Cartas de Eliseu Visconti a Francisco de Oliveira Passos sobre a ornamentação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

organização de Caroline Fernandes [1]

FERNANDES, Caroline (org.). Cartas de Eliseu Visconti a Francisco de Oliveira Passos sobre a ornamentação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 4, out./dez. 2011. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/txt_artistas/cartas_visconti_passos.htm>.

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O pintor Eliseu D’Angelo Visconti já havia participado de diversas exposições de destaque, tanto no Brasil quanto no exterior, quando recebeu o convite do engenheiro-chefe da comissão responsável pela construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Francisco de Oliveira Passos, para a ornamentação do que viria ser uma das principais casas de espetáculos da República brasileira. Agraciado com o convite, Visconti apresenta os esboços da obra pessoalmente e volta para Paris, onde alugaria um atelier capaz de comportar as grandes dimensões do pano de boca [Figura 1]. Em correspondência com Oliveira Passos, Visconti deixa ver o cotidiano de seu trabalho no atelier; as pressões da crítica na imprensa brasileira; as visitas de personagens ilustres, como o então Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Pereira Passos, e o Arquiteto francês Joseph-Antoine Bouvard; seu esforço para realizar exposições; detalhes das questões técnicas relacionadas à feitura da obra, seu descontentamento com as constantes modificações na estrutura do Teatro; os termos contratuais; o exercício do controle e da vigilância sobre a encomenda; a negociação dos prazos. Embates curiosos, como o episódio da emblemática figura de Dom Pedro II representada no pano de boca, que sofreu severas críticas na imprensa brasileira e foi notificada a Visconti por telegrama, aparecem nessas correspondências. Visconti fala sobre sua compreensão do conceito de arte, a importância da arte nacional e a necessidade de sua divulgação dentro e fora do Brasil. O percurso de Eliseu Visconti durante o processo de execução da encomenda para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, enfim, mostra como o trabalho do pintor exigia muito mais que capacidades técnicas para cumprimento devido dos contratos firmados como forma de garantir o reconhecimento em sua carreira. Mostra ainda a importância das habilidades de negociação e autopromoção, a necessidade de buscar parcerias para investir em exposições e criar condições para dar visibilidade a suas obras.

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Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 54255.

Paris, 4-10-905

Illmo. Sr. F. de O. Passos

Acabo de receber de V.S. duas cartas e várias plantas do Teatro Municipal.

Não tenho palavras para agradecer V. S. de ter se lembrado de minha humilde pessoa. Consolo-me ao mesmo tempo de ver que ainda existem homens em nossa terra que se lembram da grande consoladora: a Arte.

[fl. 2] Os projetos do Teatro me encheram de entusiasmo pelo valor real do edifício em si próprio. Não oculto o meu contentamento, a dizer-me que tomará “na devida consideração a minha contribuição artística.

Sempre bercei um sonho: o de um dia realizar um conjunto de arte, em um edifício importante. Terei chegado a tempo?!

V. S. me diz que sim.

O foyer, os Torreões laterais, a Clarabóia da grande escada e os Corredores que dão acesso ao foyer, me parecem dignos [fl. 3] de um conjunto artístico.

Quanto ao pano de boca achei o tema interessante, vou desenvolvê-lo.

Estou-me já ocupando das esquisses e estudos de [ilegível] aos lugares que proponho a V. S.. Não posso, sem ter os meus trabalhos em andamento calcular o custo e o prazo para a sua conclusão, é matéria para uma carta ulterior.

As esquisses para uma decoração desta envergadura constitui [sic] um trabalho muito sério e longo.

[fl. 4] Na certeza de receber uma resposta pró ou contra com a máxima urgência subscrevo-me de V. S.

Patrício obrigado

E. d’Angelo Visconti

17, rue Campagne Premiere

Paris

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77748.

Paris, 8-12-905[2]

Illmo. Sr. Dr. F. de Oliveira Passos

Havia prometido em minha carta anterior responder relativamente aos trabalhos de decoração para o Teatro Municipal.

V. S. sabe melhor do que ninguém como é difícil falar de [fl. 2] matéria de arte por correspondência.

Achei mais conveniente logo que as minhas esquisses o permitirem partir imediatamente para esta Capital, com o único fim de submeter à apreciação de V. S. os meus trabalhos em andamento.

O projeto do pano de boca está quase concluído.

[fl. 3] Tenho em mão outras esquisses, porém, V. S. calculará a dificuldade de trabalhar-se sem ter um ponto de apoio definitivo!

Não obstante, trabalho com entusiasmo e só me ocupo com as decorações do Teatro.

Pretendo partir em fins de fevereiro.

Ouso esperar que esta resolução não diminui em coisa alguma a confiança [fl. 4] que V. S. depositou em minha pessoa.

Queirais aceitar as minhas felicitações pela entrada do novo ano.

De V. S.

Criado atento

E. Visconti

17, Campagne Premiere

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77747.

Paris, 13-1-906

Illmo. Sr. F. de Oliveira Passos

Tenho o prazer de cumprimentar-vos.

Em vista da conferencia que V. S. teve com meu irmão em Dezembro passado, resolvi deixar Paris no dia 25 do corrente; [fl. 2] devendo estar no Rio à 12 ou 13 de Fevereiro vindouro.

Tento mais uma vez agradecer V. S. de tantas amabilidades e gentilezas.

De V. S. [ilegível] afeto

Obrigado

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53968.

Paris, 27-6-906

Illmo. Sr. Dr. Francisco de Oliveira Passos

Acuso o recebimento de sua carta de 29 de Agosto passado assim como a de 5 do presente acompanhadas de novos planos.

Verificando o arco de 31o 14’ que engendra a superfície a decorar do plafond que, está representada no desenho 421, o seu centro não se acha sobre o raio perpendicular ao meio fio de 20,5, isto é, paralelo ao eixo do Teatro e afastado deste de 4,025.

Achei este centro afastado do [fl. 2] eixo do Teatro 4.145; e as perpendiculares baixadas das extremidades deste arco sobre o meio fio de 20,5, achei uma com 2.28, a outra, com 1.47.

Ora, como o centro do arco não está marcado e a cota menor não determinada, segui-me no traçado deste arco pelo desenho 421, para o corte de minhas telas.

Está tudo em andamento.

Sou amigo Criado obrigado

E. Visconti

38, Boulevard du Chateau

Neuilly-Seine

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53970.

Paris, 6-7-906

Illmo. Sr. Dr. Oliveira Passos

Tenho o prazer de cumprimentá-lo.

Acabo de receber a sua carta de 8 do próximo passado onde me diz de suspender, por enquanto, a execução dos triângulos.

Estou ciente.

Entretanto, peço-lhe que uma solução definitiva me seja dada o mais breve possível, a fim de não prejudicar os trabalhos em andamento.

Ao receber esta, já estará de posse de uma esquisses acompanhada de algumas perguntas às quais, creio, que terá tido a bondade de responder.

Desejo muita saúde e felicidades.

Sou [ilegível] obrigado e Criado

E. Visconti

38, Boulevard du Chateau

Neuilly-Seine

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77746.

Paris, 27-7-906

Illmo. Sr. Dr. O. Passos

De conformidade com o contrato da Prefeitura, dei começo aos trabalhos que primeiro tenho de entregar.

Plafond, Triângulos e Frisa.

Ora, em virtude de seu telegrama recebido ontem 26, às 11 horas e meia da manhã, deixo, de confirmar [fl. 2] estes trabalhos, esperando que o tempo perdido até agora me seja concedido em prorrogação do tempo determinado pelo contrato.

Quanto às despesas que já fiz para o início deste trabalho, espero que os planos que o Dr. me enviará não me prejudiquem.

Sou admirador e muito amigo.

E. Visconti

38, Boulevard du Chateau

Neuilly-Seine

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77745.

Paris, 24-08-906

Illmo. Amigo Dr. Oliveira Passos

Desde o dia 8 de Junho do próximo passado mandaste-me suspender os Triângulos e o telegrama comunicando-me a modificação na Cúpula, até hoje não tive mais o prazer de receber notícias suas.

Ora, vendo-me portanto prejudicado com este seu [fl.2] silêncio espero que o Dr. compenetrado da responsabilidade de suas ordens e do nosso contrato, não deixe com a máxima urgência de fornecer-me as ordens definitivas a respeito dos Triângulos e da Cúpula.

Assim como a resposta da pergunta que lhe fiz relativamente a moldura que corre sobre a frisa.

Muito Amigo Obrigado

E. Visconti

38, Boulevard du Chateau

Neuilly-Seine

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53967.

Paris, 30-8-906

Illmo. Sr. Dr. Oliveira Passos

Acuso o recebimento de sua carta datada de 8 do corrente acompanhada de um desenho sob o no. 399.

Este plano pouco me veio adiantar sem as competentes secções.

O Dr. diz que me não tenha adiantado além dos estudos preliminares e espera que as suas modificações não me causem incomodo algum; engana-se.

Certifico-lhe que a fase preliminar do meu trabalho terminou com as esquisses que lhe submeti.

Tudo o que tenho feito até a data supra é definitivo.

A prova disto é, que vendo-me impedido, por sua ordem, por carta e [fl. 2] telegrama, suspendi os Triângulos e o Teto cujos estudos para o corte das telas ficaram completamente inutilizados. Dei começo à Frisa de 15 metros sobre o pano de boca. Esta Frisa acha-se bastante adiantada; a composição já está transladada sobre a tela e grande parte da composição executada definitivamente.

As “pequenas modificações” de que fala o Dr., vieram me causar não pequena perca de tempo com a transformação de plano do Teatro.

Evidentemente, se não fossem todos esses incidentes, o meu trabalho estaria num ponto bem equilibrado vis-à-vis do nosso contrato.

E por isso é que lhe fiz sentir em uma minha anterior, a necessidade de me conceder, a mais, este tempo perdido, apresentando todos os trabalhos designados no contrato, numa só época, isto é, em setembro de 1907.

[ilegível] de toda sinceridade da parte do Dr. Oliveira Passos, ouso esperar uma resposta favorável e urgente.

Amigo e Criado

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53952.

Paris, 31-08-906

Illmo. Sr. Oliveira Passos

Ontem remeti-lhe uma minha respondendo a sua de 8 do corrente.

Acuso a sua de 10 do presente mês onde o Dr. me havia prometido mandar-me as secções e modificações da frisa, infelizmente nada. Toda esta demora me causa incalculável prejuízo.

Eu não posso me responsabilizar pelo bom êxito da colocação do plafond, uma vez que este não seja construído de acordo com as dimensões que o senhor me fornecer, e a sua imperfeita execução, como seja: ondulações de superfície e aspereza que possam prejudicar a colocação da tela.

Tudo quanto tenho feito desde que aqui cheguei para o cumprimento [fl. 2] do contrato, eu posso prová-lo, se o Dr. quiser, e desse modo avaliará os prejuízos que as suas modificações me causaram.

Quanto às informações que o nosso amigo o Sr. Ludolff lhe deu, talvez fossem mal interpretadas, pois que, ele nunca me deu o prazer de visitar o meu atelier provisório da rue Campagne Premiere no. 9.

Sou Amigo Obrigado

E. Visconti

38, Boulevard du Chateau

Neuilly-Seine

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77744.

Paris, 04-10-906

Illmo. Sr. Dr. F. de Oliveira Passos

Acuso o recebimento de seu telegrama de 28 do próximo passado.

concedo prorrogação primeiro prazo até vinte Agosto, verifique dimensões frisa planta 403bis”

Estou ciente, tudo segue bem.

Sou Amigo, Criado, Obrigado

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77743.

Paris, 25-10-906[3]

Illmo. Sr. Dr. F. de O. Passos

Na minha última em que acusava o recebimento do telegrama, me esqueci de dizer-lhe que a moldura X da frisa sobre o palco está eliminada.

Criado e Obrigado

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77742.

Paris, 16-11-906[4]

Illmo. Sr. Dr.

F. de Oliveira Passos.

Acuso o recebimento de sua carta acompanhada de um plano sob o numero 421bis.

Nada tenho que acrescentar.

Os trabalhos, seguem sem novidade.

Tenho o prazer de cumprimentá-lo.

Amigo Obrigado.

E. Visconti

38, Boulevard du Chateau

Neuilly s/s

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53977.

Paris, 3-1-907

Illmo. Sr. Dr. F. O. Passos.

Chefe da Comissão construtora do Teatro Municipal.

Tenho em meu poder a sua carta de 11 de dezembro do próximo passado, e agradeço-lhe a prorrogação do prazo até dez de novembro de 1907, ela me permitirá mais calma na execução de meus trabalhos.

No dia 18 do próximo passado tive, o prazer e a grande honra de receber no meu atelier, às 10 horas da manhã, a visita [fl. 2] do grande Prefeito o Exmo Sr. Dr. F. P. Passos, naturalmente ele já lhe terá comunicado o estado em que se acham os meus trabalhos, isto será para mim o mais valioso documento.

Sinto-me acanhado em dar notícias sobre os meus próprios trabalhos, porém já que mereci-lhe esta confiança passo a expor o estado dos mesmos:

A frisa de 15 metros de comprimento está quase concluída, faltando apenas detalhes e retoques se estes forem necessários no próprio local.

Os Cartões ou Desenhos do Plafond (em numero de 8) assim [fl. 3] como os dois triângulos estão terminados e transladados sobre as telas definitivas.

A parte arquitetural do Pano de boca e a perspectiva do cortejo das figuras estão concluídas e já tenho em mãos os desenhos ou cartões definitivos para execução do mesmo.

Enfim, graças a um grande esforço a Cláusula 4a. do nosso contrato está cumprida.

Sou com estima

Amigo obrigado

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77741.

Paris, 15-3-907

Illmo. Sr. Dr. Frsco. de Oliveira Passos

Acuso o recebimento da carta assinada pelo Dr. Penna em que o senhor mandou-me comunicar que tomara providências imediatas para que o segundo pagamento não sofresse atraso.

Estou de posse da referida quantia (25:000$000) e resta-me agradecer-lhe das diligências urgentes do justo cumprimento do contrato.

Os trabalhos avançam sem interrupção, tudo segue bem.

Sou amigo Obrigado

E. Visconti

[À margem esquerda] P. S.: Teria prazer em saber se as ornamentações de que me pediu informações serão feitas em Paris porque muita coisa podia ser feita de acordo com a minha decoração e haver mais harmonia no conjunto.

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito.Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53981.

Paris, 21-6-907

Illmo. Sr. Dr. Francisco de Oliveira Passos

Arquiteto do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Acabo de receber a sua carta de 28 de Maio findo e folgo muito sabê-lo com saúde.

Todas as pessoas que tem visitado o meu atelier tanto nacionais [fl. 2] como estrangeiras tem me aconselhado para que se faça uma exposição dos mesmos nesta Capital.

Dizer-lhe a verdade isto muito deve lisonjeá-lo.

Quando o Exmo seu pai esteve ultimamente no meu atelier por questão de sua Exa interessar-se junto dessa comissão afim de obter-se os recursos necessários para as despesas da dita exposição.

Efetivamente sua Exa em fins do mês passado escreveu-me de Paris dizendo que essa comissão solicitava os dados [fl. 3] necessário para levar-se a efeito o projetado tentamem.

Até hoje não lhe tenho respondido não por desleixo porém esperando a ocasião oportuna para manifestar-me definitivamente.

Como sabe, pelo nosso contrato primitivo necessitava só de um ano para a execução das decorações. Alugamos para esse fim o atelier que ocupo foi contratado até 15 de julho vindouro.

Porém, com as prorrogações que obtive contava com a benevolência de meu proprietário de prorrogar o meu prazo por mais 3 meses, infelizmente tal favor não pude obter e por consequente  tenho [fl. 4] que meter-me ao fresco no dia 15 de Julho próximo por achar-se alugado o meu atelier.

Daí o Dr. calculará com que embaraço me achei principalmente no que diz respeito ao pano de boca!

Tive que dobrar de atividade, trabalhando noite e dia para estar concluído para a minha mudança, efetivamente o estará.

Quanto a questão da exposição sinto dizer-lhe é materialmente difícil fazê-la fora do meu atelier pelos motivos que posso expor-lhe: [falta]

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53980.

Paris, 4-7-907

Illmo. Sr. Dr. Francisco de Oliveira Passos

Arquiteto do Teatro Municipal do Rio

Em carta de 20 de Junho passado expunha-lhe os motivos de se não poder efetuar nesta capital uma exposição de pinturas decorativas do Teatro Municipal.

O impedimento principal consistia em ter de largar o meu atelier a 15 do corrente. [fl. 2] Graças não sei a que felicidade pude obter do nosso locatário o atelier por mais dois meses.

É escusado dizer-lhe o contentamento que isto me causou, não só no que diz respeito à exposição como à calma e tempo necessários para o acabamento dos mesmos.

A exposição só poderá ser feita durante o correr do mês de Julho porque o verão afasta de Paris todas as pessoas interessadas.

[fl. 3] As despesas para a realização da exposição são insignificantes, e creio não exceder de dois mil francos (2.ooofcs). O que viria a custar de seis a oito mil francos se a exposição fosse feita fora de meu atelier.

A falta de tempo de comunicar-lhe e ter uma resposta imediata obriga-me a tomar toda a responsabilidade destas despesas, porém sendo certeza de que o Dr. [fl. 4] me compreenderá e tomará as medidas necessárias e urgentes para que eu não seja o prejudicado.

O meu principal interesse é fazer reclame do Teatro e sobretudo do Brasil que é infelizmente mal conhecido!

Hoje estive com o Exmo seu pai e expus-lhe o mesmo que acabo de expor-lhe nesta.

Realmente, o Dr. Passos achou as despesas mínimas e julga não haverá dúvida por parte da Prefeitura.

[fl. 5] O trabalho fotográfico de todas as decorações não poderá ser feito por menos de 600fcs ficando o fotógrafo com os clichês e dando-me as duas provas de cada clichê.

Haverá pelo menos 16 clichês porém o trabalho é perfeito. O tamanho das fotografias seria de 24 x 30 e 40 x 50.

Sobre este assunto peço-lhe uma resposta imediata.

Sou com estima e consideração.

Amigo Obrigado

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53951.

Paris, 9-8-907

Illmo. Sr. Dr. Francisco de Oliveira Passos. Engenheiro Chefe da construção do Teatro Municipal do Rio.

Tenho o prazer de cumprimentá-lo.

No dia 7 do corrente recebi um telegrama nos seguintes termos:

Causa má impressão inclusão Imperador e mais pessoas populares pano Teatro

A minha exposição encerrou-se aqui em Paris [fl. 2] no dia 28 do passado ela foi visitada por centenares [sic] de brasileiros de todos os partidos e não me consta até esta data a menor antipatia pela figura do ex-Imperador do Brasil, pelo contrário!

A figura de D. Pedro 2o. não podia passar desapercebida no cortejo histórico-artístico que me propus de desenvolver; que tenho eu com as intrigas políticas? A minha bandeira é a da arte e só ela respeito! Porém isto de palavra em nada adianta, e estou certo que quando verem a tela, essa má impressão ficará dissipada.

[fl. 3] Nada intento a respeito das ambas figuras populares a não ser um vivo ... é muito justo que desagrade aos frutos secos, é deixá-los falar.

Ontem 8 recebi um segundo telegrama do seguinte teor:

Mande urgente fotografia tamanho grande pano Teatro

Como lhe disse nas minhas anteriores, o pano de boca foi preciso fotografá-lo em várias vezes, porém ainda não foi possível reunir esses fragmentos.

É necessário ainda algum tempo, quero dizer dias, [fl. 4] e nesse caso é mais conveniente que seja eu mesmo o portador em fins de setembro próximo.

Compreendo o desejo que o Sr. tem em querer ver o trabalho por isso peço-lhe um pouco de paciência dois meses passam depressa.

O Plafond a Frisa e os dois triângulos estão igualmente fotografados.

O arquiteto da cidade de Paris o Sr. Bouvard honrou-me com sua presença e manifestou o desejo para que a colorante interna do teatro seja de acordo com as minhas decorações que julga produzirão bom efeito.

Sou com estima Amigo obrigado.

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53979.

Neuilly, 16-8-907

Illmo. Sr. Dr. Oliveira Passos

Acuso o recebimento de sua carta de 23 de julho.

Acabo de receber um pedido do jornal “L’Art Decoratif” solicitando a reprodução de meus trabalhos em número especial; nada quis autorizar sem o seu consentimento; caso isso lhe seja agradável me fará o obséquio de responder sem demora.

O fotógrafo que está fazendo a reprodução de meus trabalhos não terá direito algum de reproduzir, por qualquer processo, as decorações do Teatro Municipal o Dr. esteja tranquilo sobre este ponto.

[fl. 2] Quanto ao que o Dr. me diz que as dimensões que citei “não [ilegível] a Revista Kosmos” sinto bastante, porém isso não tem a menor importância, uma fotografia amplia-se ou reduz-se a vontade.

Estou certo que o Dr. se interessará para que eu seja reembolsado da quantia despendida com a minha exposição, e que está longe de ser uma necessidade pessoal foi uma estimulante propaganda intelectual para nossa terra.

Pelo correio passado enviei-lhe alguns jornais que falam da exposição e seguem outros.

Em tua carta de 25 de maio findo diria-me ter remetido um vale postal de 45cs; nada recebi até hoje.

Eu parto em fins de setembro até esta data ainda posso receber cartas.

Sou com estima e muita consideração

Amigo Obrigado

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77740.

Paris, 4-9-907

Illmo. Sr. Dr. F. de Oliveira Passos

Acuso o recebimento de sua carta datada de 6 de Agosto findo.

Primeiro que tudo devo agradecê-lo pela resposta que teve a amabilidade de enviar à imprensa.

Tenho muito em conta os conceitos emitidos na sua carta relativamente a certos tópicos enviados daqui seja por telegrama seja provavelmente por cartas.

[fl. 2] O pano de boca já está enrolado, por conseguinte, impossível fazer-se aqui a mínima modificação no sentido de seus conceitos.

Porém isto não impede que, uma vez o meu trabalho estar no Rio de Janeiro sejam feitas as modificações que o Dr. achar necessárias e de acordo com os nossos críticos.

Eu, como artista, cumpri o meu dever e tenho o meu espírito tranquilo e como a pintura do pano de boca presta-se a todas as vicissitudes será fácil suprimir este ou aquele elemento de discórdia.

Acho muito interessante toda essa crítica antecipada [fl. 3] porém o que não posso deixar sem protesto é a caluniosa narração do telegrama, inserto no jornal do Brasil a 6 de Agosto findo. Ainda hoje estive no Consulado e na Legação e não consta absolutamente nada sobre a notícia expedida por um correspondente leviano.

Quanto à crítica propriamente dita não lego a menor importância; as opiniões são livres, [ilegível] o que me interessa e o vento se encarrega do resto.

Sinto, talvez eu ter sido o causador de alguns desgostos para o Dr.; toda essa [fl. 4] tempestade que se desencadeia sob a minha cabeça por motivos tão frívolos tenha, sido extensiva também a sua pessoa.

Como lhe disse na minha anterior quando o trabalho estiver lá as coisas mudarão.

Resta-me agradecer-lhe de ter-me mandado pagar imediatamente as despesas da exposição de cuja soma já estou de posse.

Tenho encontrado muita dificuldade para o transporte do pano de boca e a questão ainda não está resolvida; logo terminada participar-lhe-ei.

As fotografias seguem comigo

Sou com estima e consideração

Amigo Criado Obrigado

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77739.

Paris, 26-9-907

Illmo. Sr. Dr. Francisco de O. Passos

Arquiteto e Engenheiro do Teatro Municipal

Sigo para essa Capital a 11 de Outubro próximo no paquete “Nile”.

Os trabalhos seguem em nome da Prefeitura e espero que o Dr. mandará [sic] tomar as medidas necessárias para o desembarque dos volumes.

Há um caixão de 14m x 0,60; outro de 5m x 0,60; e outro de 2 x 1,20.

Tudo esta admiravelmente encaixotado e só uma infelicidade é que poderá ocasionar uma desgraça.

Na esperança de encontrá-lo em perfeita saúde

Sou amigo grato.

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 77738.

Paris, 10-12-907

Illmo. Sr. Dr.

F. de Oliveira Passos

A quantidade de branco de “Cerusa”[5] que julgo necessária para o “marouflage”[6] das pinturas decorativas do Teatro Municipal é calculada a 250 quilos.

Este branco de Cerusa costuma vir em barricas e as marcas “Berios” e Lefevre são consideradas de boa qualidade.

E. Visconti

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53935.

Rio, 23-9bro-908

Exmo. Sr. Dr. Oliveira Passos

Engenheiro chefe da construção do Teatro Municipal

Existindo em minhas mãos os clichês das fotografias das decorações das diversas fases dos trabalhos que executei para o Teatro Municipal, venho solicitar de V. Sa. para reproduzir as referidas fotografias pelo processo mas conveniente para a propaganda da arte Nacional.

Sou de V. Sa. Amigo [ilegível] e grato

E. Visconti

Ava. Mem de Sá, 54

Acervo Bibliográfico do Museu dos Teatros - Rio de Janeiro.

Manuscrito. Carta de E. Visconti a Oliveira Passos. No. de identificação 53973.

[Sem data]

Illmo. Sr. Engenheiro Chefe da Comissão Construtora do Teatro Municipal Dr. Francisco de Oliveira Passos

Já tendo sido colocados todos os trabalhos de que fui encarregado por essa comissão, isto é, o plafond, a frisa sobre o proscênio, os triângulos e finalmente a montagem definitiva do pano de boca, peço-vos providencieis para que me seja paga a última prestação de 10:000$000, dez contos de réis que, me falta receber e bem assim para que seja levantada a hipoteca do imóvel de propriedade do Sr. Affonso d’Angelo Visconti sito à Rua do Visconde de Itauna no. 2 [fl. 2] o qual dei em garantia para a justa execução de meus trabalhos.

Outrossim, declaro-vos, que me comprometo a fazer qualquer modificações [sic] que essa comissão julgar necessárias, guardando entretanto, as linhas de composição e os assuntos escolhidos e aceitos em virtude de nosso contrato.

De Va. Sa. Admirador. Amigo Obrigado

E. Visconti

Rua Ferreira Pontes no. 2

Andarahy Grande

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[1] Caroline Fernandes é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense/UFF, com apoio da CAPES.

[2] Respondida em 28/12/905.

[3] Recebida em 11/12/906.

[4] Recebida em 13/12/906

[5] Pigmento branco, constituído por carbonato de chumbo ou de cálcio.

[6] Técnica de pintura mural em tela, recebe este nome devido a cola que era utilizada para fixar a tela na parede: maroufle.