. O BUSTO DO PRESIDENTE BERNARDES NO SALÃO. O Paiz, Rio de Janeiro, 15 ago. 1926, p. 1. - Egba

O BUSTO DO PRESIDENTE BERNARDES NO SALÃO. O Paiz, Rio de Janeiro, 15 ago. 1926, p. 1.

De Egba

Edição feita às 22h42min de 18 de Outubro de 2010 por Egba (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Por ocasião da abertura do salão oficial, a 12 do corrente, na Escola Nacional de Belas Artes, teve lugar a cerimônia de instalação do busto, em bronze, do Sr. Presidente Arthur Bernardes, na seção de escultura.

A obra é do professor Cunha Mello e revela, na sua simplicidade, o zelo e o atencioso interesse que o escultor empregou na reprodução do modelo.

Austera serenidade e concentração interior que caracterizam o retratado, foram revelados com grande felicidade pelo professor Cunha Mello.

O estatuário procurou marcar com solidez, sem nenhum exagero, num modelado justo, todas as particularidades típicas do chefe da Nação. Uma pátina suave envolve a matéria, e dá ao conjunto do retrato um ar de veracidade, uma fixação de semelhança, que por si só bastaria para demonstrar a busca do caráter que parece ter predominado na técnica do escultor Cunha Mello.

Não sabemos de outro retrato de S. Ex., o Sr. Arthur Bernardes, onde se haja cuidado com tanto esmero e carinho em deixar bem patente os traços mais significativos de fisionomia. Vê-se que sem abandonar o conjunto o escultor procurou, com especial interesse, marcar as particularidades que são representativas do modelo.

Na sala onde está exposto, aquele trabalho tem merecido constantes elogios, tanto dos críticos, como dos artistas.

Por sua vez, o escultor brasileiro tem sido felicitado pela realização de uma obra que talvez seja culminante na sua carreira de artista.


Imagem

FACE E PERFIL DO BUSTO DO SR. ARTHUR BERNARDES, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, OBRA DO PROF. CUNHA MELLO


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

O BUSTO DO PRESIDENTE BERNARDES NO SALÃO. O Paiz, Rio de Janeiro, 15 ago. 1926, p. 1.

Ferramentas pessoais
sites relacionados