. NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 15 out. 1897, p. 2. - Egba

NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 15 out. 1897, p. 2.

De Egba

Encerra-se hoje a Exposição Geral de Belas-Artes do corrente ano.

O número dos trabalhos expostos não foi muito avultado, mas entre eles havia muitos dignos de ser notados em qualquer parte onde houvesse melhor apreciação por obras artísticas e que seriam suficientes para dar à exposição grande concorrência.

A abstenção quase geral que se deu com relação à exposição que hoje se encerra é um triste sintoma para a nossa educação artística, que se deveria julgar mais adiantada, e de muito poucos estímulos para que os artistas trabalhem em um meio que se mostra tão mediocremente apreciador.

O número de quadros vendidos foi também quase nulo, e compreende-se que é este outro elemento desanimador para os artistas, que naturalmente tem de viver e de manter-se, como toda a gente, e que […] continuar a produzir se, pela arte que professam, não conseguirem meios de subsistência.

Acresce que este ano não foi votada a pequena verba que era destinada à aquisição de quadros para a nossa Pinacoteca, de modo que nem lhes resta a esperança de ver o Estado comprar um ou alguns de seus trabalhos.

Nestas condições, compreende-se que, só entranhado amor à sua arte é que poderá fazer com que os artistas continuem a trabalhar e a expor, e não há que lastimar sobre a pequenez da exposição deste ano, senão que admirar que ainda houvesse artistas assaz corajosos e laboriosos para enviar trabalhos em condições tão pouco propícias.

Façamos votos para que no próximo ano as coisas não sejam ainda piores.

Entretanto, aos artistas não é a coragem que falta, e a prova é que já se anuncia uma nova exposição de pintura. É a dos alunos do Sr. Antonio Parreiras, e como se trata de moços entusiastas e laboriosos, desde já podemos prognosticar que a sua exposição não será distituída de atrativos, pelo menos para os poucos que se deliciam vendo paisagens sinceramente pintadas.


Digitalização de Arthur Valle

Transcrição Natalia Mano Goulart Saraiva

NOTAS SOBRE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 15 out. 1897, p. 2.

Ferramentas pessoais
sites relacionados