. NOTAS DE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 14 ago. 1923, p.5. - Egba

NOTAS DE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 14 ago. 1923, p.5.

De Egba

EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES - Com a presença dos Srs. Dr. Arthur Bernardes, Presidente da República; Dr. João Luiz Alves, Ministro da Justiça; Dr. Arnolpho de Azevedo, Presidente da Câmara dos Deputados, representantes dos Ministros de Estado, Prefeito do Distrito Federal, Presidente do Instituto dos Advogados, autoridades civis e militares, foi inaugurada anteontem, no edifício da Escola Nacional de Belas Artes, a XXX Exposição Geral de Belas Artes.

Durante o ato da inauguração oficial estiveram repletas todas as dependências da Escola que se achavam artisticamente enfeitadas.

O Sr. Presidente da República, que percorreu demoradamente todas as salas da Exposição, examinando minuciosamente a maior parte das obras ali reunidas, teve palavras de louvor para diversos trabalhos, felicitando os seus autores.

O Sr. Presidente da República, que esteve sempre acompanhado do Dr. João Luiz Alves, Ministro da Justiça, e do Sr. João Baptista da Costa, Diretor da Escola Nacional de Belas Artes, ao terminar a sua visita pediu ao Professor Batista da Costa, a quem felicitou pelos seus trabalhos que figuram na atual exposição - “Em plena natureza; uma tradição que desapareceu”, que fizesse chegar ao conhecimento dos artistas expositores, os seus cumprimentos, entre eles a Sra. D. Georgina de Albuquerque, e os Srs. Pedro Bruno, Antonio Pereira [sic] [Antonio Parreiras], Carlos Chambelland, Oswaldo Teixeira e Antonio de Mattos.

O conjunto arquitetônico apresentado pelos arquitetos Srs. Santos Maia e Eliziario Bahiana bem como o projeto apresentado pelo arquiteto J. de Souza Camargo, mereceram de S. Ex. elogiosas referências.

A exposição foi durante todo o dia muito visitada, tendo sido geral a boa impressão produzida pelas obras expostas.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

NOTAS DE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 14 ago. 1923, p.5.

Ferramentas pessoais
sites relacionados