Relatórios Ministeriais sobre a Academia Imperial das Belas Artes - 1879

transcrição de Arthur Valle e Camila Dazzi

Relatórios Ministeriais sobre a Academia Imperial das Belas Artes. Transcrição de Arthur Valle e Camila Dazzi. Texto com grafia atualizada, disponível em: http://www.dezenovevinte.net/

* * *

BRASIL, MINISTÉRIO DO IMPÉRIO

MINISTRO FRANCISCO IGNACIO MARCONDES HOMEM DE MELLO

RELATÓRIO DO ANO DE 1879 APRESENTADO À ASSEMBLÉIA GERAL LEGISLATIVA NA 3a SESSÃO DA 17a LEGISLATURA EM MAIO DE 1880.

[56]

ACADEMIA IMPERIAL DAS BELAS ARTES

Em 1879 matricularam-se 82 alunos, sendo 49 no curso diurno e 33 no curso noturno.

Além dos alunos matriculados, foram admitidos 15 ouvintes em diversas aulas. Dos 82 matriculados frequentaram cumulativamente os dois cursos 14, 13 perderam o ano, l ficou com a matricula trancada, e l faleceu.

Concluiram, portanto, o ano 53 alunos, dos quais 28 se inscreveram para os exames das aulas teoricas, com o seguinte resultado:

Aprovado com distinção em uma aula e plenamente em outra...............................l

Aprovados plenamente em duas aulas..................................................................2

Aprovado plenamente em uma nula e simplesmente em outra................................l

Aprovado plenamente em uma aula e reprovado em outra....................................l

Aprovado plenamente em uma aula......................................................................4

Aprovado em duas aulas......................................................................................l

Aprovado em uma aula e reprovados em outra.....................................................3

Aprovado em uma aula........................................................................................3

Não compareceram em duas aulas.......................................................................2

Não compareceram em uma aula e reprovados em outra......................................2

Não compareceram em uma aula.........................................................................5

Reprovados em duas aulas...................................................................................2

Reprovado em uma aula......................................................................................1.....28

Foram distribuídos 32 prêmios a 22 alunos que mais se distinguiram. Pertenciam ao curso diurno 17, ao noturno 3, e a ambos os cursos 2.

Consistiram os prêmios em 11 medalhas de ouro, sendo uma grande e 10 pequenas; 12 medalhas de prata e 9 menções honrosas.

O pensionista ultimamente escolhido para completar seus estudos na Europa, Rodolpho Amoêdo, acha-se em Paris, donde já remeteu os primeiros trabalhos que lhe incumbia apresentar. O outro pensionista, Rodolpho Bernardelli, que está em Roma, tem feito notáveis progressos, atestados pelos trabalhos por ele remetidos à Academia, em cumprimento das instruções que recebeu.

A exposição geral das belas artes, inaugurada, conforme se vos informou, no dia 15 de março do ano próximo passado, prolongou-se até maio seguinte, elevando-se a 292.286 o número das visitas.

[57]

Dos 56 artistas que tomaram parte na mesma exposição foram condecorados 33, em virtude de proposta da congregação dos professores.

Em dezembro verificou-se a exposição pública dos trabalhos dos alunos, a qual se encerrou com a distribuição dos prêmios a que já me referi.

A galeria nacional adquiriu, além do quadro - A primeira batalha dos Guararapes -, que o Governo tinha sido autorizado a comprar de seu auto, o professor Victor Meirelles de Lima, pela quantia de 40:000$000, mais dois quadros a óleo, que figuraram na ultima exposição e foram executados por dois discípulos da Academia.

Em virtude de legado, adquiriu-se também o retrato a óleo do finado architecto Grandjean de Montigny [cf. Imagem], composto polo professor jubilado Augusto Muller.

Prosseguem regularmente os trabalhos de restauração dos quadros antigos pertencentes à Academia.

Conforme se vos informou, o quadro do combate naval do Riachuelo, a obra d'arte mais preciosa que o Brazil enviou à Exposição de Philadelphia, voltou completamente destruído.

Afim de remediar tão lamentável perda, occorre-me providenciar para que, à vista de fotografias que existem, se faça na Europa com o devido esmero, por meio de gravura a buril, a reprodução daquele notável monumento da arte nacional, que representa um dos feitos mais gloriosos da nossa história. Espero que habilitareis o Governo a realizar esta idéia.

Acha-se ainda vaga a cadeira de gravura de medalhas e pedras preciosas, para a qual não tem havido alunos; bem assim a de paisagem, flores e animais, que está sendo regida cumulativamente pelo professor de pintura histórica, e para cujo provimento já se mandou anunciar o devido concurso.

Por Decreto de 24 de maio do ano próximo findo foi nomeado professor honorário da Academia o Bacharel Teophilo das Neves Leão.

Por Portarias de 21 de outubro foi exonerado, a seu pedido, do lugar de Guarda, Saturnino Augusto de Mendonça e nomeado para substitui-lo Manoel Pereira da Silveira.

O edifício da Academia está carecendo de obras de acréscimo.