Documentos relativos à exposição de José Malhôa no Rio de Janeiro, em 1906: listagem de obras no catálogo
organização de Arthur Valle, transcrição de Clevison
Jesus de Carvalho e Diego Alves
VALLE, Arthur (org.); JESUS, Cleivison
Jesus de; ALVES, Diego (transcrição). Documentos relativos à exposição de José Malhôa no Rio de Janeiro, em 1906. 19&20,
Rio de Janeiro, v. IX, n. 1, jan./jun. 2014. Página
inicial disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/artigos_imprensa/JM_1906.htm>.
*
* *
O catálogo da exposição de José Malhôa no Rio de Janeiro em 1906 é um documento
importante para a compreensão de um evento que marcou de maneira significativa
as trocas artísticas entre Brasil e Portugal em início do Novecentos. Todavia,
passados mais de cem anos da realização da mostra, o catálogo também levanta
algumas questões. Em primeiro lugar, embora parte das obras nele listadas possa
ser inequivocamente identificada graças a reproduções e descrições publicadas
na imprensa da época, é difícil hoje, somente com a ajuda dos títulos, identificar
um conjunto ainda maior de obras, algumas das quais podem ter irremediavelmente
se perdido. Além disso, a utilização das informações fornecidas pelo catálogo
necessita ser feita com cautela e, nesse sentido, fazemos desde já algumas
indicações. Por exemplo, em uma entrevista concedida após sua volta a Lisboa, o
próprio Malhôa declarou ter levado ao Brasil apenas
104 obras - não 112, como o catálogo lista: “Cataloguei 112, mas à última hora
só pude levar comigo cento e quatro, por se me tornar completamente impossível
acabar os oito que faltavam.” (conferir link).
Além disso, obras reproduzidas com destaque no catálogo não constam na
listagem: esse é notadamente o caso das versões integrais (e não simples “estudos”)
de O Barbeiro na Aldeia [Imagem]
e da Procissão [Imagem], bem
como de O Regedor [Imagem]. Com
exceção da resenha de Carmen Dolores em O Paiz
de 26 de julho de 1906 (conferir link),
essas obras não são referidas em nenhuma outra notícia carioca que analisamos
até o momento, sendo possível, portanto, que elas simplesmente não tenham sido
exibidas no Rio de Janeiro, em 1906.
*
1 Retrato de
Sua Majestade El-Rei D. Carlos.
2 Retrato de Sua
Majestade a Rainha Senhora D. Amelia.
3 Cócegas
(Salon-Paris 1905)
4 O sonho do Infante
- (O infante D. Henrique no promontório de Sagres).
5 A pintura (panneau
decorativo).
6 A Ti’Anna.
7 Cavaleiro de S.
Thiago (Salon Paris 1904).
8 Chegada do Zé
Pereira à romaria.
9 7º. Não furtar... as uvas ao seu cura!
10 O vinho
verde.
11 O
soalheiro.
12 Cuidados
d’amor.
13 As
sardinhas.
14 O viático
na aldeia (exposição de Lisboa 1905).
15 A compra
do voto (exposição de Lisboa 1905).
16 O azeite
novo (exposição de Lisboa 1905).
17 Tempo de chuva,
lar sem pão (exposição de Lisboa 1905).
18 Pensando
no caso (exposição de Lisboa 1905).
19 Amanhã as
arranjarei!
20 Flor de pessegueiro.
21 Uma
desgraça.
22 Aldeia da
Castanheira ao pôr do sol.
23 A apanha
das castanhas
24 À
passagem do comboio (Paris-Salon 1905).
25 Torre de Belém.
26 Notícias
financeiras.
27 Viúvo!
(exposição de Lisboa 1905).
28 Estudando
à borda do pinhal.
29 Pai e
filha.
30
Provocando.
23 No paul dos Patudos.
33 Velhas
habitações d’aldeia.
34 Rua Serpa em Figueiró
dos Vinhos.
35 Efeito de ribalta.
36 Montanhas
(estudo para o quadro “Batismo de Cristo” para a igreja de Figueiró dos
Vinhos).
37 A minha
macieira.
38 Últimos
raios de sol num soito de Castanheiros.
39 Amores na
aldeia.
40 Esperando
o peixe.
41 A Rosita
das Courelas.
42 Estudo para o
quadro “O barbeiro na aldeia”.
43 De volta
da Senhora da Agonia.
44 A ida
para o trabalho.
45 Nascer da
lua.
46
Estudando.
47 Os
ouriços.
48 Efeito do sol no
musgo dum pinhal.
49. O passal
do Sr. Cura.
50 Últimos
raios de sol.
51 Fonte Eirivia.
52 Costume do Minho.
53 Costume do Minho.
54 Carvalhos
do Padre Diogo.
55 Salão do musgo.
56 Ribeira do Lagar.
57 O Lagar.
58 No alto
do Madrão.
59 Vale das Zebras.
60 Nuvens.
61
Proclamando a restauração de Portugal (estudo para o quadro do mesmo título).
62 Outono na
Lavandeira.
63 Ribeira da
Lavandeira.
64 Outono na vida e
na Natureza.
65 Entrada de mina.
66 Cristo.
67 Estudo.
68 As
pupilas do Sr. Reitor.
69 Estudo.
70 Vasco da Gama.
71 Esperando
a vez (estudo para o quadro o Barbeiro na aldeia).
72 a caminho
da horta.
73 Pinhal, ao fundo a
igreja de Figueiró dos Vinhos.
74 Vendo subir
o foguete (estudo para o quadro “A Procissão”).
75 Estudo para o
quadro “O barbeiro na aldeia.”
76 Deitando
foguetes (estudo para o quadro “A Procissão”).
77 Apanhando
o foguete (estudo para o quadro “A Procissão”).
78 Os moções
ao cair da tarde.
79 No alto
da serra.
80 Fonte fria.
81 O bebedo
(estudo para o quadro “A Volta da romaria”, premiado no Salon em Paris em
1901).
82 Aldeia dos Chaôs.
83 Ao pôr do
sol.
84 Estudo.
85 As
cebolas.
86 O portão
do dr. Manuel.
87 Troncos
de Castanheiros na Insua.
88 Uma rua
na aldeia.
89 Cair da
tarde.
90 Depois da
chuva.
91 Casal dos
giestos.
82
Castanheiros doentes.
93 Estudo para o
quadro “uma desgraça”.
94 O pinhal
dos corvos.
95 Estudo.
96 Estudo.
97 Caminho para o
Colmeal.
98
Castanheiros.
99 Mendigo (estudo para
o quadro “Volta da romaria”, premiado no Salon de Paris 1901.
100 A
estender a roupa ao sol.
101 Estudo.
102 Ermida de Nossa
Senhora dos Remédios.
103 Estudo.
104 Estudo.
105 A minha
musa.
106 A cerca
do convento.
107 Céu de trovoada.
108 Estudo.
109 Estudo para o
quadro “Cócegas”.
110 Ermida de Nossa
Senhora da Madre de Deus.
111 A eira.
112 Decoração no teto do gabinete real do novo edifício da Escola Médica de Lisboa,
intitulado “A Escola Médica de Lisboa recebendo da realeza o decreto
autorizando a construção do novo edifício”.