SÃO PAULO: MEIO ARTÍSTICO E AS EXPOSIÇÕES (1895-1929)

Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo)

Resumo: São Paulo: meio artístico e as exposições (1895-1929) versa especialmente sobre parcela modelar das atividades artísticas ocorridas na cidade de São Paulo entre 1895 e 1929 e examina as relações entre o espaço cultural na cidade e como membros de determinados grupos quiseram representá-la entre o fim do século XIX e os anos 1920. Selecionaram-se as duas datas porque é principalmente a partir de 1895 que artistas estrangeiros e de outras cidades expõem em maior número e com maior freqüência na Capital Bandeirante e, 1929, porquanto várias mudanças políticas e econômicas trarão outra realidade, até no plano cultural, para a década seguinte.

Dessa maneira, levanta os possíveis equipamentos a servir de urdidura a compor determinada trama cultural, ou seja, quais as relações entre fluxos (movimentos e membros atuantes) e fixos (edifícios, ruas) na Paulicéia no recorte de estudo: os locais em que eram realizadas as exposições artísticas, como e onde foram esses eventos, quais as singularidades e que equipamentos surgiram na cidade para propiciar e ampliar tais iniciativas: as primeiras exposições na cidade, os espaços diversificados para exposições, as exposições coletivas; os recém-implantados Museu Paulista (1895) e Pinacoteca do Estado de São Paulo (1905), surgida a partir da transferência de 26 pinturas do museu/monumento do Ipiranga; o aparecimento, ainda que de maneira acanhada e irregular, de galerias e de um mercado de arte; os novos comportamentos oriundos de uma nova forma de viver e de novos entretenimentos como as próprias exposições, em um intricado universo de iniciativas, eventos, instituições, espaços e atores sociais, engendrando a difusão de vieses distintos sobre o ideário de cidade metropolitana moderna, cenário este alicerçado em relações múltiplas. Busca-se assim debater questões do espaço cultural urbano, as transferências dos equipamentos em tal período, um novo modo de viver, o papel das distintas classes sociais e de várias das instituições nascentes na veiculação de valores renovadores.

Palavras-chave: São Paulo (cidade) 1895-1929 ; Exposições artísticas; Artes visuais.