. AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 set. 1911, p.7. - Egba

AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 set. 1911, p.7.

De Egba

O Salão de 1911 - Continuando as nossas impressões sobre a exposição geral de Belas Artes, destacaremos hoje Elyseo Visconti, inegavelmente um batalhador, senhor absoluto do desenho e da cor. O seu estilo caracterizado pela segurança das composições é sempre humano, profundamente humano e sentido, como se poderá apreciar nessa tela soberba de verdade e de expressão, onde a figura de uma mulher amamentando o filho, vibra e palpita com muita verdade e muito sentimento. O retrato do rapaz impressiona pelo vivo característico da expressão, a figura parece viver na tela como, a um entendido ouvimos dizer, com muita propriedade, que pouco faltava para que essa figura saltasse do quadro, a palpitar. Bastam estes dois trabalhos para dizer algo de Visconti e algo de justo; é um artista na santidade da expressão.

Dos pensionistas aparece Moreira Junior com melhores provas de escultura, demonstrando que tem trabalhado sinceramente e tem obtido a justa compensação moral de seu esforço honestos. De seus trabalhos destaca-se Leandro e Hero, composição de algum fôlego, mal colocada no salão, em plano muito baixo, de forma a fazer perder grande parte dos efeitos. É um bom trabalho e indica que podemos contar com um escultor a mais na lista dos poucos que realmente possuímos.

Citemos ainda Valle de Souza Pinto, o Valle magistral dos retratos a pena e a crayon, que há longos anos tem a consagração de mestre nesse gênero; pena é que ao lado desses trabalhos de real merecimento e de execução toda sua, apresente uns trabalhos a óleo um tanto amaneirados e lisos, a guisa das plantas topográficas.

Insley Pacheco é um velho-moço e poucas vezes temos visto tantas energias em progresso; aí estão as suas goaches admiradas e admiráveis admirando o salão com certo cunho original e impressionante.

Continuaremos.

Bueno Amador.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Andrea Garcia Dias da Cruz

AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 set. 1911, p.7.

Ferramentas pessoais
sites relacionados