. Exposições Gerais de Belas Artes: Disponibilização em rede de notas de imprensa - Egba

Exposições Gerais de Belas Artes: Disponibilização em rede de notas de imprensa

De Egba

Organização de Arthur Valle

O presente sítio tem como objetivo principal colocar à disposição de investigadores em Artes e demais interessados um corpus selecionado de transcrições e fac-símiles referentes à recepção das Exposições Gerais de Belas Artes, o principal certame artístico realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos períodos do Império e da 1ª. República. Inicialmente dedicado à série regular de mostras que se inicia em 1894 e se estende até o final do primeiro período republicano, o sítio se constitui, igualmente, como um experimento de verificação do potencial da escrita hipertextual como forma de indexação e organização de um banco de fontes primárias relativo à história da arte brasileira.

Vinculado à Linha de Pesquisa Estudos sobre Teoria e Literatura da Arte, do Departamento de Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DArtes/ICHS/UFRRJ), a iniciativa conta com o apoio, na forma de bolsas de iniciação científica, do CNPq e da FAPERJ. Visa prosseguir, consolidar e ampliar as ações de um projeto de Pós-Doutoramento intitulado Exposições Gerais de Belas Artes da 1ª. República - 1894-1930: Levantamento e Análise de Textos Críticos, iniciado em 2008 junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação do Prof. Dr. Paulo Knauss de Mendonça.

As principais características estruturais do sítio, em seu estado atual, são:


(1) a disponibilização de versões transcritas, com grafia atualizada, da parte textual das notas de imprensa recolhidas e de fac-símiles de sua parte iconográfica;

(2) a acessibilidade através de menus organizados por Anos, Periódicos, Articulistas, Expositores e Catálogos, bem como por Busca textual direta, através de um campo de pesquisa;

(3) a vinculação hipertextual das notas de imprensa entre si, através de links referentes sobretudo aos nomes de expositores e obras que figuraram nas edições das Exposições Gerais;

(4) a administração do banco de dados através do freeware MediaWiki, baseado na linguagem PHP. Esse software livre foi escolhido para a implementação inicial do sítio por permitir a criação e a edição, diretamente via web browser, de um número ilimitado de páginas inter-conectadas, características que facilitam a administração e o trabalho colaborativo no sítio.


O banco de dados do sítio é composto por cópias digitalizadas de versões micro-filmadas ou de exemplares impressos dos periódicos originais. É intenção do projeto expandir continuamente seu banco de dados. Nesse sentido, o sítio se encontra aberto para receber contribuições de investigadores que desejem colaborar com a sua ampliação, disponibilizando transcrições e/ou fac-símiles de notas referentes às Exposições Gerais. Tais contribuições serão creditados nas páginas relativas às notas disponibilizadas, nas quais o nome do/a investigador/a e a natureza da sua contribuição se encontrarão referidos.

As transcrições das notas de imprensa tiveram a sua grafia atualizada, visando facilitar a homogeneização gramatical do material disponibilizado e a realização de buscas textuais. A única exceção sistemática à essa regra refere-se à grafia dos nomes próprios de expositores, articulistas e personalidades: nesses casos, optou-se por preservar todas as variações encontradas de um mesmo nome próprio. As variações do nome de determinado/a expositor/a se encontram vinculadas a uma página específica, onde as referências localizadas nas diversas páginas do sítio podem ser listadas. A grafia do nome escolhida como título dessa página não é proposta como “correta;” antes, funciona simplesmente como um rótulo para a convergência das referências.

Nas transcrições, procurou-se preservar as ênfases gráficas (itálico, negrito, uso de maiúsculas etc.) e algumas características básicas da formatação original das notas de imprensa, como uso de subtítulos e quebras de parágrafo. O uso de colchetes foi reservado para a inserção de comentários relativos às transcrições. As indicações mais comuns são as seguintes:


[...] - indica trecho ilegível no documento consultado;

[sic] - indica erro ortográfico ou grafia heterodoxa;

[Imagem] - insere link para imagem de obra citada ou descrita, mas não referida nominalmente na nota de imprensa;

[“nome de expositor”] - especifica o nome de expositor/a, para contornar referências resumidas, ambíguas ou equivocadas.


Embora um esforço de revisão tenha sido feito, as páginas do presente sítio podem conter erros ortográficos ou no funcionamento de seus links. Agradecemos antecipadamente ao usuário que indicar qualquer destes erros, escrevendo para: dezenovevinte@yahoo.com.br

Ferramentas pessoais
sites relacionados