correio da Manhã, Rio de Janeiro
.
Resenhas em Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro
.
Resenha em Illustração Portugueza, Lisboa
.
Resenha em Jornal da Noite, Lisboa
.
Resenhas em Kósmos, Rio de Janeiro
.
Resenhas em O Paiz, Rio de Janeiro
.
Resenhas em Revista da Semana, Rio de Janeiro