O PANORAMA DO RIO DE JANEIRO E A PUBLICIDADE

Cristina Pierre de França (FAETEC; UNIGRANRIO; Colégio Pedro II)

Resumo: Esta comunicação pretende apresentar e analisar a relação entre as Artes Plásticas e a imprensa do Rio de Janeiro no século XIX, tomando como ponto de partida a Exposição do Panorama da Cidade do Rio de Janeiro realizada nesta cidade por Victor Meirelles no ano de 1891. Longe de servir apenas como veículo de informação com respeito as mostras e exposições realizadas, os diversos artigos também apresentam debates estéticos sobre a produção artística daquele momento, trazendo a luz as diversas concepções de arte que norteiam a cultura e a mentalidade daquele período. Desse modo se constata que havia de fato um esforço no sentido de construção de um público esclarecido com relação não só às Artes Plásticas, mas também com relação às Artes Cênicas.

Para além das notícias veiculadas nos jornais, com a relação do número de visitantes computadas muitas vezes diariamente, e o destaque daqueles espectadores de maior relevância apontados pelos jornais. Victor Meirelles nos apresenta uma feição do seu trabalho de divulgação do panorama que beira a concepção de publicidade. Essa ação apresenta percepção com relação a questão da publicidade que a aproxima do pensamento contemporâneo, o objetivo de ambas é semelhante - incentivar o publico a comparecer a exposição do Panorama da cidade. Por essa ótica, podemos destacar duas ações pontuais em relação a esta mostra: a primeira é claramente um anúncio repetido várias vezes incitando o publico a comparecer a exibição; a segunda é uma reprodução nos jornais de numerosos comentários elogiosos acerca do meio deixados pelos espectadores. Essa ação de Meirelles com respeito a este trabalho específico traz uma feição nova no diálogo entre a produção de arte e os meios de sua divulgação e informação. Pois seus ‘anúncios’ são dirigidos para determinado tipo de público que deve ter ser motivado a comparecer ao evento.

Nesse sentido o artista antecipa alguns procedimentos da contemporaneidade pelo modo com a qual veicula sua produção.

Palavras-chave: Panorama; Imprensa; Victor Meirelles.