Relatórios Ministeriais sobre a Academia Imperial das Belas Artes - 1883

transcrição de Arthur Valle e Camila Dazzi

Relatórios Ministeriais sobre a Academia Imperial das Belas Artes. Transcrição de Arthur Valle e Camila Dazzi. Texto com grafia atualizada, disponível em: http://www.dezenovevinte.net/

* * *

BRASIL, MINISTÉRIO DO IMPÉRIO

MINISTRO FRANCISCO ANTUNES MACIEL

RELATÓRIO DO ANO DE 1883 APRESENTADO À ASSEMBLÉIA GERAL LEGISLATIVA NA 4a SESSÃO DA 18a LEGISLATURA EM MAIO DE 1884.

[61]

ACADEMIA IMPERIAL DAS BELAS ARTES

No ano de 1883 matricularam-se 52 alunos nas aulas do curso diurno e nas de modelo vivo e de historia das belas artes, estética e arqueologia, que continuaram a funcionar durante o dia em consequência das obras a que se procedeu no edificio da Academia.

Em algumas daquelas aulas foram admitidos 8 ouvintes.

Dos 52 alunos inscraveram-se para exames teoricos 31, mas só compareceram 11, sendo o resultado o seguinte :

Aprovados plenamente em duas aulas....................................................................3

Aprovado plenamente em uma e reprovado n'outra................................................1

Aprovados simplesmente em duas aulas.................................................................2

Aprovados simplesmente em uma só aula...............................................................3

Aprovados simplesmente em uma e reprovados noutra...........................................2.....11

Distribuíram-se 3 pequenas medalhas de ouro, 8 medalhas de prata e 3 menções honrosas a 13 alunos que mais se distinguiram, um dos quais em duas aulas.

Ainda no amo passado não foi conferido, por não haver quem o merecesse, o prêmio - Imperatriz do Brasil -, instituído pelo Conselheiro Leonardo Caetano de Araujo para o aluno mais distincto da aula de arquitetura.

Os dois pensionistas Rodolpho Amoêdo e Rodolpho Bernardelli continuam com aproveitamento os seus estudos na Europa.

O primeiro remeteu o seu quadro “Último tamoio”, que figurou na Exposição de Belas Artes de Paris, grangeando para o autor merecidos elogios da imprensa daquela capital.

Do segundo já foi recebida a cópia em mármore da celebre estatua da “Venus Calipígea” do museu de Nápoles, trabalho belíssimo, que suscitou á congregação da Academia a idéia de ser o dito pensionista incumbido de executar também uma cópia da notável “Venus de Medicis”.

Acolhendo a proposta feita nesse sentido, concedi ao mencionado pensionista mais seis meses de estada em Roma e a quantia de 6.000 francos para a aquisição do material necessario á execução do trabalho.

[62]

Igualmente concedi-lhe mais um ano de pensão a fim de visitar as cidades mais ricas em monumentos, galerias e museus de belas artes, mandando abonar-lhe para as respectivas despesas a quantia de 2:000$.

Continuam vagas as cadeiras de paisagem, flores e animaes, de escultura de ornatos, e de xilografia.

Para a regência interina da primeira foi contratado, na conformidade das disposições vigentes, o professor Jorge Grimm.

Por Decreto de 30 de junho permitiu-se que o Conselheiro Ernesto Gomes Moreira Maia continue na regência da cadeira de desenho geométrico, com a gratificação de que trata o art. 108 dos Estatutos, a contar de 4 de julho de 1881, em que completou 25 anos de efetivo exercício no magisterio.

Achando-se ainda em Florença o Dr. Pedro Américo de Figueiredo e Mello, professor de historia das belas artes, estética e arquelogia, continua esta cadeira a ser regida pelo professor honorário Bacharel Teophilo das Neves Leão.

O distinto professor Victor Meirelles de Lima, que se achava com licença, reassumiu em novembro último a regencia da cadeira de pintura histórica.

Durante a sua estada na Europa reproduziu este professor o seu afamado quadro “Combate naval de Riachuelo” que se perdera em 1878, voltando da Exposição de Philadelphia.

Nos dias 22, 23 e 24 de dezembro realizou-se a exposição pública anual, e no último deles a distribuição dos premies aos alunos da Academia e do Conservatório de Musica, solenidade que foi honrada com a Augusta Presença de Sua Majestade o Imperador.

Acham-se concluídas as obras de restauração e acréscimo do edificio da Academia, o qual possue agora as acomodações necessárias para o regular andamento dos trabalhos.

Por Aviso de 5 de janeiro autorizei uma exposição geral de belas artes, que se deverá efetuar brevemente e sem prejuízo das aulas da Academia.