. BELAS ARTES. O Jornal, Rio de Janeiro, 12 nov. 1922, p. 3. - Egba

BELAS ARTES. O Jornal, Rio de Janeiro, 12 nov. 1922, p. 3.

De Egba

O “vernissage” do salão de 1922

EXPOSIÇÃO DE ARTE RETROSPECTIVA E CONTEMPORÂNEA

Foi uma tarde cheia de alegria a de ontem, para as rodas artísticas. Realizou-se o “vernissage” do salão deste ano e da exposição de arte retrospectiva e contemporânea, comemorativa do Centenário da Independência.

Havia, entre quantos se interessam pela nossa vida artística, a dupla curiosidade de ver o muito que já se acha exposto e as reformas materiais por que passou o palácio das belas artes.

Regurgitaram de artistas, de literatos e de jornalistas as galerias em que se acham os trabalhos enviados ao salão e os da exposição de arte retrospectiva.

Iremos registrando impressões sobre o grande certame em que, talvez por ser comemorativo do Centenário da Independência, houve muita condescendência na malha larga da admissão...

Longe, entretanto, a afirmativa de que não haja ali muito que ver e apreciar, obras de real mérito e incontestável valor artístico.

A INAUGURAÇAO - UM BUSTO DO PRESIDENTE EPITÁCIO PESSOA

Estava marcada para hoje a inauguração do “salão” e da exposição de arte contemporânea.

Motivos de ordem superior determinaram o adiamento dessa solenidade para amanhã, segunda-feira.

Para assistirem a esse ato, foram convidados oficialmente o sr. presidente da República, ministros do Estado, altas autoridades do país, corpo diplomático, Conselho Superior do Belas Artes e Congregação da Escola de Belas Artes.

A Inauguração será às 14 horas, só sendo permitido o ingresso no edifício da Escola, a essa hora, as pessoas que apresentarem o convite branco.

Os demais convidados só terão ingresso, após a inauguração oficial. A comissão diretora dessa exposição, pede a atenção dos convidado para essa determinação, visto como será rigorosa nessa medida.

Antecedendo à inauguração do salão será inaugurado, numa das salas da Escola, busto em bronze do dr. Epitácio Pessoa, presidente da República.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Arthur Valle

BELAS ARTES. O Jornal, Rio de Janeiro, 12 nov. 1922, p. 3.

Ferramentas pessoais
sites relacionados