. DÉCIMO Salão de Belas Artes. O "Vernissage". Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1 set. 1903, p.1. - Egba

DÉCIMO Salão de Belas Artes. O "Vernissage". Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1 set. 1903, p.1.

De Egba

Artistas, homens de letras, jornalistas e até alguns dilettantti [sic] compareceram ontem ao “vernissage” do décimo salão, na Escola Nacional de Belas-Artes.

Além de vários expositores, pudemos notar os srs. Dr. Raymundo Corrêa, Domicio da Gama, Carlos Americo dos Santos, Morales de los Rios, Evencio Nunes, Heitor Malagutti, Bellarmino Carneiro e Thomaz Lopes.

A exposição é menos numerosa do que a do ano anterior.

Vimos telas e pastéis de João Baptista da Costa, Garrido, Visconti, Henrique Bernardelli, Rauft, Fiuza Guimarães, Hélios, Brócos, dd. Sara Del Vecchio e Clara Nunes [?], Amoedo, Lucilio, João Macedo e outros.

Ao todo, - 199 quadros.

Causou-nos encantadora impressão, por que é verdadeiramente uma paisagem natural, que tem vida, que tem a alma da própria natureza, perfeita, palpitante, a que tem por título Pescador, de Baptista da Costa.

Também atraía todas as atenções uma paisagem (têmpera), de Visconti, representando o Morro de Santo Antônio, a perder de vista, magnífico pela precisão de luz e de colorido.

Nas seções de escultura, artes aplicadas à indústria, gravura de medalhas e pedras preciosas, gravura e litografia e desenho, expõem poucos artistas.

Cabe aqui, desde já, uma menção encomiástica ao modelo em gesso, do projeto do futuro edifício da Escola, de Moraes de los Rios, feito no atelier Bernardelli.

Às 4 horas da tarde, ainda havia gente discutindo e criticando, e palestrando, ou contemplando, simplesmente, no salão. Já estavam dadas as últimas pinceladas do envernizamento. Rebrilhavam as telas.

Hoje, à 1 hora da tarde, deve realizar-se, na presença do Sr. Presidente da República, a inauguração da exposição de 1903.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Andrea Garcia Dias da Cruz

DÉCIMO Salão de Belas Artes. O "Vernissage". Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1 set. 1903, p.1.

Ferramentas pessoais
sites relacionados