. CREMONA, Ercole. O Salão de 1923. Illustração Brasileira, ano IV, n. 37, set. 1923, p. 11-16. - Egba

CREMONA, Ercole. O Salão de 1923. Illustração Brasileira, ano IV, n. 37, set. 1923, p. 11-16.

De Egba

(Diferença entre revisões)
Revisão atual (03h24min de 29 de Maio de 2012) (ver código)
 
(18 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
-
Animador é o aspecto do Salão de Belas Artes do corrente ano, a despeito dos reiterados ataques de um grande grupo de pessimistas. Se há iniciativa que mereça ser julgada com uma dose de filosofia otimista, é precisamente a Exposição geral de Belas Artes, anualmente levada a termo pelo Conselho Superior.
+
#redirect [[CREMONA, Ercole. O Salão de 1923. Illustração Brasileira, Rio de Janeiro, set. 1923, p. 11-16.]]
-
 
+
-
Pouco a pouco evoluímos, já se não vê a "quitanda" de antigamente, o regime do sarrafo e da serapilheira não existe mais e a mocidade já tem uma preocupação de produzir e formar uma individualidade característica. Só a última circunstância deve ser para todos nós um motivo de alegria e de recíprocas congratulações.
+
-
 
+
-
Os artistas moços primam pelo trabalho esforçado e pela exibição de talento.
+
-
 
+
-
Sejamos, pois, indulgentes e otimistas para os fracos, desejosos de acertar na espinhosa estrada da Arte.
+
-
 
+
-
Iniciaremos os nossos comentários pelos moços.
+
-
 
+
-
Em todo o turbilhão de cores há uma tela que prende a atenção dos olhos experimentados. É uma cena de ''atelier'', modesto.
+
-
 
+
-
Uma figura jovem, muito clara, com tons limpos, predomina no quadro; à esquerda, sobre um cavalete, está um busto de mulher ainda em terra e ao fundo baixos-relevos perdidos em planos mais afastados.
+
-
 
+
-
É o [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Gazeta_de_Noticias_1923.08.19_cp.jpg retrato do escultor Paulo Mazzucchelli], pintado pelo jovem artista [[CANDIDO PORTINARI]], uma verdadeira promessa de pintor. A tela é possuidora de qualidades verdadeiramente notáveis para a idade do seu autor, o desenho é bom, revelando um grande desembaraço; a pincelada é franca e o ambiente justo. O quadro não é uma obra isenta de erros, porém, é já um documento valioso, uma nota onde se percebem uma certa independência e vontade de individualismo. Outro jovem que se apresenta bem é [[OSWALDO TEIXEIRA]]. O moço pintor mandou ao "Salão" um conjunto de seis trabalhos: "Sinite parvulos venire ad me Talium est enine regnum coelorum", "Retrato do Dr. A. M.", [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Gazeta_de_Noticias_1923.08.19_ot1.jpg "Recostada"], "Retrato do Sr. V. L. R.", "Adolescente" e "Fim de missa". Do grupo de telas destacamos os retratos e "Recostada". Nos retratos, o pintor mostra-se seguro do desenho e possuidor de uma técnica digna de registro; no grande quadro de composição, percebe-se uma afoiteza, uma precipitação prejudicial; grandes defeitos são visíveis sem o menor esforço, o próprio desenho tão familiar ao artista acha-se sacrificado.
+
-
 
+
-
Apesar de erros incontestáveis, a tela é uma peça de valor, onde o talento do pintor está flagrantemente espelhado. Permita-nos o artista um pouco de franqueza; julgamos poder usar dela, pois acompanhamos a sua vida artística desde o tempo em que vestia calças curtas e frequentava as aulas do Liceu de Artes e Ofícios; falamos como amigo e com a experiência de causa própria: não se fie nos demasiados elogios, eles são a causa da precipitação com que pintou o grande quadro.
+
-
 
+
-
A obra de verdadeira Arte deve ser amadurecida e seriamente meditada, assim sendo, não acontecerá como agora acontece ao jovem artista que produziu uma tela onde as falhas existem, não por falta de conhecimentos, mas por falta de meditação, de crítica leal dos que convivem com o pintor e o incitam ao malabarismo de pincel.
+
-
 
+
-
A obra de arte pode ser bela sem serem precisas acrobacias e outras condições doentias... Não veja o artista, nas nossas palavras, a pretensão de aconselhá-lo, não temos autoridade para tal fazer, porém temos o direito e o dever de dizer com franqueza e lealdade o que acabamos de declarar! ...
+
-
 
+
-
[[CEZAR TURATTI]] dá-nos um retrato da "Senhorinha Wanda Broude" onde há sentimento e condições agradáveis de pintura; o desenho resente-se um pouco, porém o conjunto do trabalho é agradável. [[MANOEL CONSTANTINO]] apresenta-se bem com "Edith" e "Retrato"; o primeiro é, entretanto, superior ao retrato, a cabeça de criança é modelada com segurança e muito expressiva. Como composição, "Edith" agrada imensamente, os seus detalhes têm propriedade e o desenho está tratado com certa habilidade.
+
-
 
+
-
[[EDITH DE AGUIAR]] firma um retrato sóbrio, muito bem estudado com belas qualidades de técnica e de desenho. O tom preto predominante na tela é justo, tendo a jovem artista vencido sérias dificuldades; a cabeça da figura revela uma austeridade que fica bem naquele conjunto; as cambiantes do preto e da carne foram compreendidas pela pintora, de forma agradável. Como desenho o quadro possui também magníficas qualidades que prometem seriamente.
+
-
 
+
-
[[MANOEL FARIA]] é outro jovem que vem escalando os obstáculos que encontra na sua estrada, de uma forma encantadora. Os retratos de “Mme Z” e “Mme X” revelam condições especiais de retratista. Preferimos, porém, o retrato de “Mme Z”. A impressão recebida, agora, é a mesma de quando o retrato esteve exposto no “Salão da Primavera” no Liceu de Artes e Ofícios, no ano passado; isso nos leva a confirmar com mais segurança o futuro do modesto artista.
+
-
 
+
-
[[ANTONIO GARCIA BENTO]] com a tela “Tarde de Sol” confirma plenamente tudo que se tem dito do seu mérito e da maneira inconfundível de interpretar as suas marinhas. Garcia Bento é um dos jovens de grande valor entre os seus contemporâneos, as telas que assina não se parecem com qualquer das dos seus colegas; em vez de pincel, o artista emprega a espátula, conseguindo efeitos magníficos.
+
-
 
+
-
Ainda agora, na tela “Tarde de Sol”, se verifica isso. o pintor dá-nos sob aquele título uma marinha animada de navios e outras embarcações onde uma planimetria estudada lhes realça os planos de maneira agradável.
+
-
 
+
-
[[MARIO TULIO]] dá-nos cinco telas com belas qualidades de cor. D. [[SARAH VILLELA FIGUEIREDO]] com os quadros apresentados mostra que progride francamente; o [...] precisa. A cor do quadro é limpa e […] retrato da Senhorinha L. B.” é o melhor documento do seu progresso, é um quadro de condições afinadas.
+
-
 
+
-
[[ARMANDO VIANNA]] apresentou-se bem. [[OZORIO BELEM]], muito jovem ainda, promete vencer na arte que abraçou. [[MANOEL SANTIAGO]] com a tela “Yara” revela um aproveitamento seguro e uma noção equilibrada da composição.
+
-
 
+
-
[[CARLOS CHAMBELLAND]] é um dos vencedores do Salão, as suas telas garantem-lhe regalias especiais. Tratando […] comparticipação à grande mostra, tivemos já a oportunidade de realçar os seus méritos de fino pintor; transcrevendo os nossos conceitos sobre os seus quadros, confirmamos integralmente tudo quanto escrevemos; “Um pintor que se apresenta com galhardia, este ano, é Carlos Chambelland. O artista dá-nos apenas duas telas: “Retrato de Mme C. Chambelland” e [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_cc.jpg “As Comungantes”]. Em ambos os trabalhos, Carlos Chambelland patenteia um seguro conhecimento do desenho e dos empastamentos. No “Retrato de Mme C. Chambelland”, a par do desenho existe a condição da semelhança, qualidade essencial em tal gênero de trabalho. À primeira vista poderá parecer um conceito acaciano dizermos que a qualidade primordial em um retrato é a semelhança; é preciso, porém, notar que estamos na época em que se encontra "espiritualismo" em tudo:”
+
-
 
+
-
<nowiki>...</nowiki>
+
-
 
+
-
"A tela “As Comungantes” é daquelas que deixam uma impressão profunda no espírito do observador: o próprio leitor poderá verificar o que afirmamos, atendendo no ambiente do quadro, na atitude das figuras e na maneira por que foram resolvidas. Contribui para o encanto do quadro o grande sentimento das duas figurinhas. A tela de Carlos Chambelland merece as honras da Pinacoteca.”
+
-
 
+
-
----
+
-
 
+
-
'''Imagens'''
+
-
 
+
-
BAPTISTA DA COSTA - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_bc1.jpg “EM PLENA NATUREZA"]
+
-
 
+
-
BAPTISTA DA COSTA - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_bc2.jpg “NÉVOAS DA MANHÔ]
+
-
 
+
-
PEDRO BRUNO - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_pb.jpg “YARA”]
+
-
 
+
-
GEORGINA DE ALBUQUERQUE - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_ga.jpg “FIM DE PASSEIO”]
+
-
 
+
-
LEOPOLDO GOTUZZO - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_gotuzzo.jpg “ANTIGO FORTE DO LEME”]
+
-
 
+
-
MANOEL FARIA - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_mfaria.jpg “RETRATO”]
+
-
 
+
-
ARGEMIRO CUNHA - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_acunha.jpg “SEARA DE ESPINHOS”]
+
-
 
+
-
CARLOS CHAMBELLAND - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_cc.jpg “COMUNGANTES”]
+
-
 
+
-
LUCILIO DE ALBUQUERQUE - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_la.jpg “A CURVA DA ESTRADA”]
+
-
 
+
-
AUGUSTO BRACET - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_ab.jpg “DIREITO DE ASILO”]
+
-
 
+
-
FERNANDES MACHADO - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_fmachado.jpg “SÍMBOLO DA FÉ”]
+
-
 
+
-
THEODORO BRAGA - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_tb.jpg “SENHORA”]
+
-
 
+
-
EDGARD PARREIRAS - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_eparreiras.jpg “MANGUEIRA”]
+
-
 
+
-
AMADEU ZANI - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_azani.jpg “VERDADE”]
+
-
 
+
-
ANTONINO MATTOS - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_antoninom.jpg “DETALHE DE MONUMENTO”]
+
-
 
+
-
SARAH VILLELA  FIGUEIREDO - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_svf.jpg “RETRATO DA SENHORITA L. B.”]
+
-
 
+
-
[http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_ag.jpg MEDALHAS DO PROFESSOR AUGUSTO GIRARDET]
+
-
 
+
-
PAULA FONSECA - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_pfonseca.jpg “RECANTO DE FAZENDA”]
+
-
 
+
-
LEOPOLDO CAMPOS - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_lcampos.jpg “MARABÁ”]
+
-
 
+
-
HUMBERTO CAVINA - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_cavina.jpg “S. FRANCISCO DE ASSIS”]
+
-
 
+
-
VICENTE LAROCA - [http://www.dezenovevinte.net/egba/index.php?title=Imagem:Ib_1923_larocca.jpg “RISONHA”]
+
-
 
+
-
----
+
-
 
+
-
'''Digitalização de Arthur Valle'''
+
-
 
+
-
'''Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar'''
+
-
 
+
-
CREMONA, Ercole. O Salão de 1923. [[Illustração Brasileira]], ano IV, n. 37, set. [[1923]], p. 11-16.
+

Revisão atual

  1. redirect CREMONA, Ercole. O Salão de 1923. Illustração Brasileira, Rio de Janeiro, set. 1923, p. 11-16.
Ferramentas pessoais
sites relacionados