. AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 9 set. 1913, p.6. - Egba

AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 9 set. 1913, p.6.

De Egba

O SALÃO DE 1913 - A HORA LITERÁRIA. - A comissão organizadora da atual exposição geral de belas artes apresentou ontem uma hora de sessão original e nova, que pretende repetir todas as segundas-feiras, dando a cada uma delas um aspecto [...] por das manifestações de arte.

A “hora” de ontem foi a literária e teve êxito completo, atraindo à “terrasse” do edifício o escol da nossa sociedade, dando destaque ao elemento feminino que se apresentou numeroso e garrido.

No elegante “bar” e em todas as dependências da “terrasse” havia assistência e os três iniciadores dessas festas semanais da exposição foram brilhantemente recebidos. O Sr. Bastos Tigre discorria com muita propriedade sobre as artes em suas diferentes manifestações e ali irmanadas pelo espírito de solidariedade, entre [...] palestra com seus versos humorísticos e fechando a sua bela prosa com a citação vibrante dos belos versos de Raymundo Corrêa “A um artista”.

Seguiu-se o Sr. Goulart de Andrade, que recitou o “Canto Real” de sua lavra e trechos do poema “Cinzas”.

Por último o Sr. Luiz Edmundo recitou as produções suas: “Versos a uma árvore”, “Sonetos do Amor e [...]”; sendo todos os artistas calorosamente aplaudidos.

Na próxima segunda-feira teremos [...] que se [...] musical.

Essas festas semanais certamente muito vão contribuir para elevar mais o movimento inteligente cercando a exposição geral de belas artes de um ambiente de espírito de elegância e de sabor fino, aliando as manifestações todas em torno das artes irmãs.

Parecerá impróprio falarmos de tal assunto nesta sessão destinada à apreciação das artes plásticas, mas seria impossível deixar de citar [...] que, por sua importância [...]

Bueno Amador.


Imagem

A interessante festa de arte, ontem, na “terrasse” da Escola Nacional de Belas-Artes. A assistência ouvindo versos do Dr. Goulart de Andrade.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 9 set. 1913, p.6.

Ferramentas pessoais
sites relacionados