Subsídios sobre a formação do serralheiro e ferreiro e seu sistema profissional na Bahia oitocentista

Dilberto de Assis *

ASSIS, Dilberto de. Subsídios sobre a formação do serralheiro e ferreiro e seu sistema profissional na Bahia oitocentista. 19&20, Rio de Janeiro, v. IV, n. 3, jul. 2009. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/arte decorativa/da_gradil.htm>.

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Como centro dos meus interesses que é o estudo da História das Artes na Bahia, abordamos, neste texto, aspectos da formação profissional dos serralheiros e ferreiros que produziram as diversas grades de ferro presentes em Salvador no século XIX, momento em que elas estiveram no seu apogeu.

A presença e diversidade das grades de ferro na cidade do Salvador foi uma constante ao longo do século XIX, período inclusive que pode ser considerado como fase de apogeu no qual elas abundam como elementos decorativos em várias edificações. Essa presença é marcada pelas transformações sociais e culturais ocorridas nesse período, já que as grades de ferro se desenvolveram e acompanharam as tendências do neoclassicismo e ecletismo na arquitetura, conforme ilustram os exemplos da Figura 1 e Figura 2.

É possível também que as influências dos ingleses que habitavam Salvador tenham contribuído na difusão de novos processos técnicos e artísticos na cultura local, principalmente na arquitetura. Portanto, nesse período, a difusão do ofício do artesão especializado na cultura artesanal do ferro, na qual a forja teve seu destaque se fez de modo marcante quando se vê que alguns deles, dada essa habilidade específica, realizaram muitos trabalhos na cidade e, segundo registros de fonte documental, parte deles prosperou deixando bens imóveis e escravos para seus familiares.

Tendo em vista recuperar aspectos da formação profissional dos serralheiros e ferreiros utilizamos como fontes de pesquisa Inventários, Livros de Atas, Livros de Recibos e documentos avulsos sob custódia de Irmandades religiosas sediadas em Salvador [Figura 3] que puderam oferecer importantes subsídios para reconstruir um perfil dessa formação. Muitos desses documentos ainda inéditos nos forneceram nomes de artífices ferreiros e serralheiros, endereços de suas oficinas, datação de algumas peças e outras informações, a exemplo de documento localizado no Arquivo da Santa Casa de Misericórdia - Bahia no qual consta uma declaração de uma empresa que se diz capacitada em não só realizar as grades de ferro para o Hospital de Nazareth, como também se acha apta a realizar qualquer tipo de desenho.[1]

Para melhor compreender a difusão da cultura artesanal do ferro é importante considerar que a chegada do ferro a Salvador remonta à época da fundação da cidade em 1549, para a qual, juntamente com Tomé de Souza, veio grande equipe de operários, que se ocuparam da construção civil comandada pelo mestre de obras Luís Dias que declarou haver, num grupo de 101 artífices, a presença de ferreiros (CEAB, 1998, p. 22). Por tratar de obras iniciais para a construção de uma cidade, subentende-se que a utilização do ferro atendia basicamente a construção civil em seu uso mais ordinário, como arames para amarrações de colunas, pregos, barras e a confecção de algumas ferramentas rudimentares. 

Qualquer análise sobre a formação colonial brasileira, passa pela influência da cultura portuguesa, que esteve sempre presente na Bahia desde os primórdios e que atingiam todos os setores da vida da sociedade baiana, inclusive a arquitetura. A constatação da existência de alguns exemplares de grades em monumentos anteriores ao século XIX leva-nos a crer que chegaram a Salvador trazidas de Portugal, quando o comércio e as importações lusitanas predominavam nessa cidade.

Investigando os caminhos da chegada das grades à Salvador, temos como exemplo a existência de uma cultura manufatureira do ferro em Portugal que provavelmente chegou ao Brasil. A constância dos modelos dessas grades respeitava um sistema monótono: travessões que sustentavam hastes com intervalos regulares Em alguns exemplares, acrescentavam-se às grades discretos ornamentos como aduelas, bolas ou pinhas. Para Dilberto de Assis (2003), o resultado dessa produção assemelha-se muito a alguns balcões atualmente encontrados em alguns edifícios na cidade do Salvador[2], e provavelmente a sua origem remonte as oficinas lisboetas.

Sendo a França detentora da mestria da serralharia, pode-se notar a presença dos artesãos franceses, registrada desde o século XVII quando eles trabalharam em Portugal. Suas influências, aí deixadas, podem nos ajudar a compreender a longa trajetória da arte do ferro até sua chegada a Salvador. A presença desses artesãos também foi constatada em outros países da Europa, a exemplo da Inglaterra, que também assimilou as influências francesas, e foi através dela que algumas obras artísticas da ferraria e da serralharia chegaram até nós, no século XIX, época em que houve uma maior difusão do emprego da grade na arquitetura. Nesse momento, a Inglaterra detinha a hegemonia comercial na cidade do Salvador. A difusão de produtos e costumes ingleses resultou de forma patente na eliminação da manufatura local, destruindo qualquer possibilidade de concorrência. Os ingleses possuíam capital e considerável influência, o que gerou a retração do comércio local eminentemente português, entrando este em vertiginosa decadência devido à sua descapitalização em conseqüência das “[...] quedas de influências que sofreram no Brasil de 1822 a 1838” (TAVARES, 2001, p.283).

É possível que tenha vindo da Inglaterra grades prontas, juntamente com o ferro na sua forma bruta para atender à produção siderúrgica local. Haviam casas especializadas na comercialização do ferro, nas quais ingleses e escoceses não pouparam o uso dos recursos e das potencialidades plásticas desse material. Pelo fato de ser um mineral destacável naquela época em durabilidade e resistência, o ferro foi considerado o material mais utilizado no século XIX, na arquitetura e na decoração.

Entre nós, a presença de empresas inglesas para a comercialização do ferro encontra-se registrada em Luís Henrique Dias Tavares (2001, p.p. 283-286), que nos apresenta uma lista de algumas delas e de fundições que pode ser comprovada nos reclames de jornais da época. Já Kátia Mattoso (1992, p. 491) indica que, no início do século XIX, a Grã-Bretanha, experiente no comércio anglo-português, transferiu para a Bahia parte de sua operação, até então dirigida a Lisboa, o que muito facilitou a comercialização de diversos produtos ingleses, dentre eles os manufaturados de ferro.

Para melhor atender às vendas dessas importações, supomos, ainda tendo por base fontes documentais que aqui chegavam catálogos mostrando uma variada tipologia de produtos da arquitetura pré-moldada, como também de objetos de uso doméstico e hospitalar. Esses catálogos estiveram presentes em Salvador por todo o século XIX, o que denota, portanto, a capacidade de organização comercial conseguida pelas empresas inglesas e escocesas, das quais a Macfarlane teve ampla atuação na América Latina (SILVA, 1988, p. 51). É possível que, alguns catálogos, circulassem entre os serralheiros e ferreiros baianos, e tenham servido como fonte de inspiração nas composições  das grades, mesmo que os desenhos nele contidos sejam específicos para a fundição, diferentes pois dos da forja. Um modelo de grade que pode ter sido importado - e ainda pode ser apreciado - é aquele que se encontra colocado na janela de um sobrado localizado na Ladeira de São Bento nº. 28, Centro - Salvador-Ba [Figura 4].  Apesar de não encontrarmos documentação que ateste a sua origem, constatamos em uma publicação que o seu padrão ornamental coincide exatamente com o padrão da grade existente na Catedral de Puy, Alto Loire, França, datada do século XIII [Figura 5] (SUBES, 1928, p. 20). Essa grade em Salvador é um caso raro quando comparada a outras.

A sua qualidade técnica é ressaltada pela elaborada composição, e pode ter influenciado na produção da serralharia em Salvador ao observarmos outros modelos com seus enrolamentos mais cerrados, resultado do aproveitamento da espessura das barras. Sua composição difere, por exemplo, da composição de outros tipos de grades menos elaboradas.

Sobre a formação do artesão especializado na Bahia

Com a presença de jesuítas na Bahia desde os primeiros momentos da colonização, sabe-se que houve a implantação de oficinas de ofício em seus seminários, engenhos e fazendas, com a finalidade de ensino inclusive da arte além da evangelização dos índios. Acreditamos que estavam aí alguns dos primeiros prenúncios de uma formação profissional na qual se incluía os ferreiros, fabricando "anzóis, facas, enxadas, machados, foices, pregos, e mais ferragens comum de utilidade imediata" (LEITE, 1953, p. 48). Serafim Leite comprova tal fato ao apontar os constantes pedidos à Corte do envio de padres mestres com habilidade na arte do ofício (LEITE: op.cit: 19). Mais adiante diz o autor: "Antigamente a arquitetura e as outras Belas Artes não se estudavam em escolas públicas, senão nas oficinas dos mestres" (LEITE: op. cit: 41).

Vieram de Portugal os ofícios mais necessários para o recente processo de colonização. Aqui estes foram adaptados para atender às realidades vigentes no Brasil Colonial, principalmente na Bahia. No século XIX, por exemplo, a sociedade baiana, nas esferas, econômica, política e social, revelavam características próprias, diferentemente das evidenciadas pela sociedade do Rio de Janeiro, que nessa época era a capital do país.

A formação técnica era dada aos aprendizes através do ensinamento oficinal. Em princípio trazido pelos portugueses, esses ensinamentos propiciavam uma formação baseada no sistema do medievo europeu que estava relacionada com a de Lisboa. Em Salvador, conforme Ma. Helena Flexor (1974), há um documento de 21 de maio de 1641, relatando que fora instituído o cargo de Juiz do Povo que tinha a mesma função e denominação de "Mesteres", os chamados representantes eleitos para os diferenciados ofícios, que contribuíam para a "criação dos regimentos dos ofícios, fixação de preços e salários e qualidade do trabalho das diversas ocupações", além de examinarem aqueles que quisessem entrar nas atividades (FLEXOR: op. cit: 9 e 12). Se haviam nesse período examinações, era porque, já no século XVII, existiam estruturas de formação profissional.

A partir dessa época o sistema da aprendizagem de serralheiro desenvolveu-se na Bahia. Esse sistema consistia, na prática, na adoção, por parte de um mestre, de um jovem para que este, no convívio diário e na observação do trabalho da oficina, aprendesse o ofício desejado passando por todas as etapas do conhecimento técnico. Não havia idade certa para o início do conhecimento do ofício, como também não existia uma duração específica para a formação do oficial. Sobre tal particular, Flexor (2000, p. 81) diz, por exemplo, que já no século XVIII os barbeiros, filhos da Misericórdia da Bahia, passaram por esse sistema para aprender a arte de sangrar[3]. Tal atividade podia render ao barbeiro mestre no final de três anos, por aprendiz mantido em sua oficina, a considerável soma de 12$000 (doze mil réis). Pelo visto, a manutenção de um aprendiz podia constituir-se em um bom e rentável empreendimento (FLEXOR: op. cit: 81).

Quando havia o interesse do mestre pela admissão de um jovem aprendiz em sua oficina, eram celebradas regulamentações contratuais entre os progenitores e os mestres para estabelecer os direitos e deveres. Nesses acórdãos, incluíam-se responsabilidades de ambas as partes, como, por exemplo, a do mestre em relação ao aprendiz, que deveria dar casa e alimentação, além de todo o conhecimento técnico. O aprendiz, por sua vez, em hipótese alguma poderia ausentar-se da oficina antes do prazo estipulado no contrato (FERREIRA-ALVES, 1989, p. 70)[4]. Após os acórdãos para a referida admissão, estes eram lavrados num contrato constando diversas cláusulas.

Quanto à duração da permanência de um aprendiz na oficina, variava de acordo com o ofício, podendo chegar a alguns casos até cinco anos, ou até quando o aprendiz estivesse apto a ser examinado pelos Juízes de Ofício da Câmara Municipal e pudesse seguir a sua vida, assumindo seu próprio sustento. Os examinados eram avaliados mediante a execução de uma obra do seu domínio técnico, através da qual o oficial podia mostrar toda a sua mestria (FLEXOR: op. cit: 31). Àqueles considerados habilitados ao exercício da profissão; após o exame, eram concedidas cartas chamadas de Certidão de Exame, que lhes facultavam, além do exercício profissional, a abertura de suas próprias tendas na cidade de Salvador (FLEXOR: op. cit: 32).

Ainda no século XIX, conheceu-se um outro modelo de formação profissional estruturado no Colégio e Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim, fundado em 1825 e estabelecido no local onde ainda hoje se encontra. O seu objetivo era segundo Alfredo Matta, "direcionar as populações de menores órfãos ou carentes, para dar-lhes instrução profissional e torná-los úteis à sociedade" (MATTA, 1999 p. 51).

A formação profissional de ensino oficinal, oferecida ao órfão nessa instituição, especializava o menor em uma das artes de ofício nas oficinas da própria casa, ou essa formação poderia ser adquirida em oficinas de particulares pelo sistema de aprendizagem. Tanto era assim que um Decreto Imperial de julho de 1832 determinava que, nos arsenais da Guerra e da Marinha, a preferência pela admissão de novos jovens aprendizes fosse dada aos órfãos egressos da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim (FONTES, 1985, p. 21). A formação ao assistido previa um melhor futuro para os menores, com o alcance de uma vida mais digna e íntegra, e visava a sua integração no mercado de trabalho e na sociedade quando ele saísse da Casa Pia (MATTA: op. cit: 126). Esse autor exemplifica a conhecida prática dos mestres oficiais mecânicos requisitarem menores órfãos, diretamente à Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, para aprender um ofício. Era um sistema de formação do conhecimento técnico, voltado para o acompanhamento das tendências da modernidade na indústria e das suas inovações, bastante difundidas no século XIX.

Também em documentação encontrada nos arquivos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia constata-se um sistema de formação profissional semelhante ao da Casa Pia. No relatório anual do ano de 1885, assinado pelo Sr. Barão de Guahy há uma solicitação de rescisão de contrato datada de 14 de setembro de 1884, requerida por Constantino Nunes Mucugê, ferreiro, devolvendo os irmãos menores expostos de nomes Evaristo e Ignácio de Mattos, por indisciplina. Chamado o mestre para acareação junto à mesa administrativa, e uma vez contornada a situação, os menores retornaram à oficina do ferreiro para continuar com a aprendizagem[5].

Acreditamos que tal formação profissional sofreu alterações com novas propostas de formação educacional. Ainda no século XIX, foram criadas instituições de ensino como o Lyceu de Artes e Ofícios em 1873, e a Academia de Belas Artes da Bahia em 1877, que em 1881 após passar por reforma de ensino passou a chamar-se Escola de Belas Artes. Essas duas instituições apresentaram novas propostas de ensino. A primeira voltada para a qualificação do operariado, e a segunda, com uma proposta mais arrojada de realizar um ensino baseado nas Academias de arte francesas, muito semelhante a já instalada em 1836 no Rio de Janeiro, Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro que inaugurava o ensino artístico no Brasil.

Não se pode esquecer que a esmagadora presença de produtos industrializados importados dos ingleses, como também a fundação de fábricas para produção em série, provavelmente induziu o paulatino desaparecimento da técnica da forja em Salvador consolidada com o surgimento da solda alógena ainda na primeira metade do século XX. Exemplo dessa expansão pode ser lido na solicitação de estatutos à Junta Comercial da Bahia para a implantação de uma fábrica [...] de objetos de utilidade doméstica, artigos de ferro estanhado e especialmente esmaltados, imitando todos os artigos immagináveis de louça ou porcelana fina.[...][6]

Sistema profissional

Como já foi acima enunciado, a existência de oficiais mecânicos em Salvador é notada desde a chegada de Tomé de Souza em 1549. Observa-se, pois, que devido ao desenvolvimento da cidade, no século XVII notava-se a existência de considerável número de artesãos trabalhando nas mais diversas atividades como ferreiros e serralheiros (FLEXOR: op. cit: 15). Esses profissionais deviam obedecer às determinações impostas pelos Regimentos da Câmara Municipal. Já os oficiais pintores, escultores, engenheiros e arquitetos considerados profissionais liberais, já não dependiam, por exemplo, de autorização da Câmara para estabelecer e colocar em funcionamento suas oficinas. (FLEXOR: op. cit: 16).

Dentre as adaptações ao sistema profissional, cita-se a estrutura dos ofícios anexos, que inclui, por exemplo, os barbeiros, espadeiros, corrieiros, latoeiros, armeiros e caldeireiros, os quais eram anexados à categoria dos ofícios de ferreiros e serralheiros (FLEXOR: op. cit: 15). Essa parceria era necessária muitas vezes para permitir a melhor fluência do trabalho, como observou Carlos Ott (1979, p.253). Esse autor nos fala que os latoeiros eram os executores dos trabalhos de estampagem em chumbo, criando elementos decorativos como florões, rosetas, bilros e lanças para os acabamentos das grades de ferro, conferindo a estas especial destaque quando a combinação ferro-chumbo resultava sempre em belos exemplares, como pode ser visto ainda hoje: o portão e as grades principais do adro da Igreja da Ordem 3ª do Carmo em Salvador constituem alguns dos exemplos.

Mas são as Posturas Municipais, que nos trazem detalhadas informações para compreender o ofício e produção dos ferreiros e serralheiros, após a fundação da cidade do Salvador. Esses documentos eram leis promulgadas que determinavam diversas regulamentações com muitas restrições, e que também cuidavam dos exames dos oficiais, da padronização de preços dos serviços para um determinado ofício, além da tentativa de se organizar as profissões por arruamento. Para os serralheiros, por exemplo, as Posturas Municipais descreviam as peças que poderiam ser por eles confeccionadas, e como deveriam seguir o valor padrão estipulado para o mercado local. (FLEXOR: op. cit: 53).

Apesar das regulamentações oficiais das profissões, estabelecidas para os oficiais mecânicos pela Câmara Municipal, sabia-se da existência de alguns litígios e de certas atitudes maliciosas por parte de alguns oficiais no intuito de subornar os regimentos. Esses indesejados acontecimentos obrigaram a Câmara a adotar "acrescentamentos" às Posturas, principalmente ao que diz respeito às regulamentações dos exames dos oficiais quando estes desejassem obter licenças para a abertura de suas tendas. Ainda assim, os oficiais ferreiros, juntamente com os serralheiros unidos na mesma irmandade, mantiveram-se fiéis ao cumprimento de suas obrigações dentro das leis (FLEXOR: op. cit: 33 e 54).

As várias alternâncias econômicas de expansão e retração comercial em Salvador no século XIX, identificadas por Mattoso (1992, p. 457), e os resultados das lutas abolicionistas, aumentando o número de homens livres, muito contribuíram para o recrudescimento da pobreza em Salvador. Neste contexto, a prática da formação oficinal pelo sistema de mestres e aprendizes ainda se fez presente naquele século, e era vista como uma alternativa para se garantir alguma atividade.

As observações a respeito da produção significativa de grades de ferro na Bahia oitocentista, nos mostraram que as transformações acontecidas na sociedade ocorreram com o advento do Neoclassicismo quando os artista e artífices estudavam, copiavam e praticavam suas formas. Inicialmente se constituíram em cópias e padrões importados , reveladoras da estética vigente na Europa, para só depois apresentarem estilo próprio, isso graças às constantes observâncias ao ensino oficinal que se manteve até o século XX. Os resultados das análises que empreendemos, comprovam que, em razão da profusão de detalhes, que assumiam um cunho decorativo, a serralharia foi uma manifestação constante e diversa, que muito contribuiu para a beleza dos edifícios e do espaço urbano de Salvador no curso de todo o século XIX.

Referências bibliográficas

ASSIS, Dilberto Raimundo Araújo de. O gradil de ferro em Salvador no século XIX. (Dissertação de Mestrado apresentada ao PPG-MAV-EBAUFBA) Salvador-Ba. 2003. 235 p. il.

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FERREIRA-ALVES, Natália Marinho. A arte da talha no porto na época barroca. Porto: Arquivo Histórico - Câmara Municipal do Porto. 1989. V. I 330 p.

FLEXOR, Maria Helena Occhi. Oficiais mecânicos na cidade de Salvador. Salvador: Prefeitura Municipal de Salvador / Departamento de Cultura / Museu da Cidade, 1974 90 p.

______. Oficiais mecânicos e a vida quotidiana no Brasil. “Oceanos”. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, nº 42 - Abril/Junho 2000. 169 p. il.

FRANÇA, José Augusto. Lisboa Pombalina e o iluminismo. 2ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Bertrand, 1977. 388 p. il. 

LEITE, Serafim. Artes e Ofícios dos Jesuítas no Brasil (1549-1760). Lisboa: Bratéria, 1953. 324 p.

MATTOSO, Katia. Bahia: Século XIX, uma província no Império. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1992. 747 p.

OTT, Carlos. Atividade artística nas igrejas do Pilar e de Santana da cidade do Salvador. Salvador: FFCH/Centro Editorial e didático da UFBA, Vol. I. 1979 393 p. il.

SILVA, Geraldo Gomes da. Arquitetura do Ferro no Brasil. 2 ed., São Paulo: Nobel, 1988. 248 p.  il.

SUBES, Raymond. Les arts décoratifs - La Ferronerie d’art - Du XIe. Siècle. Au XIXe siècle Paris: Flamarion, 1928. 97 p.  il.

TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia. São Paulo: UNESP: Salvador: EDUFBA, 2001. 542 p.  il.


* Mestre em Artes Visuais - PPGMAV - EBAUFBA, professor da EBADE - Escola Bahiana de Arte e Decoração - ilberascis@yahoo.com.br

[1] Correspondências Recebidas - Provedoria (Documentos avulsos 1855) ASCMB

[2] Antigo seminário de São Damaso, Rua do Bispo - Centro; Palácio Arquiepiscopal,  Sé - Centro; Lateral da Igreja da Santa Casa de Misericórdia, Sé - Centro; Casa dos 7 Candeeiros, Rua São Francisco - Centro e Solar do Ferrão Rua Gregório de Matos, Pelourinho - Centro.

[3] Técnica considerada como paramédica, pela qual o praticante fazia pequenos cortes em determinadas partes do corpo humano. Acreditava-se que, com essa prática, haveria renovação e fortificação do sangue, além do expurgo das doenças.  Segundo o viajante Wetherel naquela época era prática comum quando ele cita: " Sangria - pequenos cortes de navalha nas costas do doente sobre as quais colocam-se pequenos cornos vendando-lhes para que aconteça a sucção, operação que dura cerca de 10 min." (WETHEREL, 1972, p.17).

[4] Esta citação aplicava-se ao caso português. Como as estruturas do ensino oficinal no Brasil baseavam-se nos moldes lusitanos, é provável que entre nós seguiu-se o mesmo sistema.

[5] Relatório apresentado à Mesa e Junta, por ocasião da Posse do Barão de Guahy - Livro de Atas da Mesa (1884-1891), f. 37. ASCMB.

[6] Livro de contratos alterações e distratos  e ss/aa   1.016-1.048.  ano 1891. documento 01 AJCB.