NARRATIVAS DE BRASIL: HISTÓRIA E NATUREZA NAS IMAGENS DO SÉCULO XIX

Vera Beatriz Siqueira (Art/UERJ)

Resumo: No século XIX, com a profusão das imagens sobre o Brasil, especialmente após a vinda da Corte lusa para o Rio de Janeiro, levava-se ao limite o reconhecimento da figura do “eu-narrador”, testemunhal, complexificando o universo discursivo moderno. Pois o estranhamento, marca da narrativa desses artistas estrangeiros em contato com o mundo novo e inédito, converte-se em procedimento cognitivo e plástico, uma vez que cabia aos viajantes não o simples registro, mas a interrogação dos fundamentos e da configuração visual da realidade natural e social das terras tropicais que visitam. Através das múltiplas facetas do estranhamento - do espanto ao assombro, da perspectiva analítica ao encantamento - os artistas viajantes oitocentistas se envolvem no processo de construção de imagens que, se à primeira vista podem parecer meros documentos iconográficos, nos falam, em última instância de um elaborado cálculo formal, objetivando prolongar a percepção do próprio estranhamento.