A ARQUITETURA ECLÉTICA NA PRAÇA DA ESTAÇÃO: A ARTE BRASILEIRA E A CONSOLIDAÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO FINAL DO SÉCULO XIX

Carlos Eduardo Ribeiro Silveira (UFJF)

Resumo: Este trabalho objetiva estabelecer relações entre o patrimônio arquitetônico edificado e seu rico potencial como ente portador de informações artísticas e históricas, percebendo as arquiteturas como locais onde, por excelência, manifestam-se traços reveladores das mais variadas formas de manifestações artísticas dos ‘estilos’ usados como referência projetual e das relações do antigo com o novo. Constatamos que através das edificações convivem e se fundem modelos estéticos e espaciais, percepções, diferentes culturas e narrativas, com destaque para a memória social.

Como fundamentação teórico-metodológica, lançamos mão do estudo de caso da Praça João Penido, na cidade de Juiz de Fora, MG, já que esta guarda exemplos de bens arquitetônicos tombados pertencentes ao período eclético, de grande representatividade no processo de desenvolvimento econômico, social e urbano da cidade e, especificamente, na consolidação da imagem de Juiz de Fora como ‘cidade moderna’, criada ao ‘gosto francês’. É no final do século XIX e início do XX que esta Praça se firma como importante cenário aglutinador do sistema de transportes, fato que foi determinante não apenas para a Praça, como também para seu entorno imediato. Num segundo momento de ocupação do Largo, podemos observar o predomínio das edificações erigidas segundo o estilo eclético (já amplamente difundido na cidade do Rio de Janeiro àquela época), apontando para a presença de elevado apuro plástico e consolidação econômica. Procuramos, ainda, relacionar os elementos estilísticos advindos do ecletismo (pelo viés arquitetônico) com os aspectos formais e funcionais próprios da arquitetura e que estão presentes neste mecanismo de formação da cidade. Para essa pesquisa, trabalharemos com a investigação in loco, análise de documentos, bibliografia relacionada e relatórios dos órgãos competentes ligados aos campos da arquitetura, artes, estética, patrimônio, história e sociologia. Desta forma, visamos lançar olhares sobre o patrimônio arquitetônico eclético deste cenário específico da cidade, buscando elencar os traços que o conformam, a fim de explorar esse segmento de estudos sobre a arte brasileira, no período referido, entendendo desde as técnicas construtivas, materiais e mão-de-obra empregados, plantas e espacialidade aos elementos decorativos empregados.

Palavras-chave: Arquitetura eclética brasileira; Arte, estilo e estética do final do séc. XIX; História da arquitetura e urbanismo.