. O “SALON” DE 1920 - Inaugura-se hoje a exposição de belas artes - OS TRABALHOS EXPOSTOS. Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro, 12 ago. 1920, p.3. - Egba

O “SALON” DE 1920 - Inaugura-se hoje a exposição de belas artes - OS TRABALHOS EXPOSTOS. Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro, 12 ago. 1920, p.3.

De Egba

Edição feita às 11h27min de 11 de Junho de 2012 por Egba (Discussão | contribs)

Inaugura-se hoje, oficialmente, a vigésima sétima exposição geral, organizada pelo Conselho Superior de Belas Artes.

Precedendo o ato inaugural que se revestirá da solenidade dos anos anteriores, realizou-se ontem, às 2 horas da tarde, o “vernissage” daquele certame artístico.

O salão de exposição da Escola de Belas Artes apresentava um aspecto solene, sendo inúmeras as pessoas que assistiram aos trabalhos preliminares para a abertura do “salon”.

Na atual exposição figuram trabalhos de grande valor artístico e nela tomam parte as figuras mais representativas da arte brasileira.

O local escolhido para o certame foi o segundo andar do edifício daquela Escola, onde , além de haver mais luz, há espaço suficiente para a exposição de todos os trabalhos, sem que se torne necessário colocá-los uns sobre os outros.

A comissão diretora da exposição, composta dos Srs. Rodolpho Amoedo, Benno Treiller e Raul Pederneiras, ontem, por ocasião do “vernissage”, proporcionou aos visitantes momentos de satisfação mostrando-lhes os trabalhos que no “salon” de 1920 hão se constituir a nota artística do ano.

OS ARTISTAS QUE CONCORREM À EXPOSIÇÃO

São os seguintes os artistas que este ano concorrem à exposição: A.Martins Ribeiro, com um quadro “Visão interior”; A. Lopes de Almeida, com duas telas “Beijos de Sol” e “Vegetação”; Almeida Junior [Luiz Fernandes de Almeida Júnior], com um grande quadro - “Primeiro Pecado” e outro “Estudo do Sol”; Americo Giusti, com o quadro “Estudo de cabeça”; Rodolpho Amoedo, “Retrato de Mlle. XXX” e “Chá das cinco”; André Vento, “Cleopatra”; Antonio Esposito, “Raio de Sol”; Antonio G. Bento, “Cais do Porto”, “ Praia de S. Cristovão” e “Dia de Sol”; Argemiro Cunha, “Retrato” e “Caminho do Porto”; B. Pinto, “Caminho da Gávea”, paisagem: João Baptista da Costa, “Tarde Calma”, “Últimos raios de Sol”; Bécho Guttmann [sic], “Alguns amigos”; Bracet Augusto, “Ânfora” e “Escolha Difícil”; Pedro Bueno [sic], “Outono”, “Manhã de Sol” e “Manhã de inverno”; D. Cecil Clark Davis, “Senhora Stewart” e “Condessa Mande de Provanna”; Cesare Colossuono “Velho artista” e “Estudando a lição”; Chambelland [Rodolpho Chambelland], retratos do Dr. A. P. e do O. M. e “Sol da tarde”; Gaspar Coelho Magalhães, “Cabeça de Carneiro”, “Tomo”; Carlos de Serviz [sic], “Estudos de frutos”, “Depois da tempestade” e retrato do Sr. Dr. Alfredo Souza; A. Delphino, “Minha Mãe”; Domeneck, dois estudos de pastel; João Dutra, “Bairro de S. João”, “Poesia da roça”, “Manhã no Piracicaba”; Levino Fanzeres, “Agonia da tarde”, “Ipé florido”, “Ave Maria” e “Efeito de Sol”; Fernandes Machado, retrato, “Fomenti”, “Rocha do Arpoador” e “Nuvens da tarde”: F. Caccleli [sic], “Crepúsculo matutino”; Georgina de Albuquerque, “Manhã de Sol”, “Meiguice”, “Fantasia”, “Faceira”, “Chagrin d’amour”; H. Witte, “Rua Westphalia”; Hermogenes Marques, “Patrulha”, “As despedidas”, “Reconhecimento”; Irene França, “Estudo interrompido” e “Desanimo”; J. Rocha Ferreira, retrato de M. Santiago; John Graz, “Igreja de Ronda”, “Paisagem de Ronda”; Julia F. Pinto, “Zigane”; Laudelino de Aguiar, “Cebolas”; Latour, “Dia de audiência”; Lucilio de Albuquerque, “A jangada”, dois retratos, “A igrejinha” e um recanto do saco de S. Francisco; Lopes de Leão, “San Gemignano delle belle torri”; L. Kattenback, “Um retrato”; Manna (F.), “Ócio de estudante”, “Recreio matinal”, “Pescadores de águas turvas”, “Recanto iluminado”, “Tarde de sol”; M. d’Assumpção Santiago, “Auto-retrato” e “Rua de S. José”; M. Faria, “Paisagem”; Mario Tullio, um retrato e duas paisagens; Maria E. Frontin Werneck, “Interrogação”; M. H. Lisboa, “Marinha”, “Cabeça”; Navarro da Costa, “De minha janela”, “Barcos do Rio Leça”, “Luz tropical”; Otto Banguer [sic], “Paisagem da Gávea”, “Catedral de Aschaffenburg”, “Antigo Conselho Municipal”, “A tarde” e “Meu filho”; Oswaldo (Carlos), “Jesus entre os doutores”; Petit (Augusto), “Primavera”; Paulo Fonseca [sic], “Bico do Papagaio”, “Um paisagista”, “Paisagem”; Parreiras “Manhã de sol”; Porciúncula, “Último beijo”; Regina Veiga, retrato, “Depois da posse”, “O pássaro morto”, “Reis Junior”, um retrato; Seelinger (Helios) “Por mares nunca dantes navegados”, “Nossa esquadra na guerra” e mais seis quadros; Solange Frontin Hess, retrato: Timótheo (A.) “Misteriosa”, “Efeito do sol” e outros; Timótheo (João) “Ilha Boa Viagem” “Auscultando”; Visconti, “Samothrace”, “A Família”, “Cura de sol”; Zina Sita, “Rosa”.


Imagem

Ao alto: um grupo de expositores e de famílias que compareceram ao “vernissage”. Em baixo: alguns quadros exibidos


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Andrea Garcia Dias da Cruz

O “SALON” DE 1920 - Inaugura-se hoje a exposição de belas artes - OS TRABALHOS EXPOSTOS. Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro, 12 ago. 1920, p.3.

Ferramentas pessoais
sites relacionados