ESCULTURAS EM FAIANÇA PORTUGUESA EXISTENTES NOS CASARÕES DO CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE PELOTAS, RS

Keli Cristina Scolari (UFPEL)

Resumo: O presente trabalho apresenta informações sobre a história, procedência e manufatura de esculturas em faiança portuguesa localizadas na cidade de Pelotas, RS, Brasil. O tema surgiu devido à necessidade de informações para o restauro de adornos em faiança portuguesa encontrados em diversas platibandas dos casarões do centro histórico de Pelotas. Para contribuir com os restauradores, pesquisaram-se informações sobre a identificação e a análise do estado de conservação das esculturas existentes nas platibandas dos Casarão Barão de Cacequi, Barão de São Luís e Barão de Butuí, prédios localizados na Praça do Centro Histórico de Pelotas. Os prédios, no estilo eclético, foram construídos no final do século XIX, no período do apogeu econômico da cidade e da sociedade pelotense. Neste período aflorava na Europa o desenvolvimento industrial e a produção em larga escala, de ornatos arquitetônicos em cerâmica e este tipo de material foi introduzido, em Pelotas. Nos exemplares em estudo, originalmente, existiam vinte e sete esculturas, sete vasos, assim distribuídos: das esculturas oito pertenciam ao Casarão do Barão de Cacequi, seis ao Casarão do Barão de São Luís e treze ao Casarão do Barão de Butuí; dos vasos, três pertenciam ao Casarão do Barão de Cacequi e quatro ao Casarão do Barão de Butuí. No Casarão do Barão de Cacequi, das oito esculturas, que representavam os continentes América, África, Ásia e Europa, as estações do ano inverno, primavera, outono e verão, somente cinco foram encontradas e os três vasos, todos foram localizados. No Casarão do Barão de São Luís, das seis esculturas, que representavam as artes, a indústria, o comércio, a agricultura e a gratidão (duas), todas foram encontradas. No Casarão do Barão de Butuí as treze esculturas e quatro vasos não foram localizados. A análise das esculturas demonstrou terem sido estas obtidas comercialmente, importadas de Portugal. A comprovação disto esta na presença de marcas em baixo relevo e inscrições da “Fábrica de Cerâmica e de Fundição das Devesas”, localizada na cidade de Vila Nova de Gaia, em Portugal, e na identificação das peças em um catálogo da fábrica, de 1910, no qual constam mais de mil peças. O catálogo era, na época, a forma utilizada pelas fábricas de cerâmica para a divulgação e comercialização de seus produtos. Para a análise do estado de conservação das esculturas foram elaboradas fichas catalográficas. Na análise do estado de conservação das peças, de 2010, mostrou estarem estas em péssimo estado de conservação, apresentando perdas de suporte e camada vítrea e sujidades generalizadas. Atualmente, as esculturas do Casarão do Barão de Cacequi estão sendo restauradas e as esculturas do Casarão do Barão de São Luís foram restauradas em 2010.