. SILVA, Mario da. BELAS ARTES. O salão de 1924 - A PINTURA. O Jornal, Rio de Janeiro, 30 ago. 1924, p.3. - Egba

SILVA, Mario da. BELAS ARTES. O salão de 1924 - A PINTURA. O Jornal, Rio de Janeiro, 30 ago. 1924, p.3.

De Egba

Concluindo as nossas impressões sobre o atual salão, tratemos hoje de mais algumas telas e mais alguns autores, os últimos dentre aqueles que conseguiram fazer-se notar, senão por encerrarem sublimidades, pelo menos por qualquer qualidade, qualquer nota, qualquer vestígio de alguma personalidade em ato ou sem gestação.

O sr. Manoel Santiago, autor de seis quadros do salão, sabe, sem dúvida, compor o seu assunto e isto podemos ver, se não na romântica e amaneirada “Evocação”, certamente em “Tapina do Amazonas”, “Caipora” e “Harmonia”. Mas, diante de todos os seus trabalhos fica como que uma sensação de impreciso, de flutuante, de filamentoso, de desbotado que não sabemos bem se buscada pelo autor ou se por ele deixada nos quadros a seu pesar. O colorido e a luz, que tenderiam a tomar vigor, ali estão como que lavados afim de perderem a natural vivacidade. Isto em parte contribui para tornar as telas vagamente decorativas. Mas tira-lhes a solidez, qualidade necessária mesmo nos efeitos decorativos.

Também decorativa nos parece ser a tendência do sr. Roberto Niaud, tendência essa que se afirma agradavelmente em “Depois da pesca” (269). E ainda a marinha do sr. Mario Tulio (193) é também puramente decorativa.

Entre os retratistas encontramos o sr. Cesar Turatti, regularmente sólido em “Retrato da Sra. Elza Brondi”, e o sr. Candido Portinari, de cujas obras preferimos o “Retrato do pintor Santiago” (258) e do “Arquiteto Attilio M. Alves” (256). Também apresenta um retrato o sr. Guttmann Bicho, mas fraquíssimo de desenho. Dele preferimos ainda a “Paisagem”, a quem a técnica pontilhista não deixa de dar certa agradável e suave luminosidade.

Interessante “A esmola”, do sr. José Maria Medeiros e “Últimos retoques”, do sr. Orlando Teruz. Notamos ainda uma boa tela, “Estrada Velha”, do sr. Ernesto Quessak; duas do sr. Fausto de Souza: “Aguadeira” e “A caminho da feira”; e os desenhos do sr. Gaspar Magalhães, “Prédios”, “Gluglu” e a graciosa sépia “Impressões”, bom estudo de movimento.

Além desses trabalhos, alguns existem no salão, que se não se salientam por especiais qualidades pictóricas, não deixam de chamar a atenção do visitante, pelas dimensões das telas. Dentre todos esses, o que nos agrada mais é o quadro “Ao bandeirante desconhecido”, do sr. Fernandes Machado; neste trabalho, ao lado de uma insuficiente fusão e harmonia de colorido e alguns senões de desenho, há seriedade e alguma grandiosidade de concepção. Os demais quadros de grandes proporções nos parecem fracos; artificioso de colorido e insuficiente de massa a “Mata iluminada”, do sr. Annibal Mattos; frio, álgido e sem vida, “Águas de minha terra”, do sr. Levino Fanzeres.

Quanto ao esboço decorativo, “A Evolução Brasileira”, de autoria do sr. Miguel Capplonch, devemos confessar que não conseguimos encontrar ai nada mais do que uma rude tarefa, fadigosamente levada a cabo com escasso resultado, seja nos símbolos, seja propriamente nos elementos de pintura.

Muitos outros trabalhos existem ainda nas salas onde está instalada essa trigésima primeira Exposição Geral de Belas Artes. Mas, excetuando as inadvertências e as desatenções ou cochilos sempre possíveis quando se deva correr o olhar só na pintura, por nada menos de trezentos e vinte e um trabalhos, tantos quantos conta essa seção, podemos dizer não haver mais nenhum que se destaque e se imponha ao olhar. Todos eles passam despercebidos, sem louvor e sem censura, gozando as imunidades anti-críticas da “aurea mediocritas.

Assim, aguardemos com confiança o salão do ano vindouro...

Mario da SILVA


Imagem

“Quietude” – Quadro de Augusto Bracet, enviado ao salão deste ano.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Andrea Garcia Dias da Cruz

SILVA, Mario da. BELAS ARTES. O salão de 1924 - A PINTURA. O Jornal, Rio de Janeiro, 30 ago. 1924, p.3.

Ferramentas pessoais
sites relacionados