. SILVA, Mario da. BELAS ARTES. O SALÃO DE 1924 - A PINTURA. O Jornal, Rio de Janeiro, 28 ago. 1924, p.3. - Egba

SILVA, Mario da. BELAS ARTES. O SALÃO DE 1924 - A PINTURA. O Jornal, Rio de Janeiro, 28 ago. 1924, p.3.

De Egba

Em continuação às impressões que temos vindo notando sobre o salão deste ano, cabe-nos hoje ainda tecer alguns comentários à margem das obras de mais alguns dos nossos pintores.

Em primeiro lugar, diremos das marinhas do sr. Garcia Bento. São quatro ótimos trabalhos, mas um há que de especial maneira se impõe à atenção do visitante. É a marinha “Ancoradouro” (103), uma das mais belas coisas que nos apresenta o atual salão. Tudo, nessa tela concorre para no-la recomendar como solidíssimo trabalho de um artista nítido e forte: a luz magistralmente distribuída, a perspectiva longínqua e o sóbrio das tonalidades; a estrutura compacta do barco e a ondulação plácida da água; a fatura larga e desembaraçada, segura de si, mas sem ousadias intempestivas; a harmoniosa fusão de todas essas coisas em uma lúcida e serena visão de artista. Também não há regatear aplausos a “Mau tempo” (105) e “Praia de fora”, sem dúvida ótimas telas. Entretanto, em ambos esses quadros parece-nos que o autor abuse um pouco da espátula, argamassando, se assim é licito metaforizar, em demasia, as suas tintas, de maneira a privar a tela daquela amplidão de atmosfera que tanto realce deu ao seu “Ancoradouro”. Além disso, em “Praia de fora” não nos parece que aquela faixa uniforme de céu responda bem à luminosidade intensa do primeiro plano. Ainda bom “Entrada da baia de Guanabara”, onde, entretanto, não podemos deixar de salientar a falta de solidez na estrutura dos rochedos do primeiro plano.

Algumas alegres notas de luz e de cor enviou ao salão a sra. Haydéa Lopes, que se nos revela uma vibrátil e delicada sensibilidade. Indicaremos como de nossa preferência dentre os seus trabalhos os “Mocidade em flor” (132) e “Cabra-cega” (135).

O sr. Benno Treidler é possuidor, inegavelmente, de uma sólida técnica da aquarela, que ele emprega sem hesitações e da qual consegue excelentes transparências e efeitos; ao mesmo tempo, é o sr. Treidler um vivo desenhista. Mas por que conservar, em nada menos de vinte trabalhos (a tanto sobe o número dos que esse artista enviou ao salão), a mesma uniformidade de luz e o mesmo colorido? É verdade que todos vinte são “Estudo do Morro do Castelo”, mas não é menos verdade que há pictoricamente falando, infinitos Morros do Castelo, não só tantos quantos os artistas que o vejam, mas, para um mesmo artista, tantos quantos sejam os segundos que passam as luzes que variam as cores que mudam e até as temperaturas que oscilam. Ainda mais: tantos há quantos possam ser os sentimentos de uma mesma alma, devido aos quais prefere ela hoje este Morro do Castelo, com esta perspectiva, esta luz, esta cor, estas linhas, e amanhã já elege colorações novas, novas luminosidades perspectivas, cortes e pontos de vista novos. O sr. Benno Treidler, entretanto, viu vários trechos do mesmo assunto, mas sempre do mesmo modo, e caiu no monótono.

E, já que estamos entre os aquarelistas citemos logo também os trabalhos do sr. Porciuncula de Moraes, especialmente “Viração” (249) e “Convento em ruínas” (251), estudadas com carinho e sugestivas.

Do sr. Armando Vianna, agradam-nos os retratos, principalmente o de n. 297, mas nos parecem muito menos felizes tanto a “Poesia da Vida” (299) como “Aniversario de vovô” (296).

Notemos ainda, por hoje, os interessantes estudos de luz da sra. Yvonne Visconti dos quais preferimos os de ns. 318 e 320; uma original nota decorativa da sra. Marguerite Flori Bracet (56); as duas impressões de luz. “Recordações” e “Flor silvestre”, de autoria da sra. Georgina de Albuquerque, e ambos os retratos (283 e 284) da sra. Sarah Villela Figueiredo.

Mario da Silva


Imagem

“Mau tempo” – quadro do pintor Garcia Bento.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Andrea Garcia Dias da Cruz

SILVA, Mario da. BELAS ARTES. O SALÃO DE 1924 - A PINTURA. O Jornal, Rio de Janeiro, 28 ago. 1924, p.3.

Ferramentas pessoais
sites relacionados