NOTAS DE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 14 ago. 1923, p.5.
De Egba
EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES - Com a presença dos Srs. Dr. Arthur Bernardes, Presidente da República; Dr. João Luiz Alves, Ministro da Justiça; Dr. Arnolpho de Azevedo, Presidente da Câmara dos Deputados, representantes dos Ministros de Estado, Prefeito do Distrito Federal, Presidente do Instituto dos Advogados, autoridades civis e militares, foi inaugurada anteontem, no edifício da Escola Nacional de Belas Artes, a XXX Exposição Geral de Belas Artes.
Durante o ato da inauguração oficial estiveram repletas todas as dependências da Escola que se achavam artisticamente enfeitadas.
O Sr. Presidente da República, que percorreu demoradamente todas as salas da Exposição, examinando minuciosamente a maior parte das obras ali reunidas, teve palavras de louvor para diversos trabalhos, felicitando os seus autores.
O Sr. Presidente da República, que esteve sempre acompanhado do Dr. João Luiz Alves, Ministro da Justiça, e do Sr. João Baptista da Costa, Diretor da Escola Nacional de Belas Artes, ao terminar a sua visita pediu ao Professor Batista da Costa, a quem felicitou pelos seus trabalhos que figuram na atual exposição - “Em plena natureza; uma tradição que desapareceu”, que fizesse chegar ao conhecimento dos artistas expositores, os seus cumprimentos, entre eles a Sra. D. Georgina de Albuquerque, e os Srs. Pedro Bruno, Antonio Pereira [sic] [Antonio Parreiras], Carlos Chambelland, Oswaldo Teixeira e Antonio de Mattos.
O conjunto arquitetônico apresentado pelos arquitetos Srs. Santos Maia e Eliziario Bahiana bem como o projeto apresentado pelo arquiteto J. de Souza Camargo, mereceram de S. Ex. elogiosas referências.
A exposição foi durante todo o dia muito visitada, tendo sido geral a boa impressão produzida pelas obras expostas.
Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim
Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar
NOTAS DE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 14 ago. 1923, p.5.