. AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 set. 1913, p.7. - Egba

AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 set. 1913, p.7.

De Egba

O Salão de 1913 - A hora humorística. - Seguindo a série artística que tem imprimido às segundas-feiras uma hora deliciosa na exposição geral de belas artes depois da “hora literária” e da “hora musical” que tanto êxito alcançaram, tivemos ontem a “hora humorística”, que atraiu enorme concorrência à “terrasse” da Escola de Belas Artes, onde predominava a elegante nota feminina.

Às quatro horas da tarde já era quase impossível o movimento, tal o número de assistentes em torno às mesas de “bar”, de pé, junto à amurada e aglomerados no extremo, junto à porta da entrada.

À hora marcada subiram ao estrado os caricaturistas Srs. J. Carlos, Calixto Cordeiro e os nossos companheiros Luiz Peixoto e Raul Pederneiras.

Este fez a apresentação geral dos humoristas do lápis, dizendo de se ser “o que há que nunca houve”, por ser surdo... Feita a apresentação começaram alternadamente os quatro caricaturistas a fazer uma série hilariante de “charges” pessoais, “blagues” de caricaturas, trocadilhos ilustrados, dificuldades de desenho, que provocaram calorosos aplausos da assistência, sendo muitos os trabalhos instantâneos ali feitos, solicitados por várias pessoas que os guardaram como recordação da interessante festa.

Às cinco horas os quatro caricaturistas, depois de se caricaturarem respectivamente, encerraram a sessão com uma caricatura macabra executada por todos eles ao mesmo tempo, o que motivou mais uma série de palmas, retirando-se todos otimamente impressionados por esse bom momento de riso, álacre, insoante [sic] e jovial.

Os Srs. J. Carlos, Calixto, Luiz e Raul foram muito cumprimentados e marcaram assim mais uma vitória no acervo de seus repentismos do lápis.

Bueno Amador.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Vinícius Moraes de Aguiar

AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 set. 1913, p.7.

Ferramentas pessoais
sites relacionados