. CHROME, John de. O salão de Belas Artes - Notas comprimidas e irreverentes III. O Globo, Rio de Janeiro, 19 ago. 1929, p. 1. - Egba

CHROME, John de. O salão de Belas Artes - Notas comprimidas e irreverentes III. O Globo, Rio de Janeiro, 19 ago. 1929, p. 1.

De Egba

Cavalleiro apresenta paisagens a seco e um busto econômico [Imagem], onde a tinta foi chupada por falta de óleo - D. Irene França oferece o retrato de um rabecão escorando uma moça cor de rosa - Timotheo [João Timotheo da Costa] ainda nos dá os últimos arrancos de um foguete nas costas de um balandrau incendiário - Dos Dutra, um expõe paisagem em banho de fumaça, outro uma natureza morta e enterrada e outro um coradouro esperando roupa - D. Julieta França dá a figura da velha Sabina, para bulir com as laranjas de Almeida Junior [Luiz Fernandes de Almeida Júnior] - Gazarin [sic] descobriu o processo de extrair o ar das paisagens - Visconti dá-nos um retrato do professor Calmon, antes de cochilar - D. Sarah [Sarah Villela Figueiredo] aparece com o retrato de Miss Espírito Santo, quando for mais velha – Bicho [Guttmann Bicho] expõe um presepe de brinquedo e o retrato de uma bengala muito bem feito - Antonino Mattos mostra como vai ficar o povo, com sua estátua esfolada, para meter inveja ao professor da casa - O escultor Paes Leme dá um gaiato com escritos de aluguel - Cozzo apresenta uma mulher do gênero “não venhas” - Gaspar também expõe um defumadouro monstro no meio do capinzal - Armando Vianna tem uma alegoria aos banhos de Copacabana [Imagem] e um nu em vale de lençóis. Amanhã, tem mais.

JOHN DE CHROME.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

CHROME, John de. O salão de Belas Artes - Notas comprimidas e irreverentes III. O Globo, Rio de Janeiro, 19 ago. 1929, p. 1.

Ferramentas pessoais
sites relacionados