CELITA VACCANI

(Rio de Janeiro, 1913 - idem, 2000)

CRONOLOGIA DE CELITA VACCANI, por Tathyane Ferreira Höfke

Nome: Celita Vaccani

Nascimento: 06/10/1913

Local: Tijuca (Rio de Janeiro)

Falecimento: 03/10/2000

Filiação: Rodolpho Vaccani e Evelina Watson Vaccani. Ambos brasileiros. Celita foi a quarta filha das cinco que tiveram.

Principais eventos da vida de Celita Vaccani:

1913 – Nasce Celita Vaccani, no bairro da Tijuca, município do Rio de Janeiro. (RJ)

1915 – Aos dois anos de idade muda-se com a família para Copacabana.

1917 – A partir do 4 anos de idade passa a brincar à sombra do atelier dos Irmãos Bernardelli (Rodolpho e Henrique) e a visitar o atelier com muita freqüência.

1923 – Torna-se aprendiz de escultura do Mestre Rodolpho Bernardelli até o seu falecimento em 1931.

1927 – Esculpe o Medalhão do Dr. Luiz Felício Torres, idealizador da Casa do Médico.

1929 – Participa da “XXXVI Exposição de Geral de Belas Artes” com os trabalhos “Cabeça de Preto” e “Cabeça de Branco” e recebe Menção Honrosa.

1930 – Participa da “XXXVII Exposição Geral de Belas Artes”, com o Busto do “Almirante José Carlos de Carvalho” (menção honrosa de 2º grau) e a Cabeça de “César Doria”.

1931 – Passa a estudar escultura no atelier de José Otávio Corrêa Lima. Participa da Exposição Geral de Belas Artes

1932 – Matricula-se no curso de escultura da Escola Nacional de Belas Artes, da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro).

1934 – Realiza o “Corredor”, escultura fundida em bronze, 1º prêmio da “Corrida da Fogueira” (atual São Silvestre). Participa da “XL Salão Nacional de Belas Artes” com os trabalhos “Remorso” (medalha de prata) e “Cabeça de Criança”.

1935 – Executa o Medalhão de Getúlio Vargas e de Mendonça Lima (Ministro da Viação), para comemoração da eletrificação da estrada central de ferro Central do Brasil.

1936 – Realiza a herma do poeta Juvenal Galeno, em Fortaleza, Ceará.

1937 – Ganha o Prêmio Caminhoá, de viagem à Europa. Quando tem a oportunidade de conhecer os grandes centros culturais da França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha e Dinamarca.

1938 – Ganha Pequena Medalha de Ouro, por concurso, da Escola Nacional de Belas Artes. Participa do “XLIV Salão Nacional de Belas Artes” com as obras “Rodolpho Bernardelli” (gesso), “Venite ad me omnes” (gesso) e “Primeira pose”, pertencentes ao acervo da EBA/UFRJ.

1939 – Grande medalha de ouro, por concurso, que lhe dá a titulação pelo curso de escultura da Escola Nacional de Belas Artes. Participa do “XLV Salão Nacional de Belas Artes” com as obras “Vaccani (Celita) e “Índio Pescador”(gesso)

1940 – Ganha concurso internacional para autoria do Iº Mausoléu dos Aviadores Militares no cumprimento do dever (1º lugar por unanimidade), no cemitério São João Batista. Participa do “XLVI Salão Nacional de Belas Artes” com o trabalho “Passeio de Afrodite”.

1943 – Esculpe o Busto do General Meira e Vasconcelos, no Clube Militar, Rio de Janeiro. Participa do “XLIX Salão Nacional de Belas Artes” com o trabalho “Cabeça de Soldado”.

1944 – Autora do Mausoléu do prefeito Dr. Pedro Ernesto, no cemitério São João Batista e da estátua “Expedicionário”, na Escola de Engenharia, UB (antiga), atual UFRJ. Participa do “L Salão Nacional de Belas Artes” com os trabalhos “ Força Aérea”, “Cadete do Ar” e “Capitão Rubens de Mello e Souza”

1945 – Esculpe a Herma do Brigadeiro Henrique Dyott Fontenelle, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. Participa do “LI Salão Nacional de Belas Artes” com os trabalhos “Amigos” e “Zé Benedito”.

1946 – Autoria do Monumento a Mermoz, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

1947 - Participa do “LII Salão Nacional de Belas Artes” com os trabalhos “Busto do Cardeal Arcebispo D. Jayme de Barros Câmara” e “Rumo ao espaço”.

1948 - Participa do “LIII Salão Nacional de Belas Artes” com os trabalhos “Eremita” (estátua, gesso) e “Ildefonso Mascarenhas da Silva” (cabeça em bronze”

1950 – Ganha concurso de livre docência da cadeira da escultura da ENBA-UB (atual EBA/UFRJ) e respectivo grau de Doutora com o trabalho “Rodolpho Bernardelli, vida artística e características de sua obra escultórica”. Participa do “LV Salão Nacional de Belas Artes” com o trabalho “Zé Benedito” (calcáreo).

1951 - Participa do “LVI Salão Nacional de Belas Artes” com os trabalhos “Ilusão” (gesso) e “Busto do Professor Zaco Paraná” (medalha de ouro, gesso patinado).

1952 – Medalha de Ouro, no Salão Nacional de Belas Artes.

1953 – Concurso de livre docência da cadeira da modelagem da ENBA-UB (atual EBA/UFRJ) e respectivo grau de Doutora, com o baixo-relevo “Êxodo” (exposto nas galerias da EBA) e a publicação do trabalho “O aspecto artístico do Baixo-relevo”. EBA. Esculpe também, a estátua “Índio Arpoando” adquirida para o acervo do MNBA.

Participa do “LVIII Salão Nacional de Belas Artes” com o trabalho “Minha Mãe”.

1954 – Professora catedrática interina, da cadeira de modelagem da ENBA-UB. Ganha medalha de ouro no “LIX Salão Nacional de Belas Artes.”

1956 – Professora catedrática, da cadeira de modelagem da ENBA-UB (atual EBA/UFRJ), por concurso, com a sobre-porta para Igreja, estilo colonial brasileiro (que se encontra exposta em suas galerias) e com a publicação do trabalho “A contribuição da modelagem no desenvolvimento da escultura contemporânea Norte-Americana”. Publica, também, “Comentário geral sobre o retrato”, nos arquivos da Escola Nacional de Belas Artes.

1957 – Autoria do IIº Mausoléu dos Aviadores Militares Mortos em Cumprimento do Dever. Legenda “O Dever pela Glória”, no Cemitério São João Batista, RJ.

1958 – Publica o trabalho “Alguns Aspectos da Arte das Formas no Brasil”, em Arquivos, da Escola Nacional de Belas Artes (ano NCLMLVIII).

1959 – Faz intercâmbio cultural na Inglaterra, a convite do Conselho Britânico no Brasil, incluindo pesquisa sobre métodos de ensino de escultura.

1960 – Publica o trabalho “O que é modelagem” em “Arquivos, Escola Nacional de Belas Artes (p. 60 a 73) (ano MCMLX – nº. VI).

1962 – Esculpe em mármore a obra “Formas Tropicais”, coleção particular.

1964 – Participa do “XIII Salão Nacional de Arte Moderna” com as esculturas “Forma Espacial” e “Tabual nº. 1”.

1965 – Ganha grande prêmio de escultura histórica, com o trabalho: “Monumento a Estácio de Sá”, estudo, na Exposição Geral de Belas Artes do IVº. Centenário (promoção da Escola de Belas Artes com a Secretaria de Turismo).

1966 – Realiza a “Herma do Dr. Raymundo Ottoni de Castro Maya”, na Cia. Carioca S.A.; e a “Cabeça do Dr. Castro Maya”, da Fundação ROCM, na “Chácara do Céu”, ambas no Rio de Janeiro. Participa do “XV Salão Nacional de Arte Moderna”, na seção de escultura com as obras “Capei” e “Bravios” e na seção de pintura com a obra “Expansão I”

1967 – Ganha Medalha de Ouro no do “XVI Salão Nacional de Arte Moderna” com a escultura “Reizado”.

1968 – Esculpe a “Herma do Marechal Osório”, na Fundação Osório, no Rio de Janeiro.

1969 - Participa do “XVIII Salão Nacional de Arte Moderna” com os trabalhos “Espaço em divisão” (ferro-solda elétrica) e “Composição X” (ferro-solda elétrica).

1964 – Trabalha na Escola de Belas Artes como vice-diretora (até 1967).

1965 – Publica o trabalho “Aspectos da Vida e da Arte de Antônio Francisco Lisboa – O Aleijadinho”, em Arquivos, da Escola Nacional de Belas Artes (p. 161 a 167)

1966 – Escreve a “Biografia de Rodolpho Bernardelli”, direitos autorais conferidos à Livraria “El Ateneo do Brasil S.A.

1970 – Esculpe o medalhão em bronze de Merina Gavazzoni Caillet e o medalhão, também em bronze, de Maurício Caillet, para o Mausoléu da Família Calmon, no cemitério São João Batista.

1973 - Autoria da Herma do Professor José Otávio Corrêa Lima, na Av. Chile, Rio de Janeiro. Ganha medalha de bronze com o quadro a óleo “Cavalos”, na sessão de pintura do Salão Nacional de Belas Artes.

1975 – Dirige a Escola de Belas Artes.

1976 – Autoria da cabeça de Jorge Amado para a Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro.

1978 – Participação como artista convidada, na exposição de “50 Anos da Escultura Brasileira”, no espaço urbano, Rio de Janeiro. Promoção: O Globo, Funarte e Sulamérica Seguros. Esculturas expostas: “Estácio de Sá e São Sebastião” e “Bravios”, acervo da EBA/UFRJ.

1979 – Autoria das cabeças, em bronze, dos Presidentes do Brasil: Kubitschek, Castelo Branco, Médici e Geisel, para a Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro.

1980 – Esculpe o medalhão em bronze, de Carlos Chagas, para comemoração do centenário desse cientista brasileiro. Bem como, autoria da escultura em bronze na “Praça Três Irmãos”, na cidade de Castelo, Espírito Santo.

1981 – Autoria da Herma do Padre José Maurício Nunes Garcia, busto em bronze sobre base de granito, no calçadão da Rua 7 de setembro, Rio de Janeiro.

1982 – Participação na Exposição Comemorativa do 37º Aniversário da FAU, no salão nobre da reitoria da UFRJ. Quadros expostos: “Paisagem Composta - Rio” e “ Paisagem Composta – Lagoa Rodrigo de Freitas”.

1985 – Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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