. BELAS ARTES. A INAUGURAÇÃO OFICIAL DO SALÃO DESTE ANO. O Jornal, Rio de Janeiro, 14 ago. 1923, p.3. - Egba

BELAS ARTES. A INAUGURAÇÃO OFICIAL DO SALÃO DESTE ANO. O Jornal, Rio de Janeiro, 14 ago. 1923, p.3.

De Egba

O ato de inauguração oficial da Exposição Geral de Belas Artes, reuniu em torno dos trabalhos que constituem o salão deste ano, o escol da nossa intelectualidade e do meio social carioca.

A mais alta autoridade do país, o Sr. presidente da República, compareceu, acompanhado dos chefes de suas casas civil e militar, dos Srs. ministro da Justiça, presidente da Câmara dos Deputados e governador da cidade.

O Sr. presidente da República percorreu todas as salas onde se acham expostos os trabalhos dos nossos artistas. Começou pela seção de pintura, passando depois às seções de escultura, gravura e arquitetura.

Era desejo do Sr. presidente Arthur Bernardes demorar-se mais algum tempo em vista às galerias da Escola de Belas Artes, mas não lhe foi isso possível por ter compromisso de hora para outra solenidade.

A impressão recebida pelo Sr. presidente foi muito agradável, segundo manifestou ao diretor da Escola de belas Artes, professor Baptista da Costa, a quem pediu para ser o intérprete de suas felicitações muito calorosas aos artistas ali representados com seus trabalhos.

A notícia de que o Sr. presidente da República prometeu voltar ao salão anual dos nossos artistas merece ser registrada com prazer. Essa visita oferecerá ensejo para o chefe da nação admirar também a pinacoteca nacional e ver a situação em que a mesma se encontra, sem serventes para o serviço de limpeza, sem guardas para que as galerias possam ser franqueadas à visita do público. O Sr. presidente Arthur Bernardes verificará também a necessidade de serem concluídas as reformas por que vinha passando o edifício e cujas obras estão paralisadas.

Deixar aquilo como está, não dotar a Escola de Belas Artes com pessoal suficiente para o asseio da casa e com guardas em número capaz de permitir o franqueamento das galerias à visita do público, é atentar contra o patrimônio nacional.

-

A Exposição Geral de Belas Artes estará aberta todos os dias das 11 às 17 horas e das 18 às 22 horas.


Imagem

O sr. presidente da República e outras pessoas presentes à Exposição Geral de Belas Artes.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

BELAS ARTES. A INAUGURAÇÃO OFICIAL DO SALÃO DESTE ANO. O Jornal, Rio de Janeiro, 14 ago. 1923, p.3.

Ferramentas pessoais
sites relacionados