. NOTAS DE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 12 ago. 1920, p.4. - Egba

NOTAS DE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 12 ago. 1920, p.4.

De Egba

EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES - Com a presença do Sr. Presidente da República inaugura-se hoje, às 3 ½ horas da tarde, a XXVII Exposição Geral de Belas Artes.

Ontem realizou-se ai a cerimônia do vernissage, o que nos permitiu fazer uma ideia rápida é verdade, do que é a exposição do corrente ano.

Em número de telas, é menor do que nos anos anteriores: mas, a impressão de conjunto é que há ali reunidas coisas muito interessantes, e que há artistas que acusam progresso notável.

Não temos tempo, nem se pode fazer uma apreciação justa por uma rápida visita; mas, se pode mencionar como empolgando logo muito favoravelmente a atenção os dois retratos enviados pela distinta pintora Mrs. Cecil Davies Clarke, as duas paisagens de João Baptista; o retrato e duas paisagens de Lucilio de Albuquerque; os quadros cheios de luz, de D. Georgina de Albuquerque; o quadro de composição, de Eugenio Latour; os retratos de Rod. Chambelland; a bela paisagem [Imagem] de Edgard Parreiras; o retrato de D. Regina Veiga; as duas marinhas e os outros trabalhos de Helios Seelinger, que este ano parece que vão dominar o Salão; os quadros de Arthur Thimotheo da Costa e os de seu irmão João [João Thimotheo da Costa], e trabalhos de Carlos Oswaldo, Carlos De Servi, Bruno, Guthmann Bicho [sic], Augusto Bracet, Navarro da Costa, etc.

Os quadros com que o Sr. Elyseo Visconti concorre à exposição e que fizeram parte da última exposição da “Société Nacionale” [sic], em Paris, ainda não se achavam expostos.

Na seção de escultura bons trabalhos de jovens artistas, chamando a atenção a estatua “Escrava” de Antonino de Mattos e o grupo “Um sonho” de Hilgardo Leão Velloso [sic].

Na seção de medalhas e pedras preciosas obras muito interessantes dos artistas formados por. A. Girardet, os Srs. Arlindo Bastos, Dinorah de Simas Enéas, Francisco Marinho, Jorge Soubre e L. Campos.


Digitalização de Arthur Valle

Transcrição de Andrea Garcia Dias da Cruz

NOTAS DE ARTE. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 12 ago. 1920, p.4.

Ferramentas pessoais
sites relacionados