É UMA CASA PORTUGUESA COM CERTEZA? O PROGRAMA DECORATIVO DO PALÁCIO NOVA FRIBURGO

Isabel Sanson Portella (Museu da República)

Resumo: Rico cafeicultor do Segundo Reinado, o barão de Nova Friburgo, construiu um verdadeiro Palácio, um dos mais exuberantes edifícios imperiais do Brasil. A história do Palácio começou a ser traçada mais exatamente em maio de 1858, quando foram fincadas as primeiras pedras que serviriam de alicerce à construção do edifício. Num cenário bucólico, repleto de pequenas chácaras e comércio ainda restrito, o português Antônio Clemente Pinto, futuro barão de Nova Friburgo, resolveu construir sua residência, que se destacaria das demais existentes na região. Somente em julho de 1866, após oito anos de obras que contaram com a participação de operários e artesãos portugueses e brasileiros, além de um grande contingente de escravos, o então Palácio Nova Friburgo receberia seus proprietários. O projeto do prédio foi entregue ao arquiteto alemão Carl Friedrich Gustav Waehneldt e revelou influência da arquitetura italiana, principalmente dos primeiros palácios urbanos de Florença e dos palácios à beira do Grande Canal de Veneza, gosto que se estendeu à própria distribuição interna: o térreo para serviços gerais e primeiras recepções, o segundo andar destinado às grandes festas, e o último reservado à família. Algumas soluções típicas da arquitetura renascentista italiana foram aplicadas, como o cortile, ou pátio interno, arrematado ao alto por um grande vitral sob a claraboia. Para sua decoração, foram encomendados lustres e mobiliário na França, suas pinturas decorativas contaram com a participação, dentre outros, de Emil Bauch, pintor e gravador alemão, premiado em 1860 com medalha de ouro na Exposição Geral de Belas-Artes, e os elementos decorativos de mármore das fachadas foram encomendados em Portugal,

Materiais, artesãos, pintores e arquiteto de diversas localidades da Europa foram contemplados nesta obra. O proprietário português soube cercar-se do que havia de mais nobre na ocasião da construção. Seu gosto apurado, sua cultura e conhecimentos artísticos determinaram as feições daquela que seria, ainda que por pouco tempo, sua residência. Sob esse ponto de vista podemos afirmar que essa é, com certeza, uma casa portuguesa.