. GUANABARINO, Oscar. ARTES E ARTISTAS. O Paiz, Rio de Janeiro, 1 out. 1894, p.2. - Egba

GUANABARINO, Oscar. ARTES E ARTISTAS. O Paiz, Rio de Janeiro, 1 out. 1894, p.2.

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'''Escola Nacional de Bellas-Artes'''
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'''EXPOSIÇÃO GERAL'''
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'''Transcrição de Fabiana Guerra Granjeia'''
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Foi grande a nossa surpresa e grande o nosso contentamento ao entrarmos hontem na sala em que estão reunidos os trabalhos de pintura enviados á exposição de bellas-artes.
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'''Atualização da grafia por Andrea Garcia Dias da Cruz'''
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A pintura progride, como nenhuma das outras artes, no dominio da Republica; e basta comparar a actual exposição com a melhor que conseguiu o antigo imperio em 1884, quando a academia tinha conselheiros e commendadores a dirigil-a, para vermos o quanto temos caminhado.
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A pintura historica, tão recommendada e exigida, apresentava sempre factos historicos, que nenhuma relação tinham com a nossa vida. [[Pedro Americo]], professor de archeologia, caindo em constantes erros dessa materia, dava-nos ''Joana d’Arc'', ''Moysés'', ''Judith'', ''Heloísa e Abelardo'',''Voltaire'', e tantos outros quadros de assumpto estrangeiro, quando a nossa historia ainda estava, como está, por explorar; e como esse pintor era quem dava a nota naquella época, todos os outros seguiram-lhe nas aguas e lá vinham as collecções biblicas, em que o ''S. Jeronymo'' não falhava.
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Actualmente apparece uma arte, que, se não é francamente nacional, accentua bem a tendencia para isso.
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Nesse ponto temos tres artistas notaveis, que pintam scenas brazileiras, produzindo quadros magnificos - [[Almeida Junior]], [[Brocos]] e [[Weingärtner]].
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O pintor ituano, autor de alguns quadros existentes nas galerias da escola nacional, taes como - ''O modelo'', ''Caipiras negaceando'', ''Derrubador brasileiro'', e mais dois outros biblicos - ''A fuga para o Egito'' e ''Remorso de Judas'' apparece-nos agora com tres télas brazileiras - ''A pescaria'', ''A queda do Votorantim'', ''Amolação interrompida'' e ''O caipira''.
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Na ''Pescaria'' a scena passa-se em um rio pouco caudaloso, com as margens alagadas e invadidas pelo tabual; na barranca estão os dois pescadores. É um quadro bem de scena vulgar; sem o espectaculoso do pannejamento e sem o grito das cores pomposas arrumadas para fazerem effeito.
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Na ''Queda do Votorantim'' ha pouco estudo da agua; parece uma quéda de gesso, sem transparencia, sem humidade, sem ruido. Almeida Junior não está no seu elemento, mas em compensação lá temos o ''Caipira'', typo exacto do sertanejo paulista, indolente, sentado a picar fumo para cigarro com a grande faca de ponta. Ha muita observação nesse typo, aliás difficil.
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''O Amolador interrompido'' tambem é um typo brazileiro e bem brazileiro. A téla tem grandes dimensões e obriga o pintor a muitos detalhes, que prendem a attenção do observador.
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Almeida Junior é sempre o mesmo artista de traço largo, fiel desenhista e de colorido natural, banindo da palheta cores inuteis, que só servem a quem quer produzir o agradavel á vista, sem se importar com a verdade.
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Brocos, perfeitamente identificado com a nossa natureza, apresenta uma série de paizagens mineiras, salientando ''Os bateadores''; mas o seu melhor trabalho é o ''Aqueducto'', quadro que já esteve exposto antes de partir para Chicago.
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Entre os artistas que procuram nacionalisar a arte, estudando os nossos costumes e surprehendendo a côr do nosso ambiente, tão difficil de ser apanhada pela inconstancia da luz, devemos collocar em um dos primeiros logares este pintor, de grande actividade e sempre fiel á verdade.
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Weingärtner não se limita a ser brazileiro - torna-se bairrista. Actualmente os seus quadros são scenas do Rio Grande, ou pelo menos do Sul.
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A exposição ainda não está catalogada, de modo que é difficil citar os quadros pelos seus titulos ou pelo menos indicar o seu numero; mas entre muitos que attrahiram a nossa attenção, recordamo-nos de um piquete de lanceiros em plena campanha.
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O assumpto presta á variedade; os soldados só têm uniformisados os armamentos, e o ''pala'' e as ''bombachas'' dão o tom caracteristico dos trajes do sul onde todos querem passar por ''guascas'', procurando effeitos na ''gauchada''.
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O ''brazileirismo'' obrigou-nos a deixar para o fim o quadro que mais sympathia nos despertou - ''A feiticeira'', de [[Henrique Bernardelli]]; esse quadro, que figurou na exposição de Chicago, é de grande merecimento, qualquer que seja o lado por que se encare. Verdade é que o assumpto tambem é dos melhores para chamar a attenção dos visitadores e dos criticos - a mulher preparada para o baile - e dizemos para os criticos, porque a mulher é a mais perfeita manifestação do bello, e é o bello a constante indagação da critica.
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[[Felix Bernardelli]] exhibe um quadro de grande sentimento, ''Uma espera á janela'', mas falta-nos espaço e deixaremos para outra occasião não só esse quadro como tambem um outro identico, mas exercido pela criada, assim como uma dansarina que finge ouvir os conselhos de sua mãe.
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Deviamos citar nesta primeira noticia uma cabeça envolta em véo roseo, trabalho magnifico de [[Rodolpho Amoêdo]], e destinado, segundo nos consta, a um jornalista fluminense; mas o espaço priva-nos desse intento e por essa mesma razão não falamos hoje no ''Jaca de laranjas'' de [[Pedro Alexandrino]], nos trabalhos de [[L. Rodrigues]], pensionista do Estado; na ''Escrava'' de [[Oscar P. da Silva]] e tantos outros em cuja frente estivemos parados algum tempo.
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OSCAR GUANABARINO
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'''Transcrição com grafia original de Fabiana Guerra Granjeia'''
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GUANABARINO, Oscar. ARTES E ARTISTAS. [[O Paiz]], Rio de Janeiro, 1 out. [[1894]], p.2.

Edição de 23h51min de 5 de Novembro de 2010


Transcrição de Fabiana Guerra Granjeia

Atualização da grafia por Andrea Garcia Dias da Cruz

GUANABARINO, Oscar. ARTES E ARTISTAS. O Paiz, Rio de Janeiro, 1 out. 1894, p.2.

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