. NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 1 set. 1900, p.2. - Egba

NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 1 set. 1900, p.2.

De Egba

Inaugura-se hoje, no edifício da Escola Nacional de Belas Artes, a Exposição Geral de Belas Artes do corrente ano.

Realizou-se ontem ali a cerimônia do vernissage, que foi regularmente concorrida.

Pela rápida visita que ontem fizemos, a Exposição atual na seção de pintura é pobre, apesar do número relativamente grande de trabalhos expostos.

Dominam os amadores e amadoras, e os quadros de natureza morta. Dos nossos artistas mais notáveis poucos concorrerão, e dos professores da Escola apenas os Srs. Amoedo e Henrique Bernardelli (cujos trabalhos ainda ontem não estavam colocados) concorrerão.

Entretanto, vale a pena uma visita à Exposição para ver os quadros dos Srs.: João Baptista da Costa (facile princeps), Rodolpho Amoedo, Bruno Freidler [sic], Modesto Brocos, Belmiro de Almeida, Raphael Frederico, as duas senhoritas Cunha Vasco [Anna da Cunha Vasco e Maria da Cunha Vasco]; Macedo, Machado, Facchinetti, D. Maria Fomeiro [sic], Luiz Ribeiro Filho, Mrs. L. A. Hunter, etc.

A seção de arquitetura é a que melhor figura faz este ano: só a exposição Morales de los Rios representa tanto pela quantidade como pela qualidade esta seção. Nela notam-se mais dois trabalhos de valor, feitos com ciência e consciência, do Sr. Giacomo Micheli, três trabalhos do talentoso aluno da Escola o Sr. Heitor Mello, plantas de casas edificadas pelo Sr. Alexandre Speltz e um trabalho do professor Sr. Berna.

Na seção de escultura é única expositora a distinta artista a Sra. D. Nicolina Vaz de Assis, com um busto em bronze, bom retrato do Sr. Visconde de Ouro Preto e uma cabeça de estudo em gesso; na seção de medalhas e pedras preciosas, o Sr. Girardet com diversas medalhas e um delicioso baixo relevo – Pensée.

Na seção de gravura e litografia, apenas um trabalho, um retrato à água forte, bom trabalho do Sr. Modesto Brocos.

Mais de espaço voltaremos a tratar da Exposição.


Digitalização de Arthur Valle

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 1 set. 1900, p.2.

Ferramentas pessoais
sites relacionados