CONECTOR CULTURAL”: EDGARD PINHEIRO VIANNA E OS CAMINHOS DA ARQUITETURA CARIOCA (1895 – 1936)

Fernando Atique (UNIFESP)

Resumo: Edgard Pinheiro Vianna é uma personagem que explicita bem os recortes [excessivos] da historiografia da Arquitetura no Brasil. Arquiteto diplomado pela University of Pennsylvania – Penn - nos Estados Unidos, em 1919, ele foi personagem de destaque do cenário arquitetônico do Rio de Janeiro, desde seu regresso dos Estados Unidos, recém-formado, até sua morte, em 1936. Entretanto, seu nome e as arquiteturas que produziu são, via de regra, ignorados nos livros que abordam o período em questão. Razões para esse obnubilar são diversas e podem ser sistematizadas em algumas chaves: 1) a formação americana de arquitetos brasileiros apenas recentemente tem sido estudada, revelando a existência de um outro roteiro de obtenção profissional que não o europeu e o nacional; 2) a arquitetura que Vianna desenvolveu no Brasil é vista pela historiografia nacional como “menor” e inserida em um rótulo de cunho pejorativo (eclética) embora ele tenha sido um dos principais nomes da arquitetura estilo missões, tendo sido, inclusive, laureado por essa sua produção; 3) seu relacionamento com o grande staff da produção arquitetônica nacional e internacional de sua época é difícil de ser entendido por conta da dispersão do acervo de seu escritório, etc. Contudo, uma pesquisa realizada no exterior, sob abrigo de uma bolsa de doutorado sandwich CAPES, ajudou a entender o papel proeminente desse jovem arquiteto, nascido em Campos dos Goytacazes, em 1895, morador de Santa Teresa, no Rio, ex-estudante da Escola Nacional de Belas Artes, na então capital federal do Brasil e, depois, da Penn, na Filadélfia, e sócio de profissionais como Roberto Lacombe e Raphael Galvão. Também o contato com seu neto, guardião do que restou de sua produção arquitetônica, e a pesquisa sistemática em periódicos revelou que Edgard Vianna foi uma espécie de conector cultural entre os Estados Unidos e o Brasil, entre arquitetos brasileiros e estrangeiros – Frank Lloyd Wright incluído nessa lista – e entre a arquitetura neocolonial e os primeiros esboços da arquitetura moderna. Por meio da trajetória de Edgard Vianna, apresentar-se-ão os caminhos da arquitetura carioca nas três primeiras décadas do século XX, mostrando quão plural e rico foi esse período, ainda parcamente estudado no Brasil.

Palavras-Chave: Edgard Pinheiro Vianna; Escola Nacional de Belas Artes; University of Pennsylvania; Estilo Missões; Estados Unidos da América; Rio de Janeiro.