...................................................Arte Brasileira do Século XIX e Início do XX

 . 

Fontes Primárias - Textos de artistas

 . 

"Do desenho de ‘modelo-vivo’ e seus problemas”, de Augusto José Marques Júnior

.

VALLE, Arthur (org.) "Do desenho de ‘modelo-vivo’ e seus problemas”, de Augusto José Marques Júnior. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 3, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/txt_artistas/txtartistas_mj.htm>

.

Augusto José Marques Júnior (Rio de Janeiro RJ, 1887 - idem, 1960) foi um destacado aluno da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (ENBA), durante as primeiras décadas do século XX. Em 1916, conquistou o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro oferecido pela Escola (cf. link), o que permitiu que se estabelecesse em Paris, onde permaneceu até o início dos anos 1920. De volta ao Rio, além de atuar como expositor e membro de instituições como a Sociedade Brasileira de Belas Artes e o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Marques Junior desenvolveu uma importante carreira como professor. O texto aqui reproduzido foi elaborado em 1950, tendo em vista o provimento da cátedra de Modelo-Vivo da ENBA, que o artista  veio efetivamente a ocupar. 

.

O documento se constitui, portanto, como testemunho representativo das concepções dos artistas formados na ENBA a respeito do intrincado problema da figuração do corpo humano, que, na primeira metade do século XX, mantinha-se como tópico central na pedagogia da instituição. Os quatro primeiros capítulos da tese tratam, respectivamente: (1) da iniciação ao desenho do natural, onde Marques Junior questiona a precedência da imitação da "estatuária clássica" sobre o desenho a partir do modelo-vivo; (2) da anatomia e mecanismo da figura humana; (3) do croquis de figura humana e do desenvolvimento da memória visual, com especial referência à obra do pintor e professor francês Horace Lecoq de Boisbaudran (1802-1897); (4) do material, técnica e prática do desenho. Intercalando os capítulos, Marques Júnior inseriu reproduções de seus próprios desenhos a partir do modelo-vivo, alguns das quais [Figura 1 e Figura 2] pertencem hoje ao acervo do Museu Dom João VI da EBA/UFRJ.

.

Reproduções feitas a partir de exemplar pertencente ao organizador

 .

Folhear a publicação 

 .

Baixar versão em .pdf (3,44 MB)