. NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 15 set. 1895, p.2. - Egba

NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 15 set. 1895, p.2.

De Egba

O Sr. Alvaro do Valle, artista português, enviou para a exposição dois quadros, “Junto do fogão” e o “Proletário”, feitos em uma tonalidade suja, pouco sólidos de construção, com desenho não muito firme, mas que tem expressão.

O Sr. Angelo Agostini não é dos mais modernos na fatura; expõe apenas dois trabalhos: uma paisagem - “Através das matas”, um recanto de mata cortada por uma linha férrea, na ocasião em que acaba de passar um trem que se vê afastar-se ao longe sujando o céu de um rolo de fumaça pardacenta, dois índios surgem da esquerda, espantados com o aparecimento do monstro desconhecido. O assunto é feliz, mas não é muito novo. É um tanto monótono e de entonação demasiado escura. A sua outra tela “Marietta” é uniforme de desenho e tem certa harmonia.

O Sr. Delphim da Camara é um velho artista que já tem a sua feição peculiar, é pintor de retratos e expõe dois trabalhos. Tem certo chic na sua maneira de pintar; os seus retratos são agradáveis. Vê-se que procura pintar com justeza.

O Sr. Facchinetti, que tem um nome justamente respeitado entre os nossos artistas, tanto que foi escolhido por eles para fazer parte do júri que deve julgar dos trabalhos expostos, tem na Exposição uma única tela - A vista da “Praia de Icarahy”, naquela sua maneira delicada, minuciosa que o distingue. Esse quadro, de que já falamos mais extensamente em outra ocasião, confirma a sua predileção pelos panoramas iluminados, é bem observado e de efeito.

A Sra. Marquesa de Itu adquiriu o quadro “Peixes” (n. 4), do Sr. Pedro Alexandrino, que também vendeu ao Sr. Garcia Redondo o quadro “Cebolas” (n. 6); o Sr. André de Oliveira adquiriu os quadros 85 “Tipo Romano”, do Sr. Felix Bernardelli e “Campo de Queimados” (n. 110) do Sr. Brocos; o Sr. Barão de Quartin adquiriu uma cabeça de estudo - Negro (n. 108), do Sr. Brocos e o coronel Antonio Bazilio, a “Paisagem veneziana”, do Sr. Parlagreco.


Digitalização de Arthur Valle

Transcrição Vinícius Moraes de Aguiar

NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 15 set. 1895, p.2.

Ferramentas pessoais
sites relacionados