. NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 2 set. 1897, p. 2. - Egba

NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 2 set. 1897, p. 2.

De Egba

Inaugurou-se ontem a Exposição Geral de Belas Artes deste ano.

O Sr. Prudente de Moraes se fez representar pelo Sr. 1º Tenente Max Frontin, e compareceu o Sr. Ministro do Interior que examinou minuciosamente os trabalhos expostos.

Foi bastante numerosa a concorrência de senhoras e cavalheiros, notando-se grande número de artistas e escritores conhecidos.

O número de trabalhos expostos este ano é muito inferior ao do ano passado, mas a impressão que tem o visitante não é desagradável. O nível artístico não desceu, apesar de ser muito limitado o número de artistas que tiveram a coragem de concorrer, sabendo-se que este ano o Governo não tinha verba para a compra de quadros, e que a situação atual faz com que os poucos verdadeiros amadores que existiam em outros anos estejam retraídos. Efetivamente, a abstenção este ano foi extraordinária, deixando de expor trabalhos, artistas que nesses últimos anos tem sido frequentadores constantes do nosso pequeno Salão anual; e muitos deles sabemos que tem no atelier grande cópia de quadros acabados.

Os expositores são em número de 25 na seção de pintura, um na de escultura, um na de [sic] seção gravura de medalhas e pedras preciosas e um na de desenhos a crayon.

Na seção de pintura chamam logo a atenção os trabalhos do Sr. Henrique Bernardelli, que expõe uma grande marinha - Santa Maria, pintada em uma gama muito clara, magníficos retratos e quadros de gênero e finas aquarelas. O Sr. Amoedo tem dois bons retratos e um belo quadrinho de gênero; o Sr. Brocos mandou dois retratos bem estudados. O Sr. B. Parlagreco expõe interessantes estudos de interior e retratos, a maior parte deles já nossos conhecidos.

Nota-se dois retratos e um estudo do nu, de Sra. Diana Cid; um estudo do Sr. Augusto Luiz de Freitas; um bom retrato de Mlle. Mary Mareso Sayão [sic]; dois quadros do Sr. Oscar Pereira da Silva; três trabalhos do Sr. Almeida Junior, todos chamando a atenção geral e duas paisagens do Sr. Telles Junior.

Foi também muito admirado o quadro - Paisagem com vacas - de Souza Pinto, de que aqui já falamos.

O Sr. Rodolpho Bernardelli expõe um interessante modelo em gesso de um retrato que vai fazer em bronze, e o Sr. Augusto Girardet, o árduo professor da aula de gravura de medalhas e pedras preciosas, delicados trabalhos em ágata, em concha, em topázio, em aço e em gesso, que merecem ser minuciosamente examinadas.

Do Sr. Cesari Machari, artista italiano, admira-se um rigoroso estudo a crayon.

Cumpre também salientar o progresso revelado pelo trabalho de diversos amadores e amadoras.

Mais de espaço voltaremos a tratar dos trabalhos expostos.


Digitalização de Arthur Valle

Transcrição Natalia Mano Goulart Saraiva

NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 2 set. 1897, p. 2.

Ferramentas pessoais
sites relacionados