. A XXXVI EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES. O Jornal, Rio de Janeiro, 11 ago. 1929, p. 7. - Egba

A XXXVI EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES. O Jornal, Rio de Janeiro, 11 ago. 1929, p. 7.

De Egba

Transcorre a época em que celebramos o centenário do primeiro “salon”

Estamos à véspera da XXXVI Exposição Geral de Belas Artes. Será amanhã a “vernissage” e terça-feira, perante o chefe do Estado, altas autoridades, mundo social e outras mais pessoas gradas a cerimônia da abertura solene. O certame de 1929 valerá pelos trabalhos que reuniu; a colocação no conjunto dos anteriores, aliançando-se na crítica sincera que, atendendo às inclinações pessoais, respeite os grandes princípios da capacidade de imaginação criadora e fidelidade do sentimento plástico, os técnicos, os eruditos, quando oportuno. Mas, desde já, emergindo da coincidência que lhe reserva a história, ganharam a significação de transcorrer à época em que devemos comemorar o centenário do primeiro “salon”. Efetivamente, a ascensão de José Clemente Pereira à pasta do Império, dando o apoio que merecia a perseverança estimada de Debriet [sic] coadjuvado por Grandjuan de Montigny, provocaria a primeira exposição nacional de pintura, escultura e arquitetura. Concorrerem-na, entre outros, Simplicio Rodrigues de Sá, José Christo, Souza Lobo, Porto Alegre, José dos Reis, José da Silva, Falcoz, João Climaso, Augusto Goulart e Marco Fenez [sic], vendo os 2.000 visitantes que o percorreram, cerca de 50 quadros e alguns bustos.

Agora, um século à frente, verá o público, em meio de produções diversas, as telas “Harmonia Verde” (nu) – Retrato de Carlos Gomes e “Estudos para um retrato”, do professor Marques Junior; “Duas paisagens do Rio” e “Retrato”, do professor H. Cavalleiro; “Um painel decorativo” e um “Nu”, de Armando Vianna; “Retrato de mulher” e um “Cristo”, de Oswaldo Teixeira; “Os gulosos” (concorrente à medalha de ouro), de Almeida Junior [Luiz Fernandes de Almeida Júnior]; “Retrato do sr. Miguel Calmon” e “A primeira emoção de Elyseo Visconti”; “Paisagem e um retrato de Orlando Peruz [sic]”; “Retrato de Miss Espirito Santo, senhorita Glycia Serrano”, de d. Sara Villela Figueiredo; diversos trabalhos de Joaquim Ferreira, Manoel Constantino, Jordão de Oliveira. De escultura expõem belos trabalhos os srs. Humberto Cozzo e Luiz Paes Leme.


Imagem

“Os gulosos” - quadro do pintor Almeida Junior, concorrente à medalha de ouro


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

A XXXVI EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES. O Jornal, Rio de Janeiro, 11 ago. 1929, p. 7.

Ferramentas pessoais
sites relacionados