. O “SALÃO” DE 1921 - Reunião do Conselho de Belas Artes - DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 ago. 1921, p.7. - Egba

O “SALÃO” DE 1921 - Reunião do Conselho de Belas Artes - DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 ago. 1921, p.7.

De Egba

Esteve reunido ontem, sob a Presidência do Sr. Ministro da Justiça, o C. Superior de Belas Artes, para decidir sobre a distribuição dos prêmios concedidos de acordo com o regulamento da Escola aos concorrentes ao “Salão” de 1921.

O Sr. Dr. Alfredo Pinto, ao iniciar os trabalhos do Conselho, apresentou as suas despedidas, por ter de deixar a pasta na próxima semana, sendo S. Ex. saudado pelo Sr. Diretor da Escola de Belas Artes, que se congratulou com S. Ex. pela sua nomeação para o Supremo Tribunal Federal.

O Sr. Professor Baptista da Costa agradeceu ao Sr. Dr. Alfredo Pinto o concurso por S. Ex. prestado às belas artes, durante a sua administração na pasta da Justiça.

Passou, em seguida, o Conselho à apuração do concurso de prêmios que deu o seguinte resultado: - Seção de Pintura - Prêmio de viagem, a Guttmann Bicho; grande medalha de ouro, a Belmiro de Almeida; grande medalha de prata, a Angelo Cantú; Levindo Fanceres [sic] e Jorge de Mendonça; pequena medalha de prata, a Marques Junior; medalha de bronze, a Gastão Forment [sic], Irene França e Oswaldo Teixeira; menção honrosa de 1º grau, a Manuel Constantino Ribeiro, e Joaquim da Rocha Ferreira; menção honrosa de 2º grau, a Adelia Saldanha, Gino Bruno Francoso M. Bas Domeneck, José Maria dos Reis Junior, Thomaz Reynolds e Armando Vianna; prêmios em dinheiro: 1:000$000, a Francisco Manna e Gaspar Magalhães; 500$000, a Raul Deveza e aula Fonseca [sic] e Luiz Kattenback; prêmio Galeria Jorge (500$000) a Almeida Junior [Luiz Fernandes de Almeida Júnior]. Seção de Escultra: - menção honrosa de 2º grau a D. Maria de Assis Mattos; prêmio em dinheiro: 1:000$000, a Antonio [sic] Mattos [Antonino Mattos]; 250$000, a Paulo Mazuchelli. Seção de gravura: - Prêmio em dinheiro: 500$000, a [[Arlindo Bastos. Seção de Arquitetura: - pequena medalha de ouro a Francisco dos Santos; menção honrosa de 1º grau, a A. G. Maya [sic].

O Conselho resolveu conferir a grande medalha de ouro ao artista Belmiro de Almeida que concorreu com um interessante trabalho que, por ter chegado tarde a esta Capital, não pôde figurar no catálogo.

O quadro do artista Belmiro de Almeida representa o “Salão de Versailles”, onde foi assinado o Tratado de Paz, vendo-se na tela a Delegação Brasileira.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

O “SALÃO” DE 1921 - Reunião do Conselho de Belas Artes - DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 ago. 1921, p.7.

Ferramentas pessoais
sites relacionados