. BELAS-ARTES - A “MEDALHA DE HONRA” DO SALÃO FOI CONFERIDA AO PROFESSOR LUCILIO DE ALBUQUERQUE. O Jornal, Rio de Janeiro, 26 ago. 1920, p. 3. - Egba

BELAS-ARTES - A “MEDALHA DE HONRA” DO SALÃO FOI CONFERIDA AO PROFESSOR LUCILIO DE ALBUQUERQUE. O Jornal, Rio de Janeiro, 26 ago. 1920, p. 3.

De Egba

Os artistas premiados e que figuram na exposição geral deste ano, reuniram-se ontem para conferir a “medalha de honra”.

Compareceram os srs. Baptista da Costa, Arthur Thimoteo, Lucilio de Albuquerque, Rodolpho Chambelland, Francisco Manna, João Thimoteo da Costa, Helios Seelinger, Antonino de Mattos, Augusto Bracet, Navarro da Costa, Francisco de Andrade, Argemiro Cunha, Adalberto de Mattos, Francisco Gomes, Martins Ribeiro, André Vento, Edgard Parreiras, Garcia Bento, Almeida Junior [Luiz Fernandes de Almeida Júnior] e Antonio Soubre [?].

Ao todo vinte artistas que deram quinze votos ao sr. Lucilio de Albuquerque e cinco ao sr. Elyseu Visconti. Presidiu a reunião o professor Raul Pederneiras, que teve a gentileza de traçar para esta folha a caricatura do professor Lucilio de Albuquerque, o artista a quem foi conferida a “medalha de honra“. Do ato foi lavrada uma ata por todos assinada.

O professor Lucilio de Albuquerque agradeceu a honrosa distinção conferida pelos seus colegas, classificando-a como festa de pura bondade. Assim procedendo, haviam praticado grave injustiça, pois a “medalha de honra” cabia ao seu ilustre colega o sr. Elyseu Visconti.

O sr. Arthur Thimoteo lamentou que “preocupações de pura política individual”, houvesse privado este ano o pintor Elyseu Visconti da “medalha de honra”. Pediu que ficasse consignado na ata ser objeto da merecida distinção feita ao professor Lucilio de Albuquerque, o quadro por ele exposto no salão deste ano “Retrato da sra. Georgina de Albuquerque”.

Foi muito notada a ausência de alguns artistas premiados e principalmente de alguns que já conquistaram a “medalha de honra”. Por essa ausência quase não houve número para a reunião...


Imagem

O professor Lucilio de Albuquerque - Caricatura de Raul [Raul Pederneiras - Caricaturas]


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Andrea Garcia Dias da Cruz

BELAS-ARTES - A “MEDALHA DE HONRA” DO SALÃO FOI CONFERIDA AO PROFESSOR LUCILIO DE ALBUQUERQUE. O Jornal, Rio de Janeiro, 26 ago. 1920, p. 3.

Ferramentas pessoais
sites relacionados