. O “SALON” E OS PRÊMIOS - O Conselho Superior homologa os prêmios conferidos pelo júri. A Noite, Rio de Janeiro, 13 set. 1913, p.2. - Egba

O “SALON” E OS PRÊMIOS - O Conselho Superior homologa os prêmios conferidos pelo júri. A Noite, Rio de Janeiro, 13 set. 1913, p.2.

De Egba

Reuniu-se hoje, à 1 hora da tarde, o Conselho Superior de Belas-Artes, a quem foi entregue, conforme manda o regulamento, o resultado obtido com o julgamento das obras expostas no atual “Salon”, trabalho este dos júris que funcionam na XX Exposição Geral de Belas Artes.

O Conselho homologou todos os prêmios conferidos a vários artistas, cabendo o prêmio de viagem à pintora Angelina Agostini, que o obteve com o seu quadro “A vaidade”.

Angelina Agostini não é uma estreante no nosso “Salon”. Há 4 ou 5 anos, ela tem aparecido com trabalhos, que de ano para ano mostravam um progresso constante e eram uma demonstração evidente de que Angelina estudava e estudava muito, causa única e principal desse seu progresso.

Discípula de Henrique Bernardelli e ex-aluna da Escola de Belas Artes, onde estudou também com aquele mestre, ali estão os seus trabalhos deste ano, mostrando o quanto ela foi bem dirigida e o resultado obtido pela discípula na sua assiduidade ao estudo, qualidade esta que falta a muitos dos que principiam e que por isso mesmo vacilam nos primeiros passos dados no difícil caminho da Arte.

Angelina Agostini ainda não tem definitivamente traçado o seu itinerário ao Velho Mundo aos grandes centros artísticos europeus.

No entanto, parece-nos que ela irá em primeiro lugar a Londres, onde estudará os grandes retratistas. Depois é natural que visite Paris e a Itália, pátria de seu pai, o grande e saudoso artista Angelo Agostini, preso para sempre à nossa história, pela sua campanha abolicionista de que foi um dos mais denodados batalhadores.

Os outros premiados foram os seguintes:

Grande medalha de ouro: Augusto Girardet; pequena medalha de ouro: Carlos Oswald e Adalberto de Mattos; grande medalha de prata: Carlos Chambelland e Gustavo Dall'Ara; pequena medalha de prata: Adelaide Gonçalves, Pedro Bruno, Mario Navarro da Costa, e Antonino Pinto de Mattos; medalha de bronze: D. Iracema Orosco, Julieta Bicalho, Arnaldo de Carvalho, Humberto Cavina, Rodolpho Pinto do Couto e João Timotheo da Costa; menção honrosa de 1º grau: D. Maria Pardos, Marques Junior, Dias Junior, Antão Bibiano Silva e Dinorah Carolina de Azevedo; menção honrosa de 2º grau; Gastão Formenti e Vicente Rodrigues Moreira.


Imagem

A pintora Angelina Agostini, discípula de Henrique Bernardelli autora do quadro “A vaidade”


Digitalização de Arthur Valle

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

O “SALON” E OS PRÊMIOS - O Conselho Superior homologa os prêmios conferidos pelo júri. A Noite, Rio de Janeiro, 13 set. 1913, p.2.

Ferramentas pessoais
sites relacionados