. AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 set. 1912, p.5. - Egba

AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 set. 1912, p.5.

De Egba

O SALÃO DE 1912. - Na seção de escultura mais uma vez se destacou o artista patrício Corrêa Lima. O grupo em gesso Juventude constitui mais um forte atestado de seu merecimento e de sua segurança. Poucos, bem poucos têm a verdade do modelado, expressão das fisionomias e a graça da composição como este escultor nosso que sabe imprimir muita arte à execução de seus trabalhos. Sente-se vida nas figuras, a musculatura parece vibrar: o conjunto, de agradável pose, torna o trabalho merecedor do bronze definitivo para destaque e beleza de um dos nossos logradouros. E mil vezes um trabalho destes, de reconhecido valor, feito com alma, com carinho e consciência, a adornar a cidade entre tufos de verdura, beirando um lago, do que as importações marmoreamente tristes que em muitos pontos infelicitam os nossos jardins.

Para Corrêa Lima estas referências são desnecessárias, a consciência segura de artista perfeito faz com que a sua posição no nosso mundo de arte seja sempre de franco destaque, pela pujança do seu talento e pela maestria de sua execução.

Petrus Verdié é também um escultor. Apresenta cinco trabalhos, por onde não se pode bem aferir a proficiência do artista. Femme au châle, trabalhado em madeira e marfim, tem algo de escultura, embora um tanto inexpressivo; é mais um trabalho de paciência. Os outros trabalhos atestam que sabe compor com precisão, que não são segredos para o desbastador os movimentos como o do Etude de chat e o do Etude de mouvement. O retrato em pé do Sr. Oscar Lopes tem algo de semelhança e a execução é muito bem feita. Falta-nos ver e apreciar o artista em trabalho de largo fôlego, onde possa aliar à execução, que é sempre boa, a ideia ou a imaginação, para que o aplauso seja completo.

Prosseguiremos.

Bueno Amador.


Digitalização de Mirian Nogueira Seraphim

Transcrição de Andrea Garcia Dias da Cruz

AMADOR, Bueno. BELAS-ARTES. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 set. 1912, p.5.

Ferramentas pessoais
sites relacionados