. BELAS-ARTES. O Jornal, Rio de Janeiro, 20 ago. 1927, p. 3. - Egba

BELAS-ARTES. O Jornal, Rio de Janeiro, 20 ago. 1927, p. 3.

De Egba

O RETRATO DE FLORIANO, PINTADO POR DECIO VILLARES

No salão deste ano figura um dos bons retratos pintados por Decio Villares, o velho e consagrado pintor da geração de Victor Meirelles e Pedro Américo e a quem o Brasil deve alguns dos seus quadros fortes.

O retrato de Floriano, além do valor que lhe empresta o nome do artista que o pintou, apresenta a singularidade apreciável de ser o único retrato para o qual Floriano posou, por isso que, temperamento esquisito e desconfiado, jamais o consolidador acedeu aos inúmeros pedidos de artistas, que o desejavam retratar.

A Decio Villares coube essa oportunidade em virtude da afetuosa amizade que ligava Floriano ao pintor, só atendendo o marechal a essas razões afetivas, por isso que sempre fugira, por temperamento, a homenagens de qualquer natureza que lhe quisessem prestar, mormente o clássico retrato a óleo, tão ao gosto dos hábitos medianos dos homens públicos no Brasil.

Este retrato, a senhora de Decio Villares pretende oferecer à venda ao Estado, sendo levada a desfazer-se dessa tela, a que ela e o pintor se acham ligados por laços afetivos muito fortes, em virtude da situação difícil que o artista atravessa, nesse momento, em pais estrangeiro.

Dado o fato de existir verba para compra de obras de arte do salão, parece que é uma boa oportunidade do governo ir ao encontro das necessidades de um dos artistas mais acatados e de maior reputação da nossa pintura, adquirindo uma tela que trás a assinatura de um dos grandes pintores brasileiros.

A MEDALHA DE HONRA PARA RODOLPHO BERNARDELLI

O mundo artístico brasileiro prepara-se para saldar uma velha dívida com o escultor Rodolpho Bernardelli.

Hoje deverá haver às 14 horas, reunião de todos os expositores do Salão deste ano, para a conferição daquele título, há alguns anos não conferido, tudo levando a crer que ele recairá no consagrado escultor patrício, que, atendendo a insistentes solicitações, ali compareceu, apresentando um busto do velho Coxito, último trabalho saído das suas mãos.

Para a reunião de hoje foram feitos convites antecipados, sendo de esperar grande concorrência ali, às 14 horas.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Andrea Garcia Dias da Cruz

BELAS-ARTES. O Jornal, Rio de Janeiro, 20 ago. 1927, p. 3.

Ferramentas pessoais
sites relacionados