A VIOLÊNCIA COMO ELEMENTO DISTINTIVO ENTRE A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO NO BRASIL E MÉXICO NO SÉCULO XIX

Maraliz de Castro Vieira Christo (ICHL/UFJF)

Resumo: As imagens oitocentistas relativas ao período colonial brasileiro enfatizaram, de início, o altruísmo dos portugueses em efetivar uma civilização nos trópicos; posteriormente, sua conseqüência: o índio morto. No mesmo século, artistas mexicanos não representaram fatos ou personagens concernentes ao passado colonial, elegendo como origem simbólica o período pré-hispânico, produzindo telas contundentes sobre a violência da conquista. Ao compararem-se quadros históricos produzidos no Brasil e no México, percebesse como os artistas brasileiros evitaram expor de forma explícita o confronto e a violência da colonização, denunciando-os sutilmente ao mostrarem a infelicidade de belas índias. Apesar das diferenças, um ponto aproxima Brasil e México: a não representação do índio contemporâneo na pintura histórica.

Palavras-chave: Pintura indigenista; Arte brasileira, Arte mexicana.