. BELAS-ARTES. O "vernissage" do salão deste ano - A inauguração oficial do certame dos artistas brasileiros. O Jornal, Rio de Janeiro, 12 ago. 1925, p. 2. - Egba

BELAS-ARTES. O "vernissage" do salão deste ano - A inauguração oficial do certame dos artistas brasileiros. O Jornal, Rio de Janeiro, 12 ago. 1925, p. 2.

De Egba

Por entre a alegria comunicativa dos artistas, homens de letras e jornalistas, realizou-se o “vernissage” da exposição geral deste ano. É o trigésimo segundo certame realizado pelos artistas brasileiros. Já os tivemos mais fortes, em tempos idos, mas também já os tivemos menos interessantes. O que, entretanto, se pode afirmar em face dos últimos salões é que eles vão sendo cada vez mais dignos da atenção de quantos acompanham com carinho a evolução do nosso meio artístico. Grato é assinalar que, entre estes, está o estadista que ora dirige a pasta da Justiça e Negócios Interiores, o dr. Affonso Penna Junior. Com surpresa para os nossos artistas, o ministro da Justiça compareceu à cerimônia do “vernissage”, conversou com os expositores e interessou-se pelos trabalhos apresentados. Não foi uma simples visita de obrigação oficial. O dr. Afonso Penna Junior de tudo quis saber e tudo lhe foi informado pelo professor Baptista da Costa e mais membros da comissão organizadora da atual exposição.

-

A cerimônia do “vernissage” movimentou as longas galerias ocupadas pelos trabalhos do salão deste ano. Fervilhavam os comentários e as opiniões diante das telas, mas tudo envolvido em bom humor e encantadora harmonia.

O catálogo acusa 358 trabalhos de pintura, 55 de escultura, 28 de gravura, 27 de arte aplicada e litografia, e 31 de arquitetura.

-

Hoje, às 13 horas, dar-se-á a inauguração oficial da Exposição Geral de Belas Artes, com a presença das altas autoridades.


Imagem

Em cima: o dr. Affonso Penna Junior, ministro da Justiça, ao lado do diretor da Escola de Belas Artes e de vários artistas - Em baixo: um grupo de expositores


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Arthur Valle

BELAS-ARTES. O "vernissage" do salão deste ano - A inauguração oficial do certame dos artistas brasileiros. O Jornal, Rio de Janeiro, 12 ago. 1925, p. 2.

Ferramentas pessoais
sites relacionados